Editora UFFS lança livro sobre assentamento funcional digital
Obra apresenta o trabalho desenvolvido pelo GT AFD da Rede de Arquivistas das IFES (Arquifes)

Publicado em: 11 de julho de 2024 16h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2024 16h07min

A Editora UFFS iniciou o mês de julho com uma nova publicação. Foi lançado, na terça-feira, dia 9, o livro “Assentamento Funcional Digital: perspectivas arquivísticas”, organizado pelos servidores arquivistas Pedro Felipe Cunha da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Jocelaine Zanini Rubim Link, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O livro constitui-se de seis capítulos, cujos autores e autoras representam sete instituições de ensino superior: as universidades federais da Paraíba (UFPB), de Alfenas (Unifal), do Rio Grande (Furg), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Fronteira Sul (UFFS) e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e de Pernambuco (IFPE).

Com textos atuais e indispensáveis sobre a temática dos assentamentos funcionais digitais, os capítulos apresentam o trabalho desenvolvido pelo GT AFD da Rede Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Arquifes), como o acompanhamento da implantação dessa demanda nas universidades e institutos federais,  as relações do AFD com as questões de custódia, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e da terceirização.

De acordo com os organizadores, além de tratar de questões sobre a transformação digital nos assentamentos funcionais digitais, a identificação das etapas prévias para uma transformação digital nos arquivos e documentos, a digitização e a digitalização dos AFD e a identificação de novos modelos de negócio para os AFD, também se questiona se a transformação digital dos AFD nas IFES foi por inovação sustentada ou disruptiva.

“Os escritos têm o propósito de responder, dialogar ou, ainda, propiciar a elaboração de questões e reflexões sobre a transformação digital arquivística em especial dos assentamentos funcionais digitais, assim como de propostas de mudança ou de novos modelos de negócio para as IFES”, concluem Pedro e Jocelaine.

Link para download gratuito do livro Assentamento Funcional Digital