CNPq aprova nove novas bolsas para a pós-graduação da UFFS
A PROPEPG e as coordenações de pós-graduação definirão os critérios para a distribuição das bolsas

Publicado em: 27 de março de 2024 15h03min / Atualizado em: 27 de março de 2024 15h03min

Devido a aprovação de um projeto institucional elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), submetido ao Comitê Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em dezembro de 2023, foi aprovada a concessão de nove novas bolsas para a pós-graduação da UFFS, sendo oito para mestrado e uma para doutorado. Essas bolsas se somam às 20 concedidas pela agência em 2023, totalizando 29 bolsas.

A PROPEPG e as coordenações dos programas de pós-graduação definirão os critérios para a distribuição das bolsas, que são resultantes da Chamada CNPq nº 35/2023, lançada em 29 de outubro de 2023 e que teve como data limite para submissão de propostas o dia 15 de dezembro de 2023. O valor das bolsas segue a tabela do CNPq, que é de R$ 2.100,00 mensais para mestrado (total de 24 meses) e R$ 3.100,00 para doutorado (total de 48 meses).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, “as novas bolsas do CNPq estão chegando num momento muito oportuno. Em 2024 estamos implantando cinco novos cursos de pós-graduação, sendo três doutorados (Ciência e Tecnologia Ambiental, Desenvolvimento e Políticas Pública e História) e dois mestrados (Enfermagem e Administração Pública - PROFIAP). Para esses cursos, em especial, as bolsas serão fundamentais para os estudantes e para a qualificação dos programas”, pontua.

Conforme o pró-reitor, além das bolsas do CNPq (29 ao todo), os programas de pós-graduação da UFFS dispõem de bolsas da CAPES (108 ao todo), da UFFS (27 ao todo) e das agências estaduais de fomento (FAPERGS, FAPESC e Fundação Araucária). “Neste momento, estamos definindo os critérios para a alocação das bolsas do CNPq entre os programas de pós-graduação. Os critérios serão discutidos com os coordenadores de pós-graduação na próxima reunião do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação”, comenta Trevisol.

“O financiamento é uma dimensão essencial para a pós-graduação, a pesquisa e a inovação. A captação de novas bolsas e de recursos externos junto às agências de fomento e outras instituições é uma prioridade. Estamos engajando todos os docentes da pós-graduação nessa empreitada. Essa é uma ação prioritária da PROPEPG. Precisamos captar recursos para investir fortemente na qualidade da formação oferecida aos estudantes e na qualidade da produção científica e da inserção da UFFS em âmbito regional, nacional e internacional”, finaliza o pró-reitor.