Seis projetos da UFFS são contemplados com recursos do CNPq
Pesquisas foram aprovadas na Chamada Universal n° 10/2023, que disponibilizou um valor global de R$ 300 milhões

Publicado em: 06 de dezembro de 2023 12h12min / Atualizado em: 12 de dezembro de 2023 13h12min

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado final da Chamada CNPq/MCTI n° 10/2023 – Universal, que disponibilizou um valor global de R$ 300 milhões para projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil. A UFFS foi contemplada em seis projetos que, somados, receberão R$ 519.280,00 . Confira a seguir os projetos aprovados:

Docente: Claiton Márcio da Silva

Título do projeto: Histórias e futuros (sustentáveis) conectados entre Brasil e Holanda

Área: História

Valor aprovado: R$ 60.000,00

Docente: David Augusto Reynalte Tataje

Título do projeto: Manual de idenficação da ontogenia inicial dos peixes da bacia do rio Uruguai

Área: Zoologia

Campus: Cerro Largo

Valor aprovado: R$ 127.600,00

Docente: Joviles Vitório Trevisol

Título do projeto: O Programa Universidade Gratuita: análise de uma política pública de financiamento da educação superior em Santa Catarina

Área: Sociologia/Educação

Valor aprovado: R$ 40.160,00

Docente: Leandro Galon

Título do projeto: Manejo de plantas daninhas infestantes de culturas de interesse agrícola semeadas no outono/inverno e na primavera/verão em diferentes sistemas de cultivos

Área: Ciências Agrárias/Agronomia/Fitotecnia/Manejo Integrado de Plantas Daninhas

Campus: Erechim

Valor aprovado: R$ 234.760,00

Docentes: Vicente Neves da Silva Ribeiro e Leonardo Santos

Título do projeto: Crise, migração e trabalho: trajetórias migrantes de venezuelanos no Oeste de Santa Catarina

Área do projeto: História Latino-Americana

Valor aprovado: R$ 15.760,00

Docente: William Zanete Bertolini

Título do projeto: Rupturas de declive fluvial no Planalto Basáltico catarinense expressões tectônicas passivas ou ativas na paisagem dissecada?

Área: Geomorfologia - Geociências - Geografia Física

Valor aprovado: R$ 41.000,00

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa de Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, “o Edital Universal do CNPq é um dos editais mais tradicionais de fomento à pesquisa no país. É um edital bastante concorrido, pois ele é aberto aos pesquisadores de todas as áreas de conhecimento. Em 2023 foram submetidos 9.757 projetos. Desse total, foram aprovados em torno de 2.751, envolvendo um montante de cerca de 300 milhões de reais. É muito importante ter a chancela e o apoio financeiro do CNPq, sobretudo para os docentes vinculados à pós-graduação. O financiamento obtido junto às agências externas é um importante indicador da qualidade dos projetos aprovados. Parabenizo todos os docentes da UFFS que aprovaram projetos no Universal 2023. Assim vamos consolidando a pesquisa institucional, e envolvendo mais pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação".