III Festival Cultura de Fronteira encerra com anúncio de vencedores das cinco categorias disputadas
Próxima edição do evento, em 2024, será parte da programação dos 15 anos da UFFS

Publicado em: 07 de dezembro de 2023 16h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2023 16h12min

Na terça-feira, dia 5, foi realizada a etapa final do III Festival Cultura de Fronteira, com a apresentação dos 24 trabalhos finalistas das cinco categorias em disputa: Artes Cênicas, Audiovisual, Fotografia, Literatura e Música. Confira a seguir os vencedores:

Artes Cênicas: Weliton de Goes e Bruno Alves de Araújo do Campus Laranjeiras do Sul, com a obra “Geni e o Zepelin”;

Audiovisual: Guilherme Fernandes da Silva do Campus Erechim, com a obra “Sons e encantos da natureza – Escola Aqui – Acervo da paisagem sonora”;

Fotografia: Rafael Cristiano Graff do Campus Cerro Largo, com a obra “A casa de campo que abraça a dualidade de temperaturas do céu”;

Literatura: Lívia de Oliveira Sabioni do Campus Passo Fundo, com a obra “Dor crônica”;

Música: Henrique Alves de Araújo do Campus Chapecó, com a canção “Sozinho” de Caetano Veloso.

Para o diretor de Arte e Cultura, Ronnie Reus Schroeder, “a retomada do Festival Cultura de Fronteira, após o período da pandemia, é um marco da retomada da cultura na UFFS. Pudemos voltar a nos reunir e compartilhar bons momentos. O engajamento da comunidade acadêmica foi decisivo para que pudéssemos contemplar a participação de todos os campi e apresentar, em Erechim, um belo evento”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Willian Simões, lembra que nas etapas locais, realizadas em todos os campi da UFFS, houve a participação de cerca de 70 trabalhos. Segundo ele, a arte e a cultura têm um papel importante na formação acadêmica e o festival mostrou “que a cultura é pulsante dentro da nossa instituição”.

Dowglas Silva, acadêmico de Agronomia (Turma Especial Pronera) do Campus Erechim, considera muito importante a proposta do Festival, pois muitos estudantes acabam descobrindo talentos que nem sabiam que tinham. “Acho muito importante para incentivar as pessoas cada vez mais para a cultura”, pontua. Esta foi a primeira participação dele no Festival, ele concorreu na categoria Fotografia, área em que atua profissionalmente.

Fernanda da Silva Schons, acadêmica do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas do Campus Erechim, participou da etapa local na categoria Literatura, com um poema dedicado à filha recém-nascida. “É a primeira vez que participo do Festival. Gosto de escrever tanto prosa quanto verso. Escrever é uma das minhas paixões, é um hábito que eu cultivo com o mestrado. No mestrado eu também encontro espaço para isso, graças à escrita acadêmica. Acredito que o poder da escrita está naquilo que nos toca para além da palavra”, comenta.

De acordo com Simões, a experiência desta edição do Festival servirá para “aprender com esse processo e em 2024 dar um salto qualitativo no desenvolvimento dessa ação, que no ano que vem será também parte das festividades dos 15 anos da UFFS”.

Etapas locais

Após o período de inscrições e habilitação dos candidatos, foram realizadas as etapas locais, que definiram os candidatos para a etapa geral e final. Confira a seguir a relação de vencedores das etapas locais:

Campus Cerro Largo

Fotografia: Rafael Cristiano Graff - obra “A casa de campo que abraça a dualidade de temperaturas do céu”

Literatura: Lucas do Nascimento Mendes - obra “A flor”

Música: Everton Francisco da Silva - canções “Um minuto no trem”, “Dança das luzes”e “Água contemplação”

Campus Chapecó

Artes Cênicas: Gabriel dos Santos Apolinario/Grupo Contracapa - obra “Lendas e causos do Brasil”

Audiovisual: Thaís de Oliveira - obra “Paralelo

Fotografia: Adriely dos Santos Alves - obra “Casa reminiscente Floresta Nacional de Chapecó”

Literatura: Náthaly Alberti - obra “A faixa”

Música: Henrique Alves de Araujo - canção “Sozinho” de Caetano Veloso

Campus Erechim

Artes Cênicas: Mateus Henrique Lindo da Silva -  obra “Vovô Marx – contação de história”

Audiovisual: Guilherme Fernandes da Silva - obra “Sons e encantos da natureza – Escola Aqui – Acervo da paisagem sonora”

Fotografia: Thomas Kauê Pias Vidal - obra “Esperança?!”

Literatura: Keila Lopes - obra “Filho(a) da mata (nãn ga)”

Campus Laranjeiras do Sul

Artes Cênicas: Weliton de Goes e Bruno Matheus dos Santos Nessa - obra “Geni e o Zepelin”

Audiovisual: Karoline Oliveira da Silva, João Paulo Sales Negrelli e Yasmin Klein Silva - obra “Biografia de Lygia Bojunga”