Perfil do Egresso
Perfil do Egresso: De acordo com a vocação e os compromissos da UFFS, as resoluções e documentos pertinentes em vigência e a flexibilização destas orientações à luz das pesquisas, experiências e expectativas dos docentes e licenciandos em Química da UFFS e de outras IES, os elementos que compõem o perfil do professor de Química, serão: Com relação à compreensão da Química: - Compreender os conceitos, leis e princípios da Química. - Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade. - Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais. - Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político. Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão: - Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica. - Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol). - Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.). - Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos. - Demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e os resultados de pesquisa, na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, "posters", internet, etc.) em idioma pátrio. Com relação ao ensino de Química (Ensino Médio): - Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem. - Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade. - Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático. - Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química. - Possuir conhecimento dos procedimentos e das normas de segurança no trabalho. - Conhecer teorias psicológicas-pedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional. - Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química. - Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química. - Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem. Com relação ao ensino de Ciências Naturais (Ensino Fundamental): - Formar Professores de Ciências com visão integradora das Ciências da Natureza. - Contribuir para a superação do déficit de professores licenciados na área de Ciências Naturais; - Formar professores reflexivos pesquisadores com espírito científico, crítico, criativo e ético; - Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para pesquisa e ensino das Ciências Naturais; - Propiciar ao licenciando a compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, para que ele atue profissionalmente através da educação; - Desenvolver a capacidade de leitura da realidade para produzir e disseminar conhecimentos na área de Ciências Naturais no exercício da cidadania; - Promover ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão numa relação de reciprocidade com a sociedade; - Promover práticas pedagógicas que articulem os conhecimentos construídos pelas ciências com questões emergentes nos contextos da educação básica; - Incentivar o desenvolvimento de projetos acadêmicos, trabalhos de pesquisa e investigação científica em diferentes contextos práticos de ensino e aprendizagem e de produção dos conhecimentos científicos; - Desenvolver procedimentos metodológicos adequados à utilização de recursos didático-pedagógicos, tais como atividades experimentais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), entre outros, a partir de uma visão contextualizada de ciência; - Suscitar no licenciando a compreensão da educação permanente como pressuposto da formação profissional; - Promover no licenciando a apropriação dos direitos e das responsabilidades profissionais. - Contribuir com uma formação profissional que garanta atuação autônoma em diferentes contextos. Com relação à profissão: - Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo. - Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade. - Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino. - Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério. - Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros. - Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química. - Assumir conscientemente as tarefas educativas, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania. - Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator. Com Relação às Áreas de Atuação O licenciado em Química está apto a atuar como docente na Educação Básica (nível médio e fundamental), como pesquisador e em indústrias dos mais diversos segmentos como: farmacêutico, alimentar, cosméticos, agricultura e metalurgia. Além das suas atribuições, também pode exercer as seguintes atividades, de acordo com a RN nº 36 de 25/04/1974 do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química 9º Região: - Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas. - Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas. - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas. - Exercício do magistério, respeitada a legislação específica. - Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas. - Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos. - Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Fonte: PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Química - Licenciatura