Nova obra da Editora UFFS trata da inserção da Extensão no Ensino da UFFS
Assunto será tema de dois volumes, o primeiro já foi lançado e o segundo deve estar disponível até o fim do ano

Publicado em: 04 de dezembro de 2023 15h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2023 17h12min

Recentemente, a Editora UFFS lançou o primeiro volume da obra “Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS”, organizada por Émerson Neves da Silva, Solange Todero Von Onçay, Consuelo Cristine Piaia e Julie Rossato Fagundes. Nela estão reunidas reflexões e estudos das edições II e III do Seminário Integrador de Extensão da UFFS, realizadas nos anos de 2018 e 2019, respectivamente.

Este primeiro volume conta com 20 capítulos organizados em três seções: a Seção I traz textos de ordem epistemológica; a Seção II tem textos que abordam a formação continuada de professores; e na Seção III os textos contemplam ações e reflexões em torno da extensão com variados enfoques, entre eles: criança e infância, PNAE, BNCC, relações étnico-raciais e Círculo de Cultura.

Conforme os organizadores, o livro “é, em certa medida, uma tentativa de responder a alguns desafios que a Universidade no século XXI enfrenta e a busca por compreender seu papel e sua função social diante de contextos adversos. Assim, esta obra destina-se mais especialmente ao público universitário: pesquisadores, docentes, acadêmicos e a comunidade inserida nesse movimento”.

Eventos

O II Seminário Integrador de Extensão ocorreu nos dias 13 e 14 de junho e 26 e 27 de setembro de 2018 e o III Seminário Integrador de Extensão, realizado juntamente à IV Mostra de Extensão e Cultura e ao Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde de Santa Catarina, ocorreu nos dias 18 e 19 de junho de 2019. Ambos tiveram como sede o Campus Chapecó. Os encontros tiveram a participação de todos os demais campi da UFFS e reuniram mais de 600 pessoas, entre docentes, discentes, técnicos administrativos, movimentos e organizações sociais e demais representantes da sociedade.

Segundo volume

O segundo volume da obra, com previsão de publicação até o fim de dezembro, terá duas seções. A Seção I trará escritos que relatam e problematizam as questões relacionadas à saúde. Já a Seção II terá textos representativos de outras linhas temáticas, especialmente, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

Link para download gratuito da obra: Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS