UFFS - Campus Erechim: iniciam aulas no campus definitivo

Publicado em: 23 de fevereiro de 2015 13h02min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

O espaço, até então silencioso, ganhou o barulho animado dos recém-chegados. Os prédios que permaneciam com corredores quase vazios, ganharam vida com o movimento de estudantes e servidores. Iniciaram nesta segunda-feira (23) - com muitas novidades - as aulas nas instalações próprias e definitivas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O novo campus está localizado no quilômetro 72 da rodovia ERS 135.

São estimados cerca de 400 novos estudantes, em oito cursos de graduação, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2015: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Pedagogia. Os estudantes aprovados para o curso de Engenharia Ambiental ingressam na Universidade no segundo semestre do ano.

Além dos calouros, outros 1.300 alunos de cursos de graduação e do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental retomaram as atividades, agora em novos espaços. Devido ao ingresso na Universidade ocorrer pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), mesmo com o início das aulas, as matrículas de novos estudantes continuam. É importante destacar que essas matrículas devem ser realizadas no Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde, por enquanto, a UFFS – Campus Erechim manterá algumas atividades.

Recepção

Para receber os estudantes, uma programação especial, com atividades culturais e de socialização de informações da Instituição foi programada. Para os estudantes do período diurno, a recepção aos calouros aconteceu às 13h30, com a presença do reitor da UFFS, Jaime Giolo, do diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, do coordenador Acadêmico, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, do coordenador Administrativo, Ricardo da Conceição, e do representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Maikon Bueno. À noite, a mesma atividade acontece às 19h30, no auditório do Bloco A.

Tanto o reitor, como o diretor do Campus Erechim, destacaram a relevância da mudança para o campus definitivo, tendo em vista a qualidade da estrutura disponível. “No entanto, nosso campus permanece em construção, e queremos que vocês nos ajudem a construí-lo”, falou aos calouros Giolo.

A estrutura que a comunidade acadêmica e regional irá encontrar no novo campus, nesse primeiro momento, está constituída pelo Bloco A (onde estão localizadas salas de aula, salas de setores administrativos, biblioteca, cantina e auditório); Bloco Acadêmico/Docente (onde ficam as salas dos professores, secretarias dos cursos de graduação e pós-graduação, miniauditório e sala de videoconferência); 31 laboratórios e Restaurante Universitário (RU). Além disso, o Bloco B está em processo de edificação e obras de infraestrutura permanecem em andamento, como, por exemplo, as de pavimentação.

Em termos de recursos humanos, são cerca de 80 servidores técnico-administrativos, 120 professores e aproximadamente 50 funcionários de empresas terceirizadas atuando na Instituição.

Transporte urbano opera em novos horários

Com o início das aulas no campus definitivo, novas linhas e horários de transporte urbano estão em operação, saindo do Centro de Erechim com destino ao campus definitivo da UFFS. O quadro completo de linhas e horários está disponível no site da Universidade (www.uffs.edu.br) e na página da empresa que presta o serviço de transporte coletivo urbano em Erechim (www.urbanoerechim.com.br).