Capacitações envolvem mais de 600 servidores da UFFS

Publicado em: 15 de março de 2013 08h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) encaminhou ao Ministério do Planejamento o relatório de ações de capacitação de 2012. Segundo os dados levantados no relatório, preenchido pela Secretaria Especial de Gestão de Pessoas, no último ano, 634 servidores realizaram alguma capacitação oferecida pela instituição.

No total, a carga horária total de capacitação foi de 40.125 horas, com uma média de carga horária de 63 horas por servidor. O investimento total com o orçamento específico da UFFS chegou a R$ 247.582,74.

O relatório também traz a informação das áreas temáticas com maior número de participações: Auditoria, Comunicação, Desenvolvimento Gerencial, Direito e Justiça, Economia, Orçamento e Finanças, Educação, Ética, Gestão da Informação e Gestão de Pessoas. Do total de 86 cursos de capacitação, 80 foram presenciais e apenas seis à distância.

Os números de 2012 foram bastante superiores a 2011, quando 316 servidores participaram de capacitações, em 76 turmas e 30 mil horas de capacitações presenciais. Ainda foram realizados cursos pelo Acordo de Cooperação com o Tribunal de Contas da União (TCU) – três edições com seis cursos cada, com duração de 30 horas/aula cada curso.

Avaliação

Para o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Elvis Giacomim, os números de 2012 foram “um avanço significativo na formação de competências individuais alinhadas às necessidades institucionais, considerando as competências previstas os projetos em relação à aderência ao programa de capacitação e seus níveis de aprovação”. Ele ressalta que esse é um processo contínuo e dinâmico, que “exige participação de todos os servidores na construção do processo, seja na proatividade através de sugestões ou na participação nos cursos”.

Para 2013, Giacomim informa que o programa de capacitação está alicerçado nas demandas recebidas/prospectadas das diversas áreas da universidade. “Somam-se a estas demandas uma primeira aproximação com o PDI, no sentido de proporcionar a formação/aperfeiçoamento das competências que se esperam e são necessárias para a sua consecução”.

De acordo com o secretário Especial de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin, a intenção é sempre ampliar a oferta de capacitações, levando em consideração os anseios dos servidores e das unidades organizacionais e os decretos que estabelecem as políticas e diretrizes do desenvolvimento de pessoal da administração pública federal.

Conforme indicam os decretos, segundo Dagostin, a UFFS tem buscado parcerias com escolas de governo. Além das parcerias já consolidadas – como Instituto Serzedello Corrêa e ISC/TCU – a UFFS está em diálogo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB) e com a Escola do Legislativo de Santa Catarina.