UFFS promove capacitação de servidores sobre o Termo de Execução Descentralizada (TED)
Curso foi ministrado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro a servidores da Reitoria e dos campi da Universidade

Publicado em: 08 de dezembro de 2023 12h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2023 12h12min

A Diretoria de Orçamento (DORC) e a Divisão de Acompanhamento de Contratos e Convênios (DACC) promoveram, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, um curso de capacitação relativo ao Termo de Execução Descentralizada (TED). O objetivo do curso, realizado por meio de videoconferência, foi capacitar os servidores da UFFS quanto a celebração de TED, conforme o Decreto nº 10.426/20.

A capacitação contou com a participação de 33 servidores da Reitoria e dos campi da UFFS. Foram, ao todo, nove horas de conteúdo programático, troca de experiências e desenvolvimento de competências, coordenados pelas ministrantes Louseane Vidi (administradora) e Daiane Soffiatti Panigalli (economista), que são técnicas administrativas da DACC.

A diretora da DORC, professora Larissa de Lima Trindade, afirma que “o treinamento acerca de TEDs, além de ampliar e trazer novos conhecimentos aos servidores das unidades, levantou outras demandas que podemos aperfeiçoar na UFFS. Essa interação e capacitação precisa ser continuada e interativa entre os setores. O curso foi muito dinâmico, teve ótima participação dos servidores e foi desenvolvido por servidoras muito capacitadas no assunto. Acreditamos que possamos fazer outras formações envolvendo também os docentes e os gestores da instituição, afinal, são eles os principais captadores de recursos financeiros advindos por meio de TED”.

Para o servidor Bertil Levi Hammarstrom, do Campus Passo Fundo, o curso “foi uma excelente oportunidade de aprender e compreender mais sobre TED. Com a experiência e conhecimento das colegas que ministraram o curso, a minha visão ampliou significativamente, ainda mais com a agradável oportunidade de trocar experiências com outros colegas dos mais diversos setores da nossa Universidade. Pela qualidade e organização do curso, a minha expectativa foi mais que superada. Foram três dias de imersão em TED que, com certeza, qualificou o capital profissional dos servidores da UFFS. Espero por mais momentos como este no próximo ano”.

Para as ministrantes do curso, a capacitação promoveu o amplo conhecimento acerca das etapas de planejamento, formalização, execução e monitoramento, até o relatório de cumprimento do objeto do TED, garantindo uma maior efetividade na execução da descentralização do crédito e recurso financeiro.

Galeria de Imagens: