Respondendo dúvidas sobre a UFFS em tempos de covid-19
Respostas a diversos questionamentos sobre o andamento da vida acadêmica e institucional durante a pandemia

Publicado em: 20 de maio de 2020 11h05min / Atualizado em: 01 de junho de 2020 15h06min

A Universidade Federal da Fronteira Sul recebeu, nos últimos dias, diversos questionamentos por parte de estudantes e comunidade regional sobre o andamento da vida acadêmica e institucional durante o período de pandemia de covid-19. Seguem algumas respostas a essas questões levantadas:


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Como está a situação do Calendário Acadêmico da UFFS?

Conselho Universitário (CONSUNI) da UFFS decidiu, em sessão realizada no dia 29 de abril, pela suspensão das atividades acadêmicas por tempo indeterminado. A suspensão passará por avaliação contínua do CONSUNI, realizada em sessões extraordinárias especialmente convocadas para esse fim, preferencialmente, com posicionamento da Comissão de Monitoramento das Implicações da Covid-19. Em sessão realizada na tarde dessa quarta-feira (27), o Conselho Universitário (CONSUNI) da UFFS, em sessão especial, que teve como pauta a reavaliação da suspensão do Calendário Acadêmico, apreciou um estudo em que foram apresentados três possíveis cenários para a retomada das atividades acadêmicas presenciais. Diante de um conjunto de circunstâncias apontadas pelos conselheiros, o CONSUNI deliberou pela não retomada das atividades presenciais. O órgão colegiado deverá se reunir na terceira semana do mês de junho, munido de novos estudos, para reavaliar o cenário. Até nova deliberação, seguem vigentes as determinações da Resolução Nº 11/CONSUNI/UFFS/2020. Continua válida a decisão anterior, que prevê que, quando o CONSUNI vier a deliberar pelo retorno das atividades presenciais, o reinício das atividades deverá ocorrer após, pelo menos, 10 dias da publicação da resolução que tratar do retorno. Caberá à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, à Pró-Reitoria de Extensão e à Pró-Reitoria de Graduação apresentar e manter atualizado um estudo detalhado sobre possíveis cenários para a retomada do Calendário Acadêmico.

 

Há probabilidade de o semestre ser cancelado?

A princípio, não, mas acompanhe as decisões do Conselho Universitário da UFFS no site da Instituição.

 

Este semestre será inteiramente cancelado? Como será feita a reposição das aulas?

No momento não há decisão nesse sentido.

Quanto à forma de reposição das aulas, assim que for encerrada a suspensão do Calendário Acadêmico pelo Conselho Universitário, as aulas serão repostas na sua integralidade. Parte da carga horária poderá ser ministrada no formato não presencial, contudo isso depende do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso. O percentual de atividades realizadas a distância autorizado pelo Conselho Universitário foi de até 40% da carga horária total de cada CCR.

 

Será feita recuperação das aulas?

Sim, as aulas serão recuperadas.

Quanto à forma de recuperação das atividades, até 40% da carga horária total de cada CCR poderá ser realizada a distância, mas dependerá do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso. No entanto, o restante das atividades será realizado de forma presencial, assim que forem retomadas as atividades acadêmicas. Dessa forma, o Calendário Acadêmico será retificado, sendo alteradas as datas de encerramento do semestre letivo.

 

Gostaria de saber se perderemos o semestre ou como vai funcionar.

O semestre em curso será concluído. Assim que a situação se normalizar, o Conselho Universitário irá deliberar sobre quando será o retorno e como acontecerá.

 

Tem previsão do retorno das aulas?

Conforme a Resolução nº 11/CONSUNI/UFFS/2020, fica prorrogada, por tempo indeterminado, a suspensão do Calendário Acadêmico da UFFS.

 

Gostaria de saber como vai ficar a devolução dos livros. Livros poderão ser devolvidos na Biblioteca sem multa?
As bibliotecas de todos os campi estão fechadas. Com a suspensão das atividades acadêmicas por tempo indeterminado, o Sistema de Bibliotecas da UFFS prorrogou a data de devolução dos livros de todos os usuários, não havendo aplicação de multas. As devoluções serão prorrogadas até o retorno das aulas presenciais. Caso os usuários necessitem de alguma orientação, podem entrar em contato pelos e-mails:
Divisão de Bibliotecas: prograd.dbib@uffs.edu.br
Chapecó: biblio.ch@uffs.edu.br
Cerro Largo: biblio.cl@uffs.edu.br
Erechim: biblio.er@uffs.edu.br
Passo Fundo: biblio.pf@uffs.edu.br
Realeza: biblio.re@uffs.edu.br
Laranjeiras do Sul: bilio.ls@uffs.edu.br

 

Há um prazo para permanecer sem aula presencial, pois quem é de outras cidades só pode viajar se souber um prazo?

O Conselho Universitário (CONSUNI) da UFFS decidiu, em sessão realizada no dia 29 de abril, pela suspensão das atividades acadêmicas por tempo indeterminado. A suspensão passará por avaliação contínua do CONSUNI, realizada em sessões extraordinárias especialmente convocadas para esse fim, preferencialmente, com posicionamento da Comissão de Monitoramento das Implicações da Covid-19. A próxima sessão extraordinária do CONSUNI está pré-agendada para o dia 27 de maio.

 

Terá reposição de aula aos sábados?

Sim, poderá haver reposição de aulas aos sábados, mas isso dependerá do colegiado do seu curso.

 

Qual será o futuro do semestre?

O semestre letivo 2020.1 será concluído. Assim que a UFFS retomar as atividades acadêmicas, o Calendário Acadêmico será retificado para atender às exigências de cada curso.

 

As datas de colação de grau sofrerão alterações?

Com a alteração do Calendário Acadêmico, o semestre letivo será estendido, então as datas de colação de grau, provavelmente, serão alteradas. Mas cada caso será avaliado no retorno das atividades acadêmicas.

 

Sou matriculada no Campus Erechim. Como ficarão os alunos da 1ª fase (meu caso)? Venho de SP.

O curso poderá definir um percentual de até 40% da carga horária total da disciplina a ser realizado a distância, mas isso depende do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso. Caso o curso opte pela oferta exclusivamente presencial, os estudantes serão notificados e o Calendário Acadêmico preverá novos dias para reposição das aulas.

 

Como vão ser as avaliações?

As avaliações ficarão a critério do docente responsável pela disciplina e do colegiado do curso.

 

Os prazos para pedido de defesa de mestrado serão considerados, visto a suspensão do Calendário Acadêmico?

De acordo com Portaria da Capes 36, de 19 de março de 2020, e da Resolução 3/CONSUNI/UFFS/2020, as bancas de defesas e qualificação podem ser suspensas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, se não for possível realizá-las a distância e observar as recomendações referentes ao enfrentamento da Covid-19.

O prazo de 60 dias não pode exceder o limite máximo de 30 meses para conclusão do curso. A decisão sobre a suspensão é tomada pelo programa e por todos os interessados envolvidos.

 

Os prazos outrora definidos para a entrega de documentação serão redefinidos?

Sim, os prazos serão redefinidos assim que as atividades estiverem normalizadas.

 

As aulas retornam quando o aeroporto ou rodoviária estiverem operando dentro da normalidade?

O Conselho Universitário, para tomar a decisão de retorno às aulas, poderá considerar a normalização de outros serviços imprescindíveis para locomoção coletiva.

 

Qual a situação dos estudantes matriculados regularmente para o segundo semestre?

A situação está normalizada. Caso o Calendário Acadêmico seja alterado, os estudantes serão notificados.

 

Alguma informação para os calouros 2020.2?

Neste momento, é importante que os estudantes acompanhem as publicações no site da UFFS. Caso o Calendário Acadêmico 2020 seja alterado, os estudantes serão notificados.

 

As turmas que iniciarão as aulas no segundo semestre já estão com alguma mudança no calendário?

Ainda estamos em fase de definição das atividades do primeiro semestre. Caso o Calendário do segundo semestre seja alterado, os estudantes serão notificados.

 

O início das aulas do segundo semestre continuará no dia 3 de agosto?

Com a retomada das atividades presencias do primeiro semestre, será possível avaliar quando o primeiro semestre será encerrado e iniciado o segundo. Os estudantes serão notificados sobre qualquer alteração no Calendário Acadêmico 2020.

 

 

AULAS A DISTÂNCIA

 

Por que não estamos tendo aula on-line?

A definição pela disponibilização de aulas no formato não presencial ou on-line depende do aceite do professor da disciplina, estudantes e do colegiado de curso.

 

Vai ter aula por vídeo?

Videoaulas poderão ser ofertadas, mas isso depende do docente que ministra a disciplina e da metodologia que ele utilizará.

 

Terá EaD para a primeira fase de Medicina?

Segundo a Resolução 3/CONSUNI/UFFS/2020, na reposição das atividades, parte das aulas de cada disciplina, até 40% da carga horária total, poderá ser realizada a distância, mas depende do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso.

 

Vamos ter aula semipresencial?

Segundo a Resolução 3/CONSUNI/UFFS/2020, na reposição das atividades, parte das aulas de cada disciplina, até 40% da carga horária total, poderá ser realizada a distância, mas depende do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso.

 

Quais são as últimas atualizações sobre as aulas presenciais e semipresenciais?

Resposta anterior.

 

Vai ter aulas EAD para recuperar as aulas perdidas ou vão ser recuperadas presencialmente?

Resposta anterior.

 

E quanto aos estudantes que não têm condições de desempenhar as atividades on-line?

O estudante será consultado sobre a viabilidade de realizar atividades on-line. A modalidade somente será adotada mediante o aceite de todos os alunos da turma.

 

Quanto ao EAD: como fariam os estudantes que possuem necessidades especiais?

Caso o estudante com necessidades especiais aceite a adoção de EaD, o material deverá ser adaptado à necessidade exigida pelo discente.

 

Vai ter conteúdos on-line?

Os conteúdos poderão ser disponibilizados on-line, mas isso dependerá do docente que ministra a disciplina e da metodologia que ele utilizará.

 

O curso de Pedagogia será dirigido a distância?

Não há possibilidade de conduzir todo o curso a distância, porém há a possibilidade de que parte das aulas seja ministrada remotamente (até 40% da carga horária total de cada disciplina), mas depende do aceite do professor da disciplina, dos estudantes e do colegiado de curso.

 

Como vai ser decidido sobre os CCRs que serão ofertados de forma semipresencial. Os professores enviarão formulário?

Cada curso ou secretaria, em cada campus, consultará os estudantes que cursem as disciplinas

que tenham o aceite do professor para ministrar parte da carga horária a distância.

 

Nenhum professor se manifestou ainda? Terá aulas EaD?

Cada curso consultará seus docentes sobre o desejo de ministrar aulas no formato EaD e, mediante o aceite dos professores, os alunos serão também consultados. Somente será ministrada alguma atividade de EaD mediante o aceite de todos os estudantes da turma, do professor e do colegiado de curso.

 

TRANSFERÊNCIAS E RETORNOS

 

Como fica o edital previsto para 15/05 do processo seletivo de retorno de graduado?

Quanto às transferências externas, ainda continuam marcadas para dia 15 de maio?

Como a realização desses processos depende de atividade presencial e como o Calendário Acadêmico está suspenso, as datas serão revistas. Acompanhe o site da UFFS com regularidade para informar-se sobre as possíveis alterações no Calendário Acadêmico 2020.

 

 

PROCESSOS SELETIVOS

Quero muito estudar na UFFS. Quando vai ter uma próxima chamada presencial?

Como o Calendário Acadêmico 2020 está suspenso, as chamadas foram suspensas também. Desse modo, sugerimos que acompanhe a publicação dos editais no site da UFFS com regularidade.

 

Eu gostaria de saber sobre o Vestibular Unificado?

O Vestibular Unificado foi realizado para preenchimento de vagas no ano letivo de 2020, porém as chamadas, neste momento, estão suspensas. A realização de novo vestibular depende de deliberação do Conselho Universitário da UFFS. Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, por favor, envie seu questionamento para o e-mail ps.uffs@uffs.edu.br.

 

As datas dos vestibulares continuam as mesmas?

No momento não temos previsão de novo vestibular. Orientamos a realização do ENEM 2020, uma vez que o ingresso na UFFS utiliza, majoritariamente, os resultados desse exame.

 

AUXÍLIOS SOCIECONÔMICOS DA UFFS


Quem recebe auxílio socioeconômico da UFFS tem direito ao auxílio emergencial do Governo Federal de R$ 600?

Sim. O auxílio emergencial do Governo Federal é um programa de transferência de renda destinado à população atingida por desastres, residente em municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência. O estudante precisa atender aos critérios para ter direito ao auxílio. Importante ressaltar que esse auxílio não é da UFFS.

 

Qual é o prazo de análise socioeconômica para solicitações de auxílios socioeconômicos da UFFS?

A solicitação pode ser feita a qualquer momento, de forma on-line, pelo Portal do Aluno, em “Análise Socioeconômica”.

Durante a suspensão do calendário acadêmico por conta da covid-19, a entrega dos documentos poderá ser realizada de forma digital. Para isso, o estudante deve entrar em contato com o SAE do seu campus para receber as devidas orientações.

 

Como faço para acessar o auxílio socioeconômico da UFFS?

Estudante ingressante pelas modalidades L1, L2, L9, V3322, PROHAITI ou PIN pode fazer sua inscrição pelo Portal do Aluno, em “Análise Socioeconômica”, e acessar os auxílios gerais.

Se já for estudante da UFFS ou ingressante pelas demais modalidades, precisa ter cadastro socioeconômico ativo no SAE, também feito pelo Portal do Aluno.

 

Gostaria de saber se, para os filhos de agricultores, será criado algum tipo de auxílio devido à seca?

Neste período não serão criados novos auxílios. A UFFS apenas disponibilizou o auxílio complementar aos estudantes que não conseguiram retornar aos seus lares de origem.

 

Tenho dúvidas quanto ao auxílio socioeconômico da UFFS que vence até o meio do ano de 2020.

Segue o que está previsto no Edital 28/GR/UFFS/2020.