Reitores das Universidades Federais publicam carta em apoio à Universidade Pública

Publicado em: 05 de agosto de 2016 09h08min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Os reitores das universidades federais brasileiras, reunidos em Cuiabá, em 28 de julho de 2016, durante a CLIII reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), organizaram um manifesto em defesa do Sistema Federal de Ensino Superior público, gratuito, autônomo e de qualidade.

O objetivo é conclamar a todos para a defesa da Universidade Pública, patrimônio nacional. “Em vez de saídas unilaterais, desejamos o debate com toda a sociedade, queremos a participação das instituições públicas nos espaços de decisão e de controle das políticas educacionais, planejando e expandindo nossas universidades com orçamento e recursos humanos adequados”, aponta o documento.

Segundo o reitor da UFFS, Jaime Giolo, signatário do manifesto, o documento é oportuno “no momento em que se articulam no cenário brasileiro esforços destinados a privilegiar uma cultura privada em detrimento da consolidação e expansão da Educação Superior Pública”.

Acesse a íntegra do manifesto em www.andifes.org.br