Entidades e instituições conhecem projeto de estágio da UFFS

Publicado em: 18 de outubro de 2010 11h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Entidades e instituições de Chapecó conhecerão a política de estágio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nos próximos dias 20 e 21. As reuniões, às 19h, no auditório do campus, servirão para a universidade mostrar os termos do regulamento de estágio, atividade que antecede o cadastramento das entidades e instituições interessadas.

O evento deverá ser dividido em quatro partes: inicialmente a UFFS será apresentada. Depois, os assuntos serão o ensino e os cursos da universidade. Na sequência os representantes das entidades conhecerão a organização do currículo dos cursos da UFFS e, por último, a política de estágio da UFFS.

Todos os campi farão as reuniões com as entidades e instituições em datas a serem marcadas. Depois do cadastramento das entidades e instituições interessadas em abrir espaços para estágios nos termos que a UFFS propõe, a Divisão de Estágio (DE) confrontará os dados dos candidatos com os das vagas de estágio abertas.

Um professor de cada curso será coordenador de estágio, cuja função principal será orientar os acadêmicos com relação às atividades desenvolvidas. O objetivo é não separar a teoria da prática, mantendo sempre a orientação a partir dos componentes curriculares.

Na portaria 370/GR/UFFS/2010, que estabeleceu o Regulamento do Estágio, constam a concepção, os objetivos, os requisitos, as modalidades e outras questões relativas aos estágios remunerados e não-remunerados.

Conceito de estágio na UFFS

Segundo a portaria 370/GR/UFFS/2010 , o estágio é um “tempo-espaço de formação teórico-prática orientada e supervisionada que mobiliza um conjunto de saberes acadêmicos e profissionais para observar, analisar e interpretar práticas institucionais e profissionais e/ou para propor intervenções, cujo desenvolvimento se traduz numa oportunidade de reflexão acadêmica, profissional e social, de iniciação à pesquisa e de redimensionamento dos projetos de formação”.