Publicado novo edital do Programa de Educação Tutorial – PET

Publicado em: 03 de agosto de 2010 12h08min / Atualizado em: 17 de março de 2017 14h03min

Está publicado no Diário Oficial da União, desde o dia 02 de agosto, o Edital nº 9 do Programa de Educação Tutorial – PET. O Programa é implementado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), ambas vinculadas ao MEC.

Nesta edição do PET estão previstas a criação de até 300 novos grupos destinados às Instituições de Ensino Superior (IES). Destes, 150 são para os chamados PET/Conexões de Saberes, em temas que visem a inclusão e inserção à vida universitária de estudantes dos programas de educação do campo e licenciaturas para comunidades quilombolas e indígenas, bem como a possibilidade de criação de Grupos PET a partir dos grupos Conexões de Saberes existentes nas universidades federais.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e são organizados a partir dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. Entre os objetivos do programa estão a diminuição da evasão e elevação da qualidade acadêmica dos estudantes de graduação e a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização da educação superior.

Serão aceitas propostas de caráter interdisciplinar ou por área de conhecimento, bem como de âmbito institucional articuladas ao Projeto Pedagógico da IES e alinhada às políticas e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação. Os Grupos PET poderão ser formados com até 12 bolsistas. As propostas deverão ser elaboradas e assinadas pelo docente candidato à tutoria e preenchida em conformidade com o modelo disponível em http://sigproj.mec.gov.br/. O encaminhamento das referidas propostas segue até o dia 08 de setembro de 2010.

Com a Resolução 21 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 27 de julho de 2010, ficam equiparados os valores das bolsas PET com as demais bolsas oferecidas pelos programas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Assim, as bolsas dos estudantes passam para R$ 360,00, para os professores com o título de mestre agora são de R$ 1.200,00, e para aqueles que tenham título de doutor passam para R$ 1.800,00.

Calendário:
Inscrições das propostas até 08/09/2010
Divulgação dos resultados parciais até 01/10/2010
Prazo para interposição de recursos até 05/10/2010
Divulgação do resultado final até 08/10/2010

Mais informações:
Coordenação-Geral de Relações Estudantis da Diretoria de Desenvolvimento da Rede IFES da SESu/MEC pelos telefones:
(61) 2022.8180 (61) 2022.8184
Endereço eletrônico: