Grupo Contracapa vive grande momento em 2024
Projeto do grupo foi aprovado em edital municipal da Lei Paulo Gustavo, em novembro de 2023

Publicado em: 16 de abril de 2024 09h04min / Atualizado em: 16 de abril de 2024 10h04min

Conjunto Teatral de Rompimentos Artísticos Criativos e Atrevimentos Processuais Amadores – CON.T.R.A.C.A.P.A. O nome pra lá de criativo já demonstra a que veio o projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Letras – Português e Espanhol do Campus Chapecó. As atividades do grupo iniciaram em um dos momentos mais difíceis dos últimos tempos, a pandemia de coronavírus, em 2020, mas, como costumam ser as melhores histórias, superou obstáculos e vive, em 2024, o melhor momento de sua trajetória.

A acadêmica do curso de Letras, Stéfany Alencar Lira, está no grupo desde a sua criação e conta que a iniciativa surgiu de uma demanda de estudantes, que desejavam ter um espaço para o desenvolvimento artístico. Foi, então, que contaram com o apoio da professora Solange Labbonia para começar os trabalhos, iniciados com encontros semanais on-line, nos quais eram feitas leituras e discussões a respeito da teoria do teatro e a criação de personagens.

Stéfany lembra que após a pandemia o grupo enfraqueceu, mas ressurgiu em 2022 com uma nova proposta, voltada para a contação de histórias. “O contador e a sua voz são as ferramentas necessárias e se pode ir para qualquer lugar a partir daí”, enfatiza. Segundo ela, esta foi a alternativa escolhida, por ser um modelo de fácil aplicação, afinal, o grupo não contava com recursos, equipamentos ou mesmo uma sala própria para ensaiar.

Apesar das dificuldades, em 2023 o grupo criou o espetáculo Lendas e Causos do Brasil, baseado na obra de Câmara Cascudo, lançado no XI Semana Acadêmica de Letras, em junho, com grande sucesso entre os espectadores. Animados, os integrantes inscreveram o projeto no edital municipal da Lei Paulo Gustavo e foram contemplados com R$ 16 mil. Conforme Stéfany, com o recurso já foi possível comprar caixa de som, microfone, máquina de fumaça, refletores de luz, mesa controladora de som, cortinas, diversos figurinos, cenário e maquiagem.

“Antes desse edital a gente não tinha absolutamente nada. A gente tinha a nossa voz, o nosso corpo, as nossas histórias, força de vontade e era isso”, pontua Stéfany. Ela ressalta que toda a estrutura que está sendo montada vai ficar para a UFFS, para dar continuidade ao trabalho do grupo. “Resgatar essa cultura belíssima é muito necessário. Saber que a gente conseguiu plantar essa sementinha na UFFS não tem preço que pague, é muito gratificante. Pra quem está desde o início, ver o tanto que a gente cresceu e evoluiu, é sensacional”, comenta.

De acordo com Stéfany, por ter sido contemplado no edital, o grupo precisa dar uma contrapartida ao município de Chapecó, por isso, serão feitas quatro apresentações do espetáculo Lendas e Causos do Brasil em escolas da rede pública e em uma instituição, que será o programa Verde Vida. Além disso, o Contracapa ministrará uma oficina de contação de histórias, aberta ao público, mas voltada para os professores da rede pública, que será realizada na UFFS até o fim de 2024.

Conforme a coordenadora do Contracapa, a professora Solange Labbonia, desde sua criação, o grupo passou por diversos desafios, como a falta de espaço adequado para os ensaios, falta de figurino e de equipamentos e rotatividade dos integrantes. “No entanto, a partir de 2023 o grupo conquistou uma maior estabilidade em sua configuração, e o comprometimento dessas pessoas fez com que o grupo concorresse e ganhasse o edital, que foi primordial para a compra de vários itens. Além disso, em 2023 a universidade nos apoiou com a disponibilização de uma sala, o que também está sendo fundamental para a melhoria da qualidade das atividades do grupo. As parcerias com outros projetos de extensão e a abertura para entrada de membros externos (da comunidade regional) no grupo também estão dando visibilidade ao Contracapa, que só tende a crescer”, ressalta.

O grupo

O Contracapa é um grupo aberto, podem participar estudantes, servidores e a comunidade externa da UFFS. Recentemente, foram abertas as inscrições para novos integrantes e, segundo Stéfany, os próximos espetáculos já terão rostos novos no elenco. Para fazer parte é preciso ter disponibilidade para participar das atividades do grupo.

Atualmente, o grupo é composto por 10 integrantes no elenco e 13 na equipe técnica de apoio. Os contadores se reúne todas as sextas-feiras e a equipe técnica participa quando convocada para as apresentações. O Contracapa trabalha com ciclos de histórias e desde o ano passado está no ciclo Lendas e Causos do Brasil, que foi criado em conjunto, a partir de leituras coletivas da obra de Câmara Cascudo.

Cada um dos narradores escolheu uma história e o espetáculo foi construído com uma história de cada região do Brasil, são elas: A missa dos mortos, O caso do queijo, A serpente emplumada da Lapa, A gralha azul e O mito da criação Pampa. Esta última não veio do livro do Câmara Cascudo, mas, segundo Stéfany, também é uma história muito famosa, principalmente na região dos Pampas. Cada uma delas leva em torno de 20 minutos para ser contada.

Stéfany recorda que a construção do espetáculo foi bastante trabalhosa, com dias exaustivos de ensaios e diálogo entre os participantes, em um processo lento e gradual. Ela ressalta que a contação é muito diferente da leitura de um texto em voz alta, pois exige o domínio da história, um trabalho corporal e vocal do narrador, além do entendimento de qual é o público que está ouvindo, para que possa ser criada a dinâmica e a linguagem ideais para que a contação seja prazerosa para os espectadores.

Lazarillo de Tormes

Além das Lendas e Causos do Brasil, o grupo tem em seu portfólio o espetáculo Lazarillo de Tormes. Trata-se de uma tragicomédia, que conta a história de Lázaro, desde a sua infância até a vida adulta. “Ele vai se desenvolvendo e passando por vários mentores, que o ajudam a entender sobre a vida, a compreender sobre o mundo. Só que sempre são situações trágicas, são tristes essas lições que ele aprende e é sempre da pior forma. Mas ao mesmo tempo são muito cômicas”, comenta Stéfany.

“É um dos livros que a gente discute bastante dentro do curso de Letras. Essa obra foi inspiração pra diversas outras, como, por exemplo, o Auto da Compadecida. Cada um dos contadores apresenta uma passagem do livro como forma de contação de história. Então não é um teatro, mas uma contação de história teatralizada”, explica.

Apresentações

Os interessados em contratar as apresentações do grupo podem entrar em contato pelo e-mail ciacontracapa@gmail.com ou pelo Instagram @contracapa_uffs. O valor a ser cobrado pela apresentação varia de acordo com os custos (deslocamento da equipe) e o repertório solicitado. As histórias disponíveis são encontradas no site do grupo: https://gabelcees.wixsite.com/contracapa.

Galeria de Imagens: