UFFS assina acordo de cooperação com Universidad Nacional de Misiones (UNaM)

Publicado em: 05 de agosto de 2016 10h08min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Durante a próxima segunda-feira (8) e terça-feira (9), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza o II Encontro do Programa NósOtros, no Campus Chapecó. O objetivo do evento, além de desenvolver políticas de aproximação entre Brasil e Argentina, é a formalização de um acordo de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural que será assinado pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, e pelo reitor da Universidad Nacional de Misiones (Argentina), Javier Gortari.

Pela manhã, a programação inicia às 9h, no Auditório do Bloco B, com apresentação cultural e segue com palestra do cônsul adjunto da Argentina em Florianópolis, Octavio La Croce, com o tema “Políticas de aproximação cultural entre Brasil e Argentina” e com a assinatura do acordo de cooperação entre as universidades. Ao meio-dia será servido um almoço cultural com comidas típicas argentinas no Restaurante Universitário.

Durante a tarde, professores de todos os campi da UFFS e da universidade argentina reúnem-se para a elaboração de projetos conjuntos entre os dois países. Os professores estão divididos em grupos de trabalhos com os seguintes temas: Ensino de língua portuguesa e espanhola; Projetos de pesquisa em Biotecnologia; Políticas públicas; História da Fronteira Sul; Energias renováveis (Mestrado com dupla diplomação); Atendimento básico à saúde; Sistema Silvopastoril; Ambiente e saúde: biologia de conservação; Agroecologia; e Relações interculturais da Região de Fronteira.

No dia 9, a programação do NósOtros inicia também às 9h, com apresentação cultural e na sequência com a mesa-redonda “Perspectivas de cooperação entre as universidades na atual conjuntura política do Brasil e da Argentina”, com a representante da Secretaria de Educação Superior do MEC, Elizabeth Balbachevsky, com um representante brasileiro no Parlamento no Mercosul e com um representante do Ministério da Educação da Argentina. A mediação será realizada pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo. Às 12h30 será servido um almoço com comidas típicas brasileiras no Restaurante Universitário.

Para o reitor da UFFS, o NósOtros ganha importância tendo em vista a configuração econômica e cultural da região de fronteira. “A UFFS tem cerca de 1000km de fronteira com a Argentina. E essas regiões fronteiriças são afastadas das capitais dos dois países, o que, de certa maneira, enfraquece o intercâmbio cultural, científico e econômico nesses locais. Por isso, o diálogo entre as instituições de Ensino Superior presentes nesses espaços é salutar, pois é possível pensar em formas de integração bastante robustas para o desenvolvimento mútuo”, afirma.

A organização do evento é da Assessoria de Assuntos Internacionais e da Diretoria de Arte e Cultura da UFFS, com o apoio da coordenação do Programa de Relaciones Internacionales e Integración Regional, da UnaM.

Confira AQUI a programação completa do evento.

I Ciclo de Cinema Argentino

Dentro da programação do II Encontro do Programa NósOtros está a realização do I Ciclo de Cinema Argentino. A programação inclui a exibição de filmes e debates. O Ciclo é patrocinado pelo Ministério de Relações Exteriores e Culturais da Argentina por meio do Consulado da Argentina em Florianópolis.

Os interessados em participar das atividades podem realizar aqui a inscrição conforme abaixo:

Geral – 8 e 9 de agosto

Campus Chapecó – 9 a 12 de agosto