UFFS recebe a 1ª Chama Crioula de Santa Catarina
Evento aconteceu em alusão à Semana Farroupilha

Publicado em: 21 de setembro de 2020 16h09min / Atualizado em: 22 de setembro de 2020 09h09min

Neste sábado (19), em alusão à Semana Farroupilha, a UFFS recebeu a 1ª Chama Crioula de Santa Catarina, transportada e entregue pelos tradicionalistas Cavaleiros de Xapecó, que foram recebidos pelo vice-reitor, Gismael Francisco Perin, no espaço da Reitoria.

A manhã foi marcada pelos pronunciamentos do vice-reitor da UFFS, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Patrícia Romagnolli, do presidente da Associação Cultural Parque Farroupilha de Chapecó, Jair Schwambach, e do coordenador de cavalgada dos Cavaleiros de Xapecó, Lélio Marcos Zuffo, que ressaltaram a importância dessa parceria entre a Universidade e o movimento cultural tradicionalista farroupilha e destacaram uma série de ações idealizadas.

O presidente da Associação Cultural Parque Farroupilha de Chapecó entregou a carta de parceria que marca a continuidade do projeto “Tradição e Cultura Farroupilha” (antigo UFFS Farroupilha, executado de 2014 a 2016). O projeto incluirá uma das ações do programa “Tradições Culturais da Fronteira sul”, uma iniciativa da gestão da UFFS para desenvolvimento de ações culturais em todos os seus campi. O programa estará institucionalizado na Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Para o vice- reitor da UFFS, Gismael Perin, a chama crioula simboliza, para muito além das tradições gaúchas, a união de um povo para além das fronteiras. Trazida por cavaleiros, essa chama crioula nasceu do fogo de chão permanente, que foi mantido aceso desde a semana farroupilha do ano passado no Parque Farroupilha de Chapecó. “Trata-se da 1ª geração da Chama Crioula de Santa Catarina, sendo que a UFFS foi uma das várias entidades que a receberam. É um orgulho para a UFFS fazer parte deste momento, recebendo esse símbolo de união e liberdade. Este momento fortalece os laços com a comunidade que nos rodeia e que tem, nas suas tradições, uma forma de manter acesa sua história e todo um legado cultural”, afirmou.

Também de acordo com o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o evento é bastante simbólico para a UFFS e para a comunidade, não apenas para a comunidade tradicionalista. “Por reafirmar o valor cultural de um povo e o reconhecimento que a universidade pública lhe assevera. Isso combina muito com a trajetória de uma universidade que nasceu do clamor popular e que respeita seu povo e as suas tradições”, reiterou.

Prestigiaram o ato os pró-reitores de Graduação, Jeferson Saccol Ferreira; de Assuntos Estudantis, Rubens Fey, e de Gestão de Pessoas, Claunir Pavan; o Chefe de Gabinete, Rafael Santin Scheffer; os secretários especiais de Obras, Fabio Correa Gasparetto; de Tecnologia da Informação, Ronaldo Antonio Breda, e de Laboratórios, Edson da Silva; os diretores de Cultura, Everton Gabriel Bortoletti; de Tecnologia da Informação, Jean Carlos Pigatto, e de Comunicação Social, Felipe Stanque Machado Junior. Também participaram do evento os servidores Gelson Roque Guzzon, chefe do Departamento de Transportes e Logística, Jasiel Silvânio Machado Gonçalves, integrante dos Cavaleiros de Xapecó, e pessoas da comunidade regional.