Obra lançada pela Editora UFFS aborda articulação entre Química e Literatura
Livro é o quinto volume da coleção Ensino de Ciências

Publicado em: 18 de dezembro de 2023 16h12min / Atualizado em: 19 de dezembro de 2023 14h12min

A Editora UFFS lançou na sexta-feira, dia 15, o quinto livro da coleção Ensino de Ciências. Intitulada “Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de Química”, a obra é organizada pelos docentes Marcelo Pimentel da Silveira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Fábio Peres Gonçalves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O livro é composto por três seções, com oito capítulos escritos por 14 autores, sendo seis portugueses e oito brasileiros. Na primeira seção – Ensino de Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos – os textos abordam conhecimentos teóricos sobre as relações entre ensino de Química e Literatura, assim como os percursos metodológicos para a análise de textos literários à luz da ciência. Na segunda seção – Literatura e Química: contributos para o ensino de Química – os textos trazem estudos a respeito da potencialidade de obras literárias para a articulação com o ensino de Química, na educação formal e não formal. A terceira seção, intitulada Literatura e Química: contributos à formação de professores de Química, apresenta textos que tratam da articulação entre ensino de Química e Literatura no âmbito da formação de professores.

Ao final do livro há uma entrevista com o professor João Zanetic, da Universidade de São Paulo (USP), que é considerado um precursor da articulação entre ensino de Ciências e Literatura.  “A gente tem, na verdade, dependendo das leituras que a gente faça, várias possibilidades diferentes, que se complementam, de levar a Literatura para salas de aula de Ciências ou as Ciências para as salas de aula de Literatura, Geografia, História, ou seja, essa ponte tem que ser, de preferência, um trabalho interdisciplinar” declarou o professor Zanetic.

Coleção

A coleção Ensino de Ciências, da Editora UFFS, é coordenada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, docentes da UFFS – Campus Cerro Largo. Confira a seguir os demais livros da coleção:

- Pesquisas, vivências e práticas de Educação em Saúde na Escola – Organizadores Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e Tiago Venturi;

- Proposições e novos olhares ao Ensino e Ciências – Organizadores Nicole Glock Maceno e Ana Carolina Araújo da Silva;

- Educação em Astronomia: reflexões práticas formativas – Organizadores Gustavo Iachel e Roberta Chiesa Bartelmelos;

- Pesquisas no Ensino de Ciências: reflexões sobre currículo e formação de professores – Organizadores Eduarda da Silva Lopes, Rosemar Ayres dos Santos e Sandra Maria Wirzbicki.