UFFS começa processo de implantação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu

Publicado em: 29 de setembro de 2010 12h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Evento que reuniu 76 doutores do quadro de docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nos dias 23 e 24, iniciou fase de implantação dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Na abertura, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, falou para a platéia sobre “A Pós-Graduação stricto sensu no contexto da consolidação da UFFS”. Após a palestra, aconteceu a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da UFFS, com abrangência até 2016 e que definiu as sete áreas consideradas fundamentais na estruturação dos programas. Depois os docentes foram separados em Grupos de Trabalho conforme suas formações para conhecimento mútuo e elaboração das diretrizes básicas dos programas de Pós-Graduação a serem implementados nos próximos seis anos. Fez parte ainda da programação a palestra “Perspectivas e desafios da Pós-Graduação da UFFS”, com a professora doutora Maria Lúcia de Barros Camargo, pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O seminário que aconteceu no Auditório do campus-sede foi a primeira discussão dos grupos de pesquisa reunidos em torno das oito áreas definidas como prioritárias pela UFFS, resultado dos vários fóruns temáticos que aconteceram nos cinco campi durante a realização da I Coepe. Como modo de ampliar as discussões e buscar o aprimoramento do processo, a partir desta semana acontecem seminários para definição das diretrizes e linhas de pesquisa nos cinco campi da instituição. Os eventos, agora com a participação de todos os docentes da UFFS, iniciaram no dia 21, em Cerro Largo, e têm prosseguimento em Laranjeiras do Sul e Realeza, nos dias 5 e 6 de outubro. A próximo encontro acontece no campus de Chapecó, no dia 8, fechando o ciclo em Erechim, no dia 14.

O processo de definição dos quatro cursos na modalidade stricto sensu de mestrado e dos dois doutorados a serem implantados pela UFFS até 2016 faz parte de um planejamento que teve seu ponto inicial com a realização da I Coepe, tem prosseguimento a partir de agora com a discussão nos Grupos de Trabalho e tem sua terceira etapa com a elaboração definitiva dos Programas de Pós-Graduação a serem analisados e aprovados pela Capes. À frente da Comissão criada para organizar todo este trabalho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, diz que “o trabalho realizado pelos docentes no âmbito dos grupos de trabalho foi muito rico e enriquecedor”. Para o professor, “os programas de pós-graduação propostos pelo Plano de Desenvolvimento começaram a ser definidos de forma mais concreta e objetiva. A partir de agora, cada grupo se pautará por um plano de trabalho, com reuniões e atividades permanentes”, avalia o pró-reitor, que conclui: “temos clareza que a estruturação da pós-graduação na UFFS envolverá muito trabalho, mas temos clareza onde queremos chegar e contamos com docentes muito motivados e ávidos para inserir-se na pesquisa e na pós-graduação. O seminário foi muito positivo. Estamos muito satisfeitos com os resultados até aqui”.

Programas a serem priorizados pelo Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação (2010-2016)
1. Agroecologia
2. Desenvolvimento Tecnológico e Inovação