Diálogos artísticos-sociais no processo de criação cênica do espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”

Diálogos artísticos-sociais

Quando: 23/abril/2019, 19h00min - 20h40min

Local: Auditório do Bloco B da UFFS - Campus Chapecó.

Público: Estudantes e docentes da UFFS - Campus Chapecó e comunidade em geral.

Objetivo: O objetivo do evento é promover a formação sobre a forma como a pesquisa científica e acadêmica participa de processos criativos. No caso deste evento trata-se da participação da pesquisa social no processo de criação artística do espetáculo teatral "Vikings e o Reino Saqueado" da Cia Os Palhaços de Rua de Londrina, que estarão na cidade por ocasião do Festival Nacional de Teatro de Chapecó. Encenado, dirigido e produzido por Adriano Gouvella e Lucas Turino, o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” pretende trazer ao público o encontro entre a cultura viking e a arte do palhaço como proposta estética e base para a discussão de relações humanas envolvendo poder e questões sociais. O espetáculo faz parte da mostra oficial do Festival Nacional de Teatro de Chapecó. No evento proposto a companhia irá compartilhar a potencialidade da obra, "A elite do atraso", do sociólogo Jessé de Souza (UFF) no processo de criação artística. Condizente com as políticas de formação de professores, pesquisa, extensão e cultura da universidade, o evento proposto contribui com a formação de estudantes e docentes da UFFS - Campus Chapecó e da comunidade chapecoense em geral.

Realização: Cia Os Palhaços de Rua, SECUL-Chapecó, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS e UFFS - Campus Chapecó.

Programação:

Dia 23/04 - das 19h às 20h40 - Auditório do Bloco B da UFFS - Campus Chapecó.

Mesa-redonda com a presença de Adriano Gouvella e Lucas Turino.

A Cia. Os Palhaços de Rua teve origem a partir do encontro das pesquisas dos atores Adriano Gouvella e Lucas Turino, ambos bacharéis em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2013.

Anteriormente ao curso universitário os dois atores já traziam consigo suas experiências com teatro e circo, realizadas em montagens de espetáculos, performances, cursos específicos, filmes, entre outros meios. Encontraram-se na graduação e pesquisaram, durante quatro anos, sobre a arte da palhaçaria e a comicidade física, que resultaram nos trabalhos teórico-práticos: " A Criação da Cena do Palhaço por Meio da Improvisação e Experimentação em público" e "Entre o Circo, a Rua e a Vida: Experimento Cênico Apoiado no Estudo da Biomecânica Teatral".

Essas pesquisas geraram o primeiro espetáculo da companhia, chamado "Números", o qual já realizou quase 100 apresentações em várias regiões do país. “Vikings e o Reino Saqueado”, seu segundo trabalho, é fruto das pesquisas sobre o universo viking e sua relação com a palhaçaria; nesta montagem se estabelece uma relação do palhaço com a figura do viking e, para isso, são abordados vários elementos do teatro de rua, do circo contemporâneo e da palhaçaria. Em sua estreia, o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” foi premiado no 6° Festival Nacional de Teatro de Rua do Piauí em 2017 nas categorias de Melhor Ator para Adriano Gouvella e Lucas Turino e Melhor Maquiagem tendo sido indicado também para as categorias de Melhor Dramaturgia, Figurino e Direção.

O evento conta como ACC de cultura (1h40) para tal será necessária uma inscrição on-line, em endereço ainda a ser definido.

Coordenador do Evento: Ubi Vieira

Telefone de Contato: (49) 99999 1044