Outubro Rosa: conscientização e controle do câncer de mama
A UFFS apoia essa campanha.

Publicado em: 05 de outubro de 2021 09h10min / Atualizado em: 05 de outubro de 2021 14h10min

O mês de outubro é considerado o período em que são intensificadas as ações sobre a prevenção do câncer de mama. A campanha conhecida como Outubro Rosa tornou-se um grande evento no cenário mundial para a conscientização sobre a doença. 

A professora do curso de medicina da UFFS - Campus Chapecó Maíra Rossetto destaca que somente o autoexame das mamas isoladamente não é o mais indicado, mas que, ainda assim, é um ponto importante na descoberta de alterações. De forma geral, o que tem sido enfoque das políticas de saúde é que se deve atentar às modificações mamárias. “Nódulo que não some após o ciclo menstrual, manchas vermelhas na pele, mudanças na forma das mamas, nódulos e inchaço nas axilas, sulcos ou afundamentos em alguma região da mama, secreção que sai do mamilo e alterações na aréola. Tudo isso pode ser indicativo de que há alguma situação que necessite de investigação clínica e é preciso procurar a unidade de saúde”, disse.

Maíra também explicou que o exame clínico das mamas deverá ser realizado pelo profissional (médico ou enfermeira) e a mamografia poderá ser solicitada. “O benefício de todo esse processo é a possibilidade de identificação e diagnóstico de uma possível patologia, garantindo tratamento em tempo oportuno”, ressaltou.

As preocupações sobre o assunto devem iniciar desde o início do desenvolvimento das mamas e o Ministério da Saúde orienta a observação dos fatores de risco para indicar a realização de exames. Dessa forma, a avaliação do risco será feita com base no histórico familiar de câncer (mão, tias, avós que já tiveram a doença aumentam o risco para câncer), além de outros fatores como obesidade, sedentarismo,  ingestão de álcool,  terapia de reposição hormonal, ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos e ter entrado na menopausa após os 55 anos também aumentam os riscos. Não ter amamentado pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama.

De acordo com Maíra, o Ministério da Saúde indica a realização de exame clínico das mamas por profissional a partir dos 35 anos de idade e mamografia anual, desde que tenha risco avançado (avaliação realizada com base nos fatores mencionados acima). Ainda, dos 40 aos 49 anos, a realização do exame clínico das mamas e, se alteradas,  fazer a mamografia; dos 50 aos 69 anos, orienta-se exame clínico das mamas e mamografia a cada dois anos.

Prótese de silicone

Dúvida frequente nos debates sobre o assunto, a prótese de silicone altera somente a estética das mamas, mas não é fator responsável por doenças. Maíra esclarece que “não há evidências de que as próteses de silicone aumentem o risco de câncer de mama. O rastreamento para a doença deve seguir sendo realizado sistematicamente como orientado pelo Ministério da Saúde com exames de imagem”, explicou.

Outubro Rosa na UFFS

A UFFS apoia a campanha de incentivo à busca e diagnóstico precoce de doenças e, por isso, desenvolve atividades, principalmente no mês de outubro, para que a informação chegue a todos os públicos. De acordo com a professora Maíra, “na UFFS, têm sido intensificadas as ações por meio das redes sociais visando difundir informações sobre como são realizados os exames, fatores de risco e sinais e sintomas para a ocorrência do câncer de útero e mama”.

Ainda de acordo com a professora, estão sendo desenvolvidas atividades na Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF) com agricultoras e também no sistema prisional com reeducandas, com ações pensadas para a conscientização da importância da realização dos exames preventivos para a saúde.

Também estão sendo organizadas ações nas unidades básicas de saúde que vão auxiliar nos mutirões de coleta do exame preventivo de câncer de colo de útero e distribuição de materiais educativos. Nesse sentido, estudantes e docentes do curso de Medicina e Enfermagem da UFFS estão realizando gravações de podcast, vídeos e programas de rádio para a veiculação de informativos com enfoque em fatores de risco, identificação de sinais e sintomas e a orientação de se buscar por unidades de saúde para a realização de exames diagnósticos de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde.

Maíra ressalta que, neste período, as unidades de saúde funcionam também aos sábados para que o acesso aos exames ofertados e materiais que serão distribuídos durante o mês de outubro sejam facilitados. “É fundamental o acompanhamento clínico e a realização dos exames preventivos”, concluiu.