Campus Passo Fundo abrigou treinamento de evacuação de Unidades UTI
Atividades tiveram parceria de unidades hospitalares da cidade e Corpo de Bombeiros.

Publicado em: 17 de novembro de 2022 15h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2022 16h11min

Durante a manhã de sábado (12), a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo abrigou as atividades de treinamento específico para situações de evacuação em unidades de terapia intensiva (UTIs). O simulado foi uma iniciativa do 7º Batalhão de Bombeiro Militar e constituiu uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), UFFS, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas, de Passo Fundo.

Conforme os profissionais do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, o principal objetivo das atividades de simulação foi capacitar os profissionais de saúde nas situações de possível sinistro, bem como possibilitar o conhecimento das necessidades operacionais e aperfeiçoamento para atendimento de ocorrências de grande complexidade, como é o caso de incêndio em ambiente hospitalar nas UTIs.

Participaram do treinamento, aproximadamente, 100 pessoas, entre trabalhadores de saúde das entidades envolvidas e voluntários, além de estudantes dos cursos de Medicina da UFFS, IMED e UPF, com participação de viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme o coordenador administrativo da UFFS – Campus Passo Fundo, Bertil Levi Hammarstrom, “foram utilizados equipamentos e espaços físicos da Universidade, como leitos do Laboratório de Habilidades. A ideia foi de criar uma ambientação de situação de princípio de incêndio, para treinar as equipes utilizando os protocolos apropriados e definindo que prioridades devem ser seguidas nestas situações”.