Enem 2013: mais uma oportunidade para estudar na UFFS

Publicado em: 10 de maio de 2013 08h05min / Atualizado em: 28 de março de 2017 08h03min

Está disponível uma nova oportunidade para os interessados em fazer parte de um curso de graduação em um dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A porta de entrada para a UFFS é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na quinta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

Inscrição

O período para inscrição no Enem será aberto às 10h de segunda-feira (13) e segue até às 23h59 do dia 27 de maio. As inscrições devem ser feitas via site do Enem (ainda não disponível). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e poderá ser paga via boleto até 29 de maio.

Estão isentos do pagamento da taxa os alunos que irão concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar e os estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha, que são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados, participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, lembra que quem já concluiu o ensino médio também pode participar do Exame. “Qualquer pessoa pode prestar o exame, ele não serve somente para avaliar os concluintes do ensino médio. O Enem é uma grande oportunidade para quem quer ingressar no ensino público superior”, ressaltou.

Provas

O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. O Enem é composto por 5 provas, uma discursiva (redação) e mais 4 provas objetivas, que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio: - Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; - Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; - Linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e; - Matemática e suas tecnologias: matemática.

A redação

A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa na redação do exame: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

Enem e UFFS

De acordo com Braida, é imprescindível que os interessados em entrar em algum curso da instituição prestem o Enem. “Atualmente oferecemos 38 cursos de graduação em cinco campi: Realeza e Laranjeiras do Sul (PR); Erechim e Cerro Largo (RS); e em Chapecó. Utilizamos o Enem como critério básico para seleção dos candidatos, por esse motivo é importante que todos leiam atentamente o edital, principalmente no que tange às novas regras, pois o Enem está sempre sendo aprimorado”, destacou.