Educação de alunos com deficiência é tema de capacitação no Campus Passo Fundo
Um setor de acessibilidade será criado no Campus e visa auxiliar os docentes no planejamento pedagógico e desenvolvimento dos materiais a ser utilizado em aulas

Publicado em: 02 de agosto de 2017 16h08min / Atualizado em: 03 de agosto de 2017 11h08min

Nesta quarta-feira (02), realizou-se um evento de capacitação, que reuniu representantes de servidores docentes e técnico-administrativos, com o tema Educação de alunos com deficiência. A partir deste ano, o Campus receberá alunos através da Política de Acesso e Permanência da Pessoa com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

Visao geral da reunião mostrando todos os presentes

A atividade teve como objetivo orientar os servidores da UFFS – Campus Passo Fundo nas questões específicas relacionadas às diversas formas de deficiência, visando preparar os servidores para o atendimento aos alunos. Outro objetivo foi o de entender a legislação acerca do tema e levantamento dos casos incidentes no Campus. Também foi uma oportunidade em que os docentes do Campus puderam esclarecer dúvidas sobre o assunto e discutir estratégias e ações pedagógicas.

Além disso, foi apresentado o Setor de Acessibilidade do Campus, suas principais atribuições e os processos que ainda estão em construção, como a constituição do SAC, realização de entrevista com os acadêmicos e formação de servidores.

Para o diretor do Campus, Vanderlei Farias, “Nossa perspectiva é de uma educação inclusiva cujo foco não é a deficiência do aluno e sim a organização dos espaços, ambientes e dos recursos que devem ser acessíveis à especificidade de cada aluno, investindo em estratégias pedagógicas e no desenvolvimento de capacitações para que criem as condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência”.

Fotos dos presentes na reuniao

A implantação do Setor de Acessibilidade visa balizar as ações do Campus daqui em diante, levando em consideração o respeito às diferenças e à ampliação de oportunidades de permanência de acadêmicos e servidores na Instituição. O Setor será composto por uma equipe multidisciplinar que auxiliará os docentes no planejamento pedagógico e desenvolvimento dos materiais a serem utilizados em aulas, além de orientar e prestar os serviços necessários, como disponibilização de equipamentos de tecnologia assistiva e mobiliários especiais.

Para Jorge Luiz, "o setor é fruto do esforço para que todos tenham acesso à Educação Superior com a melhor qualidade possível, independentemente das suas especificidades. O grupo que está à frente do setor pretende proporcionar qualificação na área de acessibilidade para toda comunidade acadêmica, mas com foco nas estratégias pedagógicas e quebra das barreiras atitudinais".

A capacitação de hoje ocorre dentro de uma programação de atividades que o Campus tem feito para se inteirar a respeito da educação de alunos com deficiência. Na última segunda-feira (31) uma oficina sobre esse tema foi realizada em parceria com o setor de apoio pedagógico da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Aqui tem uma foto da mesa de reunião e os integrantes na UPF

Para Marina Baccari, Pedagoga e integrante do Setor de Acessibilidade, “é de suma importância estabelecermos interlocuções com outras instituições de ensino, visando conhecer outras realidades e experiências que estão sendo realizadas no âmbito da educação inclusiva. Desse modo, a reunião com Setor de Apoio Pedagógico da UPF fomentou ainda mais o debate sobre o tema em pauta e, certamente contribuirá com o planejamento das ações que serão propostas pelo Setor de Acessibilidade do Campus Passo Fundo.