UFFS aprova projeto para estudos das licenciaturas

Publicado em: 29 de setembro de 2010 08h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Fomentar a qualidade dos cursos de licenciatura a partir da implantação e implementação do Núcleo de Estudos em Docência (NED) da UFFS como espaço de articulação entre professores formadores, professores em formação inicial e professores em exercício na educação básica. Esse é o objetivo do projeto da UFFS apresentado e aprovado pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também são objetivos do NED, a implantação de uma rede de laboratórios de estudos em docência nos diferentes campi, a promoção da articulação da prática docente dos cursos de licenciatura da UFFS e a realização de estudos e pesquisas sobre a atividade docente na educação básica.

O NED vai reunir 11 professores da UFFS, sendo nove participantes, um coordenador (Roberto Rafael Dias da Silva, do campus de Erechim) e outro coordenador adjunto. As licenciaturas em sociologia, história, ciências (química, física e biologia), letras, educação do campo, geografia, pedagogia e filosofia participarão do projeto.

Na justificativa do projeto, a equipe reforça que no Projeto Político Institucional (PPI) a UFFS coloca como um dos princípios norteadores o “atendimento às diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, estabelecidas pelo Decreto No. 6.755, de 29 de janeiro de 2009, cujo principal objetivo é coordenar os esforços de todos os entes federados no sentido de assegurar a formação de docentes para a educação básica em número suficiente e com qualidade adequada”. Assim, diante dessa diretriz e da vocação da instituição na formação de professores, a equipe destacou a necessidade vital do Prodocência na UFFS.

A estratégia de execução do projeto passa pela institucionalização do NED; realização de encontros periódicos para planejamento da implantação dos laboratórios em cada campus; criação de um fórum para consolidar a integração curricular das licenciaturas; promoção de cursos, seminários, oficinas e visitas de estudo para o aperfeiçoamento da comunidade acadêmica da UFFS e dos profissionais da educação básica; levantamento de dados sobre a educação básica regional; e pela viabilização da troca de experiências entre os cursos de licenciatura da UFFS e outras instituições.

Além do fortalecimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura a partir da articulação da prática docente, os resultados esperados com a implantação do NED são: integração da comunidade acadêmica dos diferentes campi da UFFS; cumprimento da missão da UFFS no que diz respeito à formação de professores e desenvolvimento regional; materialização do compromisso social universitário no que diz respeito à formação de qualidade de docentes para a formação básica; atendimento ao Plano Nacional de Educação (PDE) no sentido da inovação e desenvolvimento da educação básica de qualidade; interlocução com os professores da rede de educação básica, através de políticas e prática de educação continuada, de modo a promover possíveis respostas às demandas oriundas do sistema nacional de avaliação da educação básica.

O valor de execução do projeto, a cada ano, será de R$ 130 mil. O cronograma de ação vai de outubro de 2010 a dezembro de 2011.

Saiba mais:

O que é o Prodocência?
O Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. O edital 028/2010 é a segunda edição do programa no âmbito da Capes.

Principais objetivos
O Edital Prodocência 028/2010 vai selecionar propostas que: a) contemplem novas formas de gestão institucional; b) desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador; c) apresentem projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que elevem a qualidade da formação dos futuros docentes; d) integrem a educação superior com a educação básica; e e) orientem a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura.

Quem participa
Instituições Federais de Ensino Superior, incluídos os Institutos Federais, que possuam licenciaturas e Instituições Estaduais e Municipais de Educação Superior que tenham licenciaturas autorizadas na forma da lei.

Investimento
A Capes vai repassar recursos para até 60 projetos. Cada projeto poderá ser contemplado com um valor máximo de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) em recursos de custeio.

(Fonte: www.capes.gov.br)