UFFS recebe diretor de Avaliação e presidente da Capes

Publicado em: 15 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) marcará presença na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em dois momentos no mês de outubro. Em visitas inéditas à região, o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, e o presidente da agência de fomento, Jorge Guimarães, estarão em Chapecó nos dias 22 e 28, respectivamente.

Ambos tratarão de um assunto bastante pautado na UFFS nos últimos meses: os programas de pós-graduação Stricto sensu da instituição. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, os professores da Capes vêm para a UFFS em um momento fundamental. “A presença da Capes nesse momento é extremamente importante porque estamos estruturando a pós-graduação na UFFS. Vamos apresentar ao Presidente da Capes, Jorge Guimarães, e do Diretor de Avaliação, Lívio Amaral, o trabalho que estamos desenvolvendo, assim como os principais desafios e necessidades. Queremos dialogar sobre isso. Os nossos docentes terão a oportunidade de conhecer melhor as políticas de pós-graduação no Brasil, assim como o sistema de avaliação que a Capes utiliza para avaliar os programas de mestrado e doutorado. Temos certeza que a presença da CAPES ajudará a UFFS a ter ainda mais clareza de seus propósitos com a pós-graduação e a pesquisa”.

Lívio Amaral fará a palestra “Avaliação Trienal 2010 e os novos programas de Pós-Graduação” no auditório do campus-sede da UFFS às 9h30min. O público principal é formado pelos doutores e doutorandos da UFFS que integram os sete grupos de trabalho responsáveis pela elaboração dos primeiros projetos de mestrados e doutorados da instituição.

Ele também participará de uma reunião de trabalho com a reitoria, pró-reitores e diretores dos campi da UFFS. No encontro, será apresentado e discutido o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto sensu na UFFS. Será abordada, ainda, uma estratégia de possível apoio da Capes à UFFS para a implantação dos programas. De acordo com Trevisol, a UFFS conversará com Amaral sobre possíveis consultorias em cada uma das áreas dos projetos e sobre a possibilidade da vinda de professores visitantes para a implantação dos programas.
A presença do presidente da Capes, Jorge Guimarães, também está confirmada, conforme o pró-reitor. Ainda não foram definidos o tema e o horário da palestra, mas assuntos como o papel da pós-graduação no processo de consolidação da UFFS e a resolução do Conselho Nacional de Educação que estabelece como critério de credenciamento e recredenciamento das universidades ter três mestrados e um doutorado até 2013; e quatro mestrados e dois doutorados até 2016, devem ser abordados durante o evento.