Servidores recebem capacitação para uso de sistema de gestão de atividades acadêmicas
Sistema propicia integração com outros sistema da Instituição

Publicado em: 15 de fevereiro de 2023 14h02min / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2023 15h02min

Durante os dias 13 e 14, servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo participaram da primeira etapa de capacitação destinada à operação e utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Durante os dois dias, servidores ligados à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) estiveram repassando informações às equipes mais ligadas à operação do sistema de graduação.

Conforme os servidores que proporcionaram a visita de instrumentalização, o Campus Passo Fundo foi escolhido para receber essa primeira visita por ter o menor número de usuários (alunos, docentes e técnicos) e por ter o menor número de cursos. “É um sistema voltado à graduação e que vai facilitar a integração com outros sistemas já implantados da UFFS, como SIPAC e SIGRH.”

Sobre o SIGAA

Assim como o SIPAC, o SIGAA também disponibiliza portais específicos para a Reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação, tanto institucional quanto do docente. O sistema acadêmico é uma plataforma de interação para toda a comunidade acadêmica, considerado um marco na integração tecnológica para estudantes, servidores docentes e servidores técnicos.

O SIGAA permite a criação de “turmas virtuais”, nas quais docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.