IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais: Na Era da DESinformação: De Onde Surgem as Resistências?

Semana Acadêmica de Ciências Sociais: Na Era da DESinformação: De Onde Surgem as Resistências?

Quando: De 20/agosto/2024, 19h00min até 23/agosto/2024, 22h00min

Local: Campus Laranjeiras do Sul, Auditório Bloco A, Auditório Bloco Docentes/Administrativo, Sala 206 Bloco e Auditório Bloco A

Público: Estudantes e docentes de Ciências Sociais. Comunidade acadêmica em geral: Alunos e professores de outros cursos da UFFS e de outras universidades que possam ter interesse nas palestras e atividades culturais. Pesquisadores e acadêmicos. Profissionais de áreas afins: Jornalistas, educadores, ativistas, e membros de organizações de direitos humanos que estão interessados em temas como resistência política, desinformação, e violência. Comunidade Regional: Pessoas da comunidade local que têm interesse em temas históricos, políticos e sociais, ou que se interessam por eventos culturais e acadêmicos. Estudantes de ensino médio: Especialmente aqueles que consideram ingressar em cursos de Ciências Sociais ou têm interesse nos temas abordados.

Realização: Cursos de Ciências Sociais - Campus Laranjeiras do Sul

Programação:

Dia 20/08 - Vida e Obra: Vozes da Resistência, 60 Anos do Golpe
Aluízio Ferreira Palmar
• Jornalista, 81 anos, ex-preso político
• Fundador do MR8
• Medalha Chico Mendes de Resistência
• Fundador do Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu
• Membro do Comitê Estadual Memória, Verdade e Justiça
• Editor do site Documentos Revelados

Carla Luciana Silva
• Professora Associada da UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon
• Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em História pela PUC-RS
• Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e pela UFF
• Autora dos livros: O Indispensável Partido Neoliberal (Edunioeste, Cascavel, 2009), Onda Vermelha: Imaginários Anticomunistas (Edipucrs, Porto Alegre, 2001) e A Revolução da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) (Uberlândia, Navegando, 2021)

Dia 20/08
Horário: 19h
Local: Auditório do bloco A – Campus UFFS LS
Evento com certificação.

Dia 21/08 – Desinformação, Mídia, Violência e Fascistização.
Ariadne Lima Natal
• Pesquisadora de Pós-Doutorado do Peace Research Institute Frankfurt (PRIF) e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)
• Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (NEV-USP)
• Pesquisa os seguintes temas: segurança pública, violência policial, ouvidorias de polícia, legitimidade da polícia, medo do crime, segurança em campus universitário e linchamentos.

Mariano Luiz Sánchez
• Professor e coordenador dos Cursos de Ciências Sociais da UFFS Campus LS
• Doutor em História pela UNIOESTE e mestre Ciência Política pela UNICAMP
• Pesquisa os seguintes temas: crise estrutural do capital e o nexo neoliberalismo - neofascismo, psicologia política e personalidade autoritária, fascismo e linguagem, literatura e fascismo.

Dia 21/08
Horário: 19h
Local: Auditório do bloco Docentes/Administrativo – Campus UFFS LS
Evento com certificação.

Dia 22/08 – Apresentação de trabalhos: produção acadêmica dos/as estudantes de Ciências Sociais.
Coordenação da Mesa: Estudantes de Ciências Sociais

Dia 22/08
Horário: 19h
Local: Sala 206 – Bloco A – UFFS Campus - LS
Evento com certificação.

Dia 23/08 – Mostra Cultural de Ciências Sociais
As Micro-Sutilezas da Vida Cotidiana: Quando a Ciência e a Racionalidade, por Si Só, Não São Suficientes para Enfrentar os Desafios Humanos e Sociais

Data: 23/08
Horário: 19h
Local: Auditório do bloco A – Campus UFFS LS
Evento com certificação.