Campus Passo Fundo promoveu programação da I Mostra da Produção Acadêmica
Foram apresentados 65 resumos simples, avaliados por 22 docentes.

Publicado em: 22 de novembro de 2022 14h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2022 17h11min

No dia 18 de novembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo implementou a programação da I Mostra de Produção Acadêmica. O evento ocorreu presencialmente em duas sessões, a partir das 16h30.

A I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo (I Mostra UFFS – PF) é um evento satélite do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (XI SEPE), de caráter científico e constituído por exposições de trabalhos realizados pela comunidade acadêmica da Universidade, oriundos de quatro eixos: pesquisa, extensão, cultura e ensino.

Ao todo, 65 resumos simples foram aceitos para publicação e apresentados sessões avaliadas por 22 docentes do Campus Passo Fundo responsáveis pela composição das bancas de avaliação. Foram aceitos resumos elaborados por acadêmicos do curso de Medicina e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFFS – Passo Fundo que contavam com a orientação de um docente ou de um profissional da área.

Conforme a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura do Campus Passo Fundo, Regina Inês Kunz, “em se tratando das temáticas apresentadas, os resumos trouxeram relatos de experiência, fruto da participação acadêmica em atividades curriculares, de ligas de ensino e monitorias e também resultados obtidos em projetos e programas de extensão e cultura. Ainda, a maior parte dos resumos pertenceu ao eixo da pesquisa, apresentando resultados de atividades como bolsista ou voluntário de iniciação científica, bem como temas e resultados dos trabalhos de curso desenvolvidos pelos alunos”.

De acordo com a comissão organizadora do evento, considerando o êxito alcançado pela I Mostra da Produção Acadêmica da UFFS – Campus Passo Fundo, outras edições deverão acontecer, em conjunto com a Coordenação Acadêmica.

Trabalhos mais bem avaliados:

- A INSTIGANTE E DESAFIADORA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UM CURSO DE  INGLÊS MÉDICO SOB A ÓTICA DE UMA ESTUDANTE DE MEDICINA.
- ASPECTOS CLÍNICOS, MANEJO E PREVENÇÃO DA SÍFILIS EM GESTANTES INDÍGENAS.
- CARACTERÍSTICAS DO SUICÍDIO ENTRE INDÍGENAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE 2010 A 2019.
- DISLIPIDEMIA EM PROFESSORES: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO.
- ESCALA DE GLASGOW E SUA RELAÇÃO COM DESFECHO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFÊNCIA DO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL.
- HÁBITOS DE VIDA E PROGNÓSTICO DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE NA PANDEMIA DA COVID-19 EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE DE PASSO FUNDO/RS.
- MONITORIA EM FARMACOLOGIA CLÍNICA: ABORDAGENS INTEGRATIVAS COM ENFOQUE EM APLICABILIDADE PRÁTICA NO CURSO DE MEDICINA.
- “O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS”: UMA CONTRIBUIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA REFERENTE AO CONSUMO DE ÁLCOOL.
- POLIFARMÁCIA EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
- PREVALÊNCIA DE DIABETES EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS.
- PREVALÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS MÉDICOS AUTORREFERIDOS DE TRANSTORNOS MENTAIS EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
- PREVALÊNCIA DE TOSSE, CANSAÇO E DISPNEIA EM PACIENTES INTERNADOS POR SARS-COV-2.
- PREVALÊNCIA DO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM MULHERES ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).
- PROMOÇÃO DE AÇÕES VIRTUAIS PARA APRENDIZAGEM E M DIVERSAS ÁREAS CULTURAIS.
- SAÚDE INDÍGENA: ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO EM MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE.
- SAÚDE MENTAL E AS MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO NORTE GAÚCHO.
- SITUS INVERSUS TOTALIS E A SÍNDROME DE KARTAGENER: RELATO DE CASO.
- TAXA DE INCIDÊNCIA DE NASCIDOS VIVOS COM SÍNDROME DE DOWN EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS MATERNAS, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ENTRE OS ANOS DE 2011 E 2020.
- VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM IDOSOS: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA E DA RELAÇÃO COM O ÓBITO POR SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE.