Câmara de Vereadores presta homenagem aos dez anos do Campus Passo Fundo
Evento ocorreu na terça-feira (24), com presença autoridades, de dirigentes de entidades hospitalares e de saúde e convidados.

Publicado em: 25 de maio de 2022 16h05min / Atualizado em: 27 de maio de 2022 15h05min

Ocorreu na terça-feira (24), com início às 18h, Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Passo Fundo em homenagem aos dez anos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo. Compareceram autoridades, integrantes da comunidade acadêmica, dirigentes de entidades hospitalares e de saúde e convidados. Representou a Reitoria da UFFS o vice-reitor, Gismael Francisco Perin.

A iniciativa foi do vereador Neri Gomes, que, em sua fala, justificou a homenagem ressaltando a importância que o Campus Passo Fundo da UFFS tomou no cenário educacional e de prestação de serviços médicos nesses anos de existência. Em seguida, o diretor da UFFS – Campus Passo Fundo, Julio Cesar Stobbe, fez um agradecimento a todos que colaboraram nesses dez anos na construção do Campus Passo Fundo. Mencionou o esforço dos envolvidos em alcançar a qualidade necessária para fazer da Universidade uma referência no ensino em Medicina e agradeceu os diversos parceiros que colaboram nas diversas fases de formação dos estudantes.

Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Passo Fundo foi iniciativa do vereador Neri Gomes

A homenagem marca os dez anos da autorização do MEC para expansão das vagas e criação de novos cursos de Medicina nas Universidades Federais, através da Portaria n°109 de 05 de junho de 2012. Logo após da autorização, iniciaram as movimentações em Passo Fundo para a organização do curso de Medicina e para a criação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul. A organização ficou a cargo da Comissão de Implantação do Campus.

Essa Comissão era composta por representantes da comunidade regional e por servidores da UFFS. Posteriormente, os integrantes dessa Comissão se tornaram os primeiros membros do Conselho Comunitário do Campus Passo Fundo. Com o ato autorizativo de funcionamento do curso de medicina do dia 23 de julho de 2013, por meio da Portaria do MEC n° 323, foi possível então iniciar as atividades acadêmicas no dia 16 de setembro de 2013.

Atualmente, a UFFS – Campus Passo Fundo oferta o curso de graduação integral de Medicina, com 368 estudantes matriculados. Na pós-graduação, oferece 26 programas de residência médica com 267 estudantes matriculados, e um Programa de Residência Multiprofissional, com dez estudantes matriculados.