Contribua com sugestões para o novo Plano Diretor de Logística Sustentável da UFFS
Trabalhos da comissão responsável pela elaboração do novo PLS iniciaram no dia 11 de janeiro

Publicado em: 25 de janeiro de 2024 11h01min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2024 09h01min

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre sustentabilidade, mas sabe como contribuir para que ela aconteça? Uma boa forma de começar é falando sobre suas ideias de ações e práticas sustentáveis para a UFFS. Suas contribuições serão muito bem-vindas na comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) 2024-2027, que iniciou os trabalhos no dia 11 de janeiro e se dedicará nos próximos meses a pensar as ações dos próximos anos na Universidade.

As sugestões da comunidade universitária estão sendo recebidas pelo e-mail do Departamento de Gestão Ambiental, proad.dga@uffs.edu.br. Como explica o coordenador da comissão, Rudinei Justi, essas ideias serão somadas às propostas dos agentes de compras da UFFS, pois o novo Plano Diretor terá um enfoque maior nas aquisições da Instituição, já que a nova lei de licitações e o próprio PLS instituem novas atitudes nos processos licitatórios, com a inserção de critérios de sustentabilidade nos itens a serem adquiridos e a avaliação dos custos indiretos de uma aquisição.

Mas, afinal, o que é o Plano Diretor de Logística Sustentável? O PLS segue as normas da Portaria Seges/ME nº 8.678, de 19 de julho de 2021 e tem como finalidade promover o desenvolvimento nacional sustentável, por meio de ações de economicidade do gasto público, diminuição da pegada ambiental, mitigação de danos ambientais e ainda ações sociais e culturais que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Justi comenta que o PLS é fundamental nos processos de compras da UFFS, pois ele “determina a aplicação de objetivos e ações referentes a critérios e práticas de sustentabilidade nas compras públicas a serem implementados durante todo o ciclo da contratação, desde o planejamento, a seleção do fornecedor, a execução e fiscalização do contrato, até a destinação final dos rejeitos e resíduos”.

A comissão responsável pelo PLS (Portaria n° 3241/GR/UFFS/2023) na UFFS é formada por membros indicados pelos campi e pelos diferentes setores da Reitoria, são servidores que têm relação com a sustentabilidade na Instituição. Os trabalhos da comissão serão realizados por videoconferência seguindo as etapas e o cronograma que a norma Seges/MGI nº 5.376/2023 determina. Será feito um diagnóstico, levantadas problemáticas, construídos objetivos e metas, elaborado um plano de ação com responsáveis, monitorado, avaliado e divulgado o PLS.

Plano atual

A UFFS já possui um Plano Diretor de Logística Sustentável, que esteve em vigor de 2020 a 2023. Conforme Justi, “podemos verificar que muitas ações positivas foram implementadas com o passar dos anos. Ações de TI foram fundamentais para a redução de despesas com telefonia e impressões; houve redução do consumo de folhas A4 e do uso de copos descartáveis, além da destinação correta de resíduos, entre outras ações. Fato é que esse novo PLS tem um direcionamento significativo para compras e contratações públicas, esse é o novo foco. Então, nessa nova construção, teremos a inserção de ações sustentáveis que vêm dos planos anteriores e um novo enfoque nas compras públicas”.

Acesse o atual Plano de Logística Sustentável da UFFS.

Conheça a Cartilha de Sustentabilidade da UFFS.