Projeto Alto Uruguai terá atuação da UFFS

Publicado em: 18 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participará do Projeto Alto Uruguai – Cidadania, Energia e Meio Ambiente. Representantes da instituição participaram de uma primeira reunião na última semana para conhecerem o projeto.

Segundo o vice-reitor, Jaime Giolo, ainda não foram definidos os termos de participação da UFFS no projeto, mas já está certo que a universidade irá compor a equipe de várias entidades.

O projeto tem como princípio o compromisso com processos que contribuam para a construção da cidadania energética. Compõem o projeto, movimentos sociais e organizações locais. O objetivo principal é “fazer do Alto Uruguai uma região modelo na mobilização e organização sociais para superar o desperdício, uso inadequado e altos custos sociais e ambientais do modelo de desenvolvimento vigente na sociedade contemporânea”.

O plano de trabalho de 2010 a 2013 pretende trabalhar os seguintes eixos: conservação de energia, produção alternativa de energia, inclusão energética e acompanhamento das iniciativas implementadas no plano de trabalho anterior (2007-2010). O projeto prevê que 55 municípios catarinenses e gaúchos sejam incluídos nas ações.