VI Instituto de Estudos Linguísticos (IEL): Estudos linguísticos, literários e de línguas: formação de professores e pesquisadores

Instituto de Estudos Linguísticos (IEL): ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E DE LÍNGUAS: formação de professores e pesquisadores

Quando: De 20/novembro/2023, 13h30min até 23/novembro/2023, 11h00min

Local: Auditórios dos Blocos A, B, C e de Professores, além dos Laboratórios do curso de Letras e do PPGEL do Campus Chapecó.

Público: Professores, pesquisadores, alunos e comunidade em geral que se interesse pelas temáticas desenvolvidas no evento.

Realização: Curso de Letras Português/Espanhol e Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Campus Chapecó). Professores responsáveis pela organização: Angela Derlise Stübe, Cristiane Horst, Diego Gomes do Valle, Marcelo Jacó Krug.

Programação:

20 de novembro
Vespertino - 13h30 às 17h
Simpósios temáticos para a realização de comunicações
Auditório Bloco C - Simpósio 1: Práticas discursivas e subjetividades;
Auditório Bloco dos Professores - Simpósio 2: Diversidade e mudança linguística;
Auditório Bloco A - Simpósio 3: Língua e cognição: representação e processamento da linguagem e
Auditório Bloco B - Simpósio 4: Práticas de leitura, mediação e formação de leitores.

Auditório - Bloco C
Mesa redonda de abertura - Estudos linguísticos e de línguas
Integrantes da mesa:
Prof. Dr. Benjamin Meisnitzer - Universität Leipzig - Alemanha
Prof. Dr. David Paul Gerards - Johannes Gutenberg Universität Mainz - Alemanha
Prof. Assistente Dr. Lukas Fiedler - Universität Leipzig - Alemanha
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Jacó Krug - UFFS - Campus Chapecó

21 de novembro
Matutino - a partir das 8h30
Café com Linguística, Literatura e Línguas (local a definir)

Vespertino - 13h30 às 17h
Simpósios temáticos para realização de comunicações 4 simpósios temáticos para a realização de comunicações
Auditório Bloco C - Simpósio 1: Práticas discursivas e subjetividades;

Noturno - 19h30 às 22h
Mesa redonda de encerramento - Literatura, história e línguas: desafios e (im)possibilidades
Integrantes da mesa:
Mediador: Prof. Dr. Diego Gomes do Valle - UFFS - Campus Chapecó
Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaqui - UPF/RS
Prof. Dr. Joachim Steffen - Universität Augsburg - Alemanha

22 de novembro
Matutino - 8h às 11h
Seminário temático de Língua e História Migração e sujeito no/do discurso: entre o acolhimento e a governamentalidade - ministrado pela Profa. Dra. Marluza Terezinha da Rosa, da UFSM - Frederico Westfalen/RS.
Mediadora: Profa. Dra. Angela Derlise Stübe - UFFS - Campus Chapecó.
Auditório Bloco B - Matutino

Seminário temático de Língua e Sociedade ministrado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen da UNEMAT - SINOP/MT
Mediadora: Profa. Dra. Cristiane Horst - UFFS - Campus Chapecó

Vespertino - 13h30 às 17h
Continuação dos dois seminários temáticos.

Auditório Bloco dos Professores
Minicurso: “Ensino em contexto de (i)migração”
Prof. Dr. Benjamin Meisnitzer - Universität Leipzig - Alemanha
Mediadora: Profa. Dra. Cristiane Horst - UFFS - Campus Chapecó

23 de novembro
Matutino - 8h às 11h
Finalização dos DOIS seminários temáticos Língua e Sociedade & Língua e História.

Inscrições
Ouvintes: Não haverá formulário de inscrição para ouvintes. A inscrição será efetuada por meio do preenchimento de lista de presença em cada atividade da programação do evento.
Inscrições em seminário temático e minicurso: A inscrição será efetuada por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site do evento.

Inscrições de trabalho para apresentação em simpósio: A inscrição será efetuada por meio do preenchimento do formulário de inscrição e do envio do resumo para o e-mail da coordenação do simpósio pretendido (formulário disponível no site do evento).

E-mail: ielppgeluffs@gmail.com