Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente serão temas da I Comigrar Sul
Conferência será realizada no dia 10 de março, na UFFS – Campus Chapecó, em preparação para o evento nacional

Publicado em: 05 de fevereiro de 2024 14h02min / Atualizado em: 05 de fevereiro de 2024 14h02min

A UFFS – Campus Chapecó sediará, no dia 10 de março, a I Comigrar Sul, conferência que terá como tema “Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente”. O evento será um momento para a discussão de propostas relativas aos imigrantes no Brasil, que serão levadas à II Comigrar,  conferência nacional prevista para o mês de junho, em Brasília (DF), e poderão fomentar a criação de políticas públicas.

Conforme Rosenei Cella, que integra a equipe organizadora da I Comigrar Sul, o público-alvo do evento são imigrantes, refugiados, apátridas, empresas que empregam imigrantes, pesquisadores, estudantes, entidades que atendam esse público, gestores públicos e comunidade em geral. Não é necessária inscrição prévia para participar, basta comparecer no dia 10 de março, a partir das 13h30, no auditório do Bloco C da UFFS - Campus Chapecó.

Daniel Decimus, presidente da Associação de Moradores Haitianos no Brasil, entidade parceira na realização do evento, comenta que “a nossa participação como migrantes é muito importante, é o momento de unirmos a nossa voz para o bem da nossa comunidade. Precisamos assumir a nossa responsabilidade e o compromisso de trabalhar em defesa e promoção de uma vida digna e plena para a nossa comunidade, na qual os direitos humanos e os direitos dos cidadãos sejam cumpridos”.

Conforme Rosenei, já está confirmada a participação de dois representantes do Ministério da Justiça, assim como do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e da Organização Internacional para Migrações (OIM).