II Encontro do Programa NósOtros inicia com assinatura de acordo de cooperação acadêmica, tecnológica e cultural

Publicado em: 08 de agosto de 2016 07h08min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

A programação do II Encontro do Programa de Cooperação Universitária Brasil Argentina – NósOtros e do I Ciclo de Cinema Argentino da UFFS iniciou na manhã desta segunda-feira (8).

O evento aconteceu presencialmente no Campus Chapecó e transmitido por videoconferência para os demais campi. A abertura teve a apresentação do Coral Encanto, projeto de Extensão e Cultura da UFFS que iniciou em 2014. O Coral é implementado em parceria com a Escola de Educação Básica Professora Valesca Carmen Reschke Parisoto, de Chapecó. Além de dirigentes da UFFS, a abertura contou com a presença de João Valdemir Patinho, coordenador técnico de educação do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira e de Miguel Angel Lópes, coordenador e responsável pelo Programa de Relações Internacionais e Integrações Regionais.

O momento alto da programação foi a assinatura de um acordo de cooperação acadêmica, científica tecnológica e cultural pelos reitores da UFFS, Jaime Giolo, e da Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Javier Gortari. Os dois dirigentes saudaram a iniciativa como uma oportunidade de aproximação, troca de experiências e conhecimentos mútuos, com foco no desenvolvimento econômico, social e cultural. “Num mundo globalizado, nossa ação possibilita concentrar esforços para trabalharmos juntos em políticas que avancem em projetos concretos, numa América Latina que seja de todos”, disse Gortari.

O reitor da UFFS foi na mesma linha de pensamento ao afirmar que o acordo de cooperação “é uma tradução prática do que está sendo assinado hoje, uma consolidação jurídica de relações que estão se firmando e consolidando. Estamos palmilhando o que deve ser feito para encontrar caminhos transversais que aproximem os dois países e torne essa tarefa mais fácil”, ponderou Giolo.

Ainda na manhã de segunda-feira aconteceu a palestra “Políticas de Aproximação Cultural entre Brasil e Argentina”, com o cônsul adjunto do Consulado da República Argentina em Florianópolis, Octavio La Croce. O momento teve mediação da assessora especial do reitor para Assuntos Internacionais, Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro, e participação do público em forma de questionamentos e reflexões.

Durante os horários de almoço de segunda-feira e de terça-feira estão sendo servidas nos restaurantes universitários dos campi da UFFS refeições com comidas típicas. Na segunda-feira foi contemplada a culinária argentina, e no almoço de terça-feira será a vez de refeições com comidas típicas brasileiras.

Durante a tarde do dia 8, professores de todos os campi da UFFS e da universidade argentina reúnem-se para a elaboração de projetos conjuntos entre os dois países. Os professores estão divididos em grupos de trabalhos com os seguintes temas: Ensino de língua portuguesa e espanhola; Projetos de pesquisa em Biotecnologia; Políticas públicas; História da Fronteira Sul; Energias renováveis (Mestrado com dupla diplomação); Atendimento básico à saúde; Sistema Silvopastoril; Ambiente e saúde: biologia de conservação; Agroecologia; e Relações interculturais da Região de Fronteira.

No dia 9, a programação do NósOtros inicia também às 9h, com apresentação cultural, e, na sequência, com a mesa-redonda “Perspectivas de cooperação entre as universidades na atual conjuntura política do Brasil e da Argentina”, com a representante da Secretaria de Educação Superior do MEC, Elizabeth Balbachevsky, um representante brasileiro no Parlamento no Mercosul e um representante do Ministério da Educação da Argentina. A mediação será realizada pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo.

A organização do evento é da Assessoria de Assuntos Internacionais e da Diretoria de Arte e Cultura da UFFS, com o apoio da coordenação do Programa de Relaciones Internacionales e Integración Regional, da UnaM.

Confira AQUI a programação completa do evento.

I Ciclo de Cinema Argentino

Dentro da programação do II Encontro do Programa NósOtros está a realização do I Ciclo de Cinema Argentino. A programação inclui a exibição de filmes e debates. O Ciclo é patrocinado pelo Ministério de Relações Exteriores e Culturais da Argentina por meio do Consulado da Argentina em Florianópolis.

Os interessados em participar das atividades podem realizar aqui a inscrição:

Geral – 8 e 9 de agosto

Campus Chapecó – 9 a 12 de agosto