Comunidade universitária está convidada a participar da Autoavaliação Institucional e da Avaliação de Cursos da UFFS
Questionários on-line podem ser respondidos por estudantes, servidores e também pela comunidade regional

Publicado em: 04 de dezembro de 2023 14h12min / Atualizado em: 05 de dezembro de 2023 16h12min

Estudantes, docentes, técnicos administrativos e comunidade regional estão convidados a contribuir com suas opiniões nos questionários de Autoavaliação Institucional e Avaliação de Cursos de Graduação da UFFS, referentes ao ano de 2023. A pesquisa, elaborada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), nesta edição segue as sugestões e melhorias implementadas em 2022, com redução no número de questões, que estão mais claras e relacionadas a temas mais relevantes. Os questionários não identificam os respondentes e não coletam seus e-mails. Ao final, os participantes podem deixar registradas informações específicas, assim como comentários, críticas e sugestões.

A pesquisa de Avaliação Institucional trata de temas relativos à UFFS, tais como planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, políticas de gestão acadêmica e de gestão e infraestrutura. Já a Avaliação de Cursos de Graduação é específica para estudantes e professores vinculados aos cursos e aborda temas relativos ao itinerário formativo dos acadêmicos, assim como aspectos da vivência acadêmica e relevantes para a melhoria da qualidade do ensino.

Link de acesso: http://www.uffs.edu.br/avalia

Avaliação de prioridades

Após realizada a Autoavaliação Institucional ou a Avaliação de Cursos o participante poderá participar da Avaliação de Prioridades. Conforme a CPA, “este é um questionário adicional e inovador, que busca identificar o que cada público considera mais importante dentre um conjunto de atributos de estudantes, professores e técnicos administrativos e de aspectos do ambiente universitário, a partir da classificação em uma escala de importância”.

Resultados

"Os resultados da avaliação produzem os principais indicadores de orientação institucional para o aperfeiçoamento das políticas acadêmicas e para o desenvolvimento de ações inovadoras voltadas à qualificação acadêmica e à promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente universitário. Por isso, é essencial que a comunidade acadêmica e regional se envolva e participe, registrando suas percepções e, dessa forma, evidenciando as necessidades de melhoria da UFFS”, finaliza a CPA.