Instituições conhecem Política de Estágio da UFFS

Publicado em: 25 de outubro de 2010 07h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) poderão fazer estágios supervisionados em breve. A universidade reuniu entidades e instituições nos dias 20 e 21, em Chapecó, para apresentar a Política de Estágio.

Durante o evento foi feita a primeira assinatura de termo de compromisso da UFFS com uma instituição interessada em oferecer vagas de estágio a acadêmicos. Para o presidente da Central de Cooperativas Ascooper, Olavo José Ghedini, a UFFS tem muito a contribuir com as várias cooperativas ligadas à entidade. Tratando o estágio como uma atividade formativa, e não um trabalho isolado, ele acredita que pode haver uma troca de ideias entre a Ascooper e os estagiários, gerando, posteriormente, um conhecimento que se reverta em desenvolvimento. “O maior propósito é esse mesmo: refletir como a gente produz conhecimento – teoria e prática, ação e reflexão – envolvendo a universidade nesse processo de desenvolvimento regional com sustentabilidade, pensando um processo que integre o urbano e o rural numa perspectiva de emancipação humana”.

O evento teve a presença do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, que falou do histórico da universidade, da escolha por cursos que possam contribuir com o desenvolvimento da região, do andamento do primeiro ano e do próprio estágio. Lembrou que a instituição está bastante satisfeita por já ter uma política de estágio e ressaltou o papel da atividade. “O estágio é um espaço educativo, não de mão de obra barata”.

A pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves, destacou a importância do diálogo com a comunidade regional para o entendimento da proposta de estágio formativo da UFFS. Assim como o reitor, falou que os estágios são “espaços de formação importantíssimos” para os alunos.

Para que os representantes de entidades e instituições conhecessem melhor a UFFS, a diretora de Oganização Pedagógica, Zenilde Durli, explicou o currículo dos cursos da universidade, enfatizando principalmente a formação cidadã das disciplinas do tronco comum e a carga horária superior dos cursos da UFFS em relação às diretrizes curriculares determinadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os detalhes da Portaria 370/GR/UFFS/2010, que regulamenta o estágio na UFFS, foram apresentados pelo diretor de Políticas de Graduação, José Oto Konzen. Ele explanou que a portaria foi resultado do esforço de quase dois semestres de estudos, pesquisa – inclusive da legislação de estágio existente – e elaboração das políticas de estágio da UFFS. Falou da importância da UFFS construir relações com as unidades concedentes de estágio e da aproximação dos projetos de formação dos crusos da UFFS com a realidade institucional regional.

Konzen também destacou que a UFFS deixará um professor de cada curso como coordenador de estágio, para que os alunos troquem ideias, reflitam e façam sugestões sobre as atividades desenvolvidas nas instituições. Falou sobre o processo a partir da assinatura do convênio – cadastro da instituição e dos alunos e confrontamento das informações para apontamento dos perfis mais apropriados para a atividade – e a respeito da taxa que as instituições precisam pagar para terem estagiários da UFFS (de seguro ao estagiário, que é menor do que os valores de taxas administrativas pagas aos agentes integradores hoje no mercado).

Reuniões com entidades das microrregiões também serão feitas nos cinco campi da UFFS.