Divulgados listão e período de matrículas dos estudantes da UFFS

Publicado em: 19 de fevereiro de 2010 09h02min / Atualizado em: 17 de março de 2017 09h03min

Florianópolis – O listão dos estudantes aprovados para os 42 cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi divulgado hoje, dia 19 de fevereiro, às 10h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tutora da instituição. O listão pode ser conferido no site www.uffs.ufsc.br/processo_seletivo. As matrículas para os 2.160 alunos serão realizadas de 9 a 12 de março, nos cinco campi – Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). Todas as informações para a matrícula constam da Portaria 34 UFFS/2010.

Durante a cerimônia, foram anunciados os nomes dos 10 primeiros colocados na seleção da UFFS, dos quais quatro estavam presentes e receberam diplomas de honra ao mérito e camiseta e boné com a logomarca da instituição.

Além do reitor, Dilvo Ristoff, a mesa foi composta pelo reitor da UFSC, Álvaro Prata, pelo vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, e pelo presidente da Coperve, Júlio Szeremeta. Eles deram boas vindas e desejaram uma brilhante carreira aos novos alunos, selecionados com base nas notas do Enem/2009 e na bonificação para quem estudou em escola pública.

Também participaram da cerimônia, o pró-reitor de Planejamento da UFFS, José Alex Sant’Anna, o pró-reitor de Administração da UFFS, Paulo Roberto Pinto da Luz, o chefe de gabinete, Antônio Carlos de Souza, e o secretário de Tecnologia e Informação, Rogério Cid Bastos.

Dilvo Ristoff destacou que o alto índice de aprovação entre alunos que cursaram o ensino médio em escola pública torna realidade a missão da UFFS de oferecer ensino público superior de qualidade de forma inclusiva e democrática. O reitor da UFSC, Álvaro Prata, destacou a competência e dedicação de todos os que criaram a nova universidade em menos de um ano, sob o comando de Ristoff.

Acrescentou que a nova universidade está formada, embora com a necessidade de ajustes assim que começar a funcionar, porque o mais importante são as pessoas que já fazem parte da instituição.

Entre elas, está o aluno Yusanã Cauê Mignonin, 21 anos, que comemora dupla vitória. Além der aprovado em quinto lugar no resultado geral, ele passou no concurso de servidor técnico para o cargo de técnico audiovisual, em Chapecó. Ele foi aprovado no curso de Licenciatura em Português e Espanhol, na mesma cidade. “Pretendo conciliar o papel de aluno com o de servidor”, disse Mignonin.

A nota 9,75 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009) e os pontos extras por ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública foram fundamentais na composição da nota final do estudante Carlos Andrei Carniel, 17 anos, de Serra Alta, no Oeste de Santa Catarina. Ele conquistou uma vaga no curso de Ciências da Computação, da UFFS, e o quarto lugar na classificação geral. Carniel disse que gosta muito de ler, começou com os gibis, depois passou pela literatura brasileira e, atualmente, lê clássicos da literatura mundial.

Rafaela Mosqueta Sampaio, 20 anos, de Xanxerê, Oeste catarinense, passou para o curso de Enfermagem, no campus de Chapecó, e ficou em 10º lugar na classificação geral. Não achava que seria aprovada, pois não considerou suas notas boas no Enem, que foram acima de 7,5. “Nem acreditei quando me ligaram para eu vir a Florianópolis para receber o certificado. Achei que era um trote.”

Um curso novo e com boas perspectivas de trabalho, além de ser perto de casa, fez a estudante Mariana Seffrin, 21 anos, de Xanxerê, optar por Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, no campus de Chapecó. Foi aprovada e ficou na sexta colocação na classificação geral. “Acho que é um campo melhor para buscar colocação no mercado de trabalho. Também passei em publicidade, na Federal do Paraná.” Mariana não esperava a aprovação, pois o curso foi um dos mais disputados e achava que suas notas do Enem, acima de 7,00, não seriam suficientes para garantir uma vaga. Ela fez os três anos do ensino médio em escola pública. Tudo ajudou, acredita.

A estudante considera o Enem um bom processo para a seleção, porém, uma prova muito cansativa, com 180 questões, que poderia ser ajustada. Ela achou muito bom o sistema de seleção da UFFS pelas notas do Enem e pontos extras para quem estudou em escola pública, porque facilita o acesso do estudante da escola pública ao ensino superior gratuito. “Temos um problema no Brasil. Quem estuda em escola pública só acessa a universidade privada e o estudante do ensino particular ingressa na universidade federal.” Os três estudantes defendem que é preciso melhorar a base do ensino e da educação no Brasil.