Nova data do Enem não muda processo de seleção da UFFS

Publicado em: 19 de outubro de 2009 07h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 15h03min

Florianópolis – A alteração da data da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para os dias 5 e 6 de dezembro não muda o primeiro processo seletivo de candidatos para ingressar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nos campi de Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS) e Realeza e Laranjeiras do Sul (PR).

A instituição mantém a decisão de utilizar o Enem como o referencial básico no processo seletivo dos candidatos. Nas próximas semanas, deverá ser definido o período de inscrição para os candidatos que querem concorrer a uma das vagas. O reitor Dilvo Ristoff adianta que as datas e a forma de inscrição serão divulgadas nos sites da UFFS e da UFSC e pela imprensa.

A UFFS não faz parte do Sistema de Seleção Unificado (SISU) do Ministério da Educação (MEC). Por isso, utilizará somente os resultados do exame para o ingresso dos candidatos em combinação com a sua política de bonificação aos estudantes oriundos da escola pública de ensino médio, destaca o reitor, professor Dilvo Ristoff.

O início do ano letivo, previsto para março de 2010, poderá ser alterado. “É possível que, em função da demora dos resultados da redação, tenhamos que iniciar as aulas com algumas semanas de atraso”, ressalta o reitor.

No primeiro processo seletivo da Universidade Federal da Fronteira Sul serão oferecidas 2.160 vagas. No campus de Chapecó, serão ofertados os cursos de Administração (50 vagas noturno e 50 vagas diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Ciências da Computação (50 diurno e 50 noturno), Enfermagem (40 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Pedagogia (50 diurno e 50 noturno, para cada curso) e Português e Espanhol (30 diurno e 30 noturno).

No campus de Cerro Largo, funcionarão os curso de Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (50 diurno) e Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno).

No campus de Erechim, o candidato poderá optar pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno) e Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Pedagogia (50 diurno para cada um dos cursos).

Em Realeza, serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (150 noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno), Nutrição (40 diurno) e Veterinária (50 diurno).

Serão 260 vagas no campus de Laranjeiras do Sul nos cursos de Aquicultura (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia de Alimentos (50 diurno) e Licenciatura em Educação do Campo (30 diurno e 30 noturno).