Grupo de trabalho elabora Política Institucional de Educação a Distância para a UFFS
Entre as atividades do grupo está, ainda, um curso de formação em Educação Digital, que foi lançado em 12 de março

Publicado em: 13 de março de 2024 16h03min / Atualizado em: 14 de março de 2024 10h03min

Estão em andamento as atividades do grupo de trabalho que será responsável pela elaboração da Política Institucional de Educação a Distância da UFFS, denominado GT-EaD. A diretora de Organização Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação, Fabiane de Andrade Leite, afirma que está sendo construída uma minuta para a política, analisada item a item pelos integrantes do grupo. Conforme o edital de criação do GT, o prazo para conclusão dos trabalhos encerra em meados de maio de 2024, para que, na sequência, a minuta seja encaminhada para apreciação do Conselho Universitário.

Entre as atribuições do GT-EaD também está a oferta de um curso de formação em Educação Digital, tendo como público docentes que trabalham com educação a distância na UFFS. O grupo elaborou um curso de formação de 80 horas, que foi lançado em 12 de março, com a participação da professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que atua como coordenadora da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Ela ministrou palestra com o tema “Educação digital e pedagogias plurais no Ensino Superior”. O vídeo da aula de lançamento do curso está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YAP7kwqnplY.

Segundo Fabiane, todos os módulos do curso serão trabalhados na plataforma Moodle Projeto. “Eles foram organizados por um grupo de professores e técnicos da UFFS com larga experiência em educação mediada por tecnologias digitais e educação a distância. Esta mesma equipe está encarregada de realizar o acompanhamento e a tutoria do curso, tirando dúvidas, ampliando e orientando os professores cursistas”. As atividades do curso terão continuidade, de forma síncrona e assíncrona, até o dia 10 de junho.

Galeria de Imagens:
Atos normativos relacionados: