Publicado em: 15 de outubro de 2015 13h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min
A manhã de quinta-feira (15) foi marcada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim pela primeira defesa de dissertação de Mestrado. A estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Simone Maria Golunski, apresentou o trabalho intitulado “A Avaliação da Atividade de Peroxidases e Lipases em Diferentes Sistemas Reacionais”.
Simone é graduada em Química – Licenciatura, mestra e doutora em Engenharia de Alimentos, e, segundo ela, o Mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental se apresentou como uma possibilidade de complementação na sua formação, uma vez que o mercado de trabalho na área química tem se voltado para a área ambiental. Em sua pesquisa, que seguiu a linha Sustentabilidade dos Agroecossistemas, Simone trabalhou com duas enzimas, Peroxidaze, que é extraída do farelo de soja e do farelo de arroz e Lipase, que é produzida através de torta de canola, avaliando o comportamento de ambas em tratamentos de ultrassom e micro-ondas e potencializando suas atividades para serem usadas posteriormente, tanto em tratamento de fluentes como na degradação de micotoxinas.
A banca foi composta pelas orientadoras Helen Treichel e Gean Delise Leal Pasquali Vargas e pelos professores Clarissa Dalla Rosa (UFFS) e Rogério Marcos Dallago (URI). “A Simone desenvolveu um excelente trabalho na área das Ciências Ambientais, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia promissora e de potencial aplicação, considerando a sustentabilidade dos agroecossistemas, uma das linhas de pesquisa do PPGCTA”, destacou Helen.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) foi o primeiro instalado no Campus Erechim. Lançado em novembro de 2013, possui duas turmas em andamento e está com processo seletivo aberto para ingresso no primeiro semestre de 2016. “O PPGCTA encontra-se em uma excelente fase, início de defesas e consequentemente início da divulgação dos resultados de nossas pesquisas a toda a comunidade. Entendo que a partir de agora a tendência é a consolidação e o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido. A comunidade regional precisava de cursos de Mestrado públicos, gratuitos e de qualidade, e a UFFS já está apresentando essas oportunidades”, ressaltou Helen, que foi a primeira coordenadora do Programa e atualmente é a coordenadora acadêmica do Campus Erechim.
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 23 de outubro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação