IV Congresso Internacional de Memória e Formação Docente

Quando: De 17/novembro/2021, 14h00min até 19/novembro/2021, 22h30min

Local: Evento on-line.

Público: Licenciandos, professores da Educação Básica, alunos da pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e demais interessados.

Objetivo: Promover o debate e a divulgação de pesquisa sobre a história das escolas (rurais, urbanas e especiais/inclusivas) e a formação de professores, inicial e continuada especialmente na Região Sudoeste do Paraná a partir de suas memórias e das epistemologias de suas práticas pedagógicas. Debater sobre as instituições escolares e os desafios enfrentados no Brasil e na região de atuação, divulgar o registro parcial das fontes primárias e secundárias sobre a educação da região, envolver docentes da Educação Básica no debate sobre Direitos Humanos e Diversidade na sua formação, trazer os licenciados para o debate sobre o papel dos Direitos Humanos e Diversidade na sua formação inicial (seus limites, potencialidades e desafios), debater sobre o papel da memória na formação de professores, socializar experiências com outras pesquisas sobre a temática Direitos Humano e Diversidade na formação de professores no Brasil e outros países da América Latina, bem como a região de fronteira do Mercosul, apresentar por meio de exposição parte do trabalho desenvolvido pelo TRIPEC, buscar apoio e parceria para instalação do Centro de Memórias sobre a formação de professores do Sudoeste do Paraná, publicizar experiências e trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento sobre a formação continuada de professores e áreas afins.

Realização: Grupo de Pesquisa TRIPEC

Programação:

17/11/2021 - Quarta-feira
Tarde
14h - Colóquio: Gestão democrática e Lançamento de Livro “Práticas de gestão escolar e seus indicadores democráticos”
Prof. Dr. Almir Paulo dos Santos - UFFS Campus Erechim;
Prof. Dr. Gilson Luís Voloski - UFFS Campus Realeza;
Prof. Dr. Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia - UFFS Campus Realeza.
19h - Apresentação cultural Grupo Teatral La Broma
19h - Abertura oficial do evento
19h30 - Palestra "Formação de Professores no Brasil"
Profa. Dra. Bernadete Gatti - USP

18/11/2021 - Quinta-feira
9h às 11h - Minicurso "Questões étnico-raciais na Educação Básica"
Ministrante Profª Dra. Ione da Silva Jovino - UEPG
Tarde
14h - Palestra "Memória e Formação"
Prof. Dr. Markus Rieger-Ladich – Eberhard Karls Tübingen Universität - Alemanha
Mediadora: Profa. Dra. Mariane Inês Ohlweiler
16h30 às 18h30 - Comunicações orais
Noite
19h30 – Palestra "Centenário de Paulo Freire"
Prof. Dr. Manoel Messias - UFG
19h30 - Mesa redonda "A educação estética e a alteridade no espaço-tempo da formação de professores"
Prof. Pablo Renné Estevez - Cuba
Profa. Dra Vanise Gomes - UFPel
20h45 às 22h - Comunicações orais

19/11/2021 - Sexta-feira
9h às 11h - Minicurso "Temas contemporâneos para atuar na Educação Básica"
Ministrante Profª Sônia Maria dos Santos Marques - UNIOESTE Campus Francisco Beltrão
Tarde
14h - Mesa redonda "Democratização da Educação"
Profa. Dra. Maria Inalva Galter - Unioeste
Profa. Dra. Silvia Eliane de Oliveira Basso - IFPR
Prof. Dr. Gilson Luís Voloski - UFFS
Mediador: Prof. Ms. Helton Adriano de Souza
16h30 às 18h30 - Comunicações orais
Noite
19h30 - Mesa redonda "Relação teoria e prática na formação de professores"
Profa. Dra. Aparecida Maria de Almeida Barros (UFG - UFCat)
Prof. Dr. Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia - UFFS
20h45 às 22h - Comunicações orais
22h30 - Encerramento do Evento

Da inscrição
Poderão participar do IV CIMFor docentes e discentes, regularmente vinculados à educação básica e/ou à instituição de ensino superior, no nível da graduação ou pós-graduação.
- Com submissão de trabalho: até 6 de novembro. As inscrições poderão ser realizadas através do link:
https://forms.gle/RKdqNEKC5ApnMBYJ9 (Inscrição para participante, com submissão de trabalho).

- Sem submissão de trabalho: até 16 de novembro através do link:
https://forms.gle/LMWmJm3nvbvRJYqP9 (Inscrição para ouvinte, sem submissão de trabalho)
Também serão aceitas inscrições nos dias do evento.

Coordenador do Evento: Mariane Inês Ohlweiler

E-mail: cimfor@cimfor.com.br