Ambulatório do Índio recebe equipamento médico para treinamento de profissionais
Aparelho para ultrasson será utilizado na atenção primária à saúde.

Publicado em: 30 de junho de 2022 15h06min / Atualizado em: 30 de junho de 2022 20h06min

Na tarde dessa quarta-feira (29), ocorreu ato de cedência de equipamento médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, para utilização pela equipe do Ambulatório do Índio Padre Elli Benincá, situado na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo.

No ato, a SESAI foi representada pela responsável técnica, Carine Freitas Marcon, e a UFFS, pelo diretor do Campus Passo Fundo, Julio Cesar Stobbe, e pelo coordenador Acadêmico, Leandro Tuzzin. Num primeiro momento, o equipamento cedido será utilizado para que os profissionais de saúde envolvidos no atendimento do Ambulatório possam aprender o seu funcionamento e, a partir disso, elaborar com a equipe técnica uma proposta de qualificação profissional a ser apresentada à SESAI - Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul.

Aparelho de ultrasson será utilizado para treinamento de profissionais ligados à SESAI

O equipamento que fica agora à disposição no Ambulatório do Índio é uma maleta composta por dois modelos de aparelhos com aplicabilidades para ultrasson abdominal. Conforme o diretor da UFFS – Campus Passo Fundo, Julio Cesar Stobbe, o aparelho recebido é portátil, portanto tem uma amplitude de utilização muito grande para os médicos que atuam na atenção primária e para aqueles que atendem nos consultórios de atendimento à saúde indígena. ''A ação faz parte de um convênio que temos com a SESAI, em que a UFFS se compromete em trabalhar com a formação dos profissionais que atuam na rede da SESAI, para que esses profissionais possam utilizar esses equipamentos de forma adequada”, afirmou o diretor.

De acordo com Stobbe, o equipamento pode ser utilizado tanto na atenção primária de saúde, como no pré-natal, na detecção de doenças vasculares periféricas, no diagnóstico do derrame pleural, enfim, ele tem uma série de utilidades principalmente pela mobilidade e fácil manuseio, desde que seja feito o treinamento adequado. É esse treinamento que a UFFS vai propiciar aos profissionais ligados à SESAI”.

O Ambulatório do Índio Padre Elli Benincá é uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e o Hospital São Vicente de Paulo. O serviço é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o atendimento é realizado por meio de agendamento (segunda-feira - manhã e tarde, terça-feira – tarde, quinta-feira - tarde e sexta-feira – tarde).
Endereço: UFFS – Campus Passo Fundo, rua Teixeira Soares, 625.
Informações: (54) 2103-4170