Diretoria de Organização Pedagógica (DOP)

A Diretoria de Organização Pedagógica – DOP é responsável por orientar a construção e execução dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de graduação da UFFS. Para isso, tem a atribuição de fornecer orientações aos colegiados dos cursos e às comissões de implantação dos novos cursos sobre adequação dos projetos: para as legislações educacionais dos âmbitos nacional, institucional, de áreas e de cada curso; aos elementos pedagógicos e técnicos do PPC e seus respectivos anexos, conforme as dimensões político-legal e contextual apresentadas nos projetos. Consoante a isso, do mesmo modo é a instância responsável pela coordenação dos processos de análise e tramitação das propostas de PPCs, em diálogo com Coordenações de Cursos, Coordenações Acadêmicas, Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis – CGAE e demais instâncias executivas da UFFS.

Complementarmente, a DOP tem a atribuição de consolidar as informações dos PPCs homologados, através do cadastro dos dados dos componentes curriculares nos sistemas de gerenciamento acadêmico, da formatação e da publicação do documento no site da UFFS.
Também tem a responsabilidade da orientação pedagógica e o acompanhamento das ações previstas nos PPCs, como a análise e homologação de propostas de Resoluções de Curso que impliquem em ajustes nos projetos, sua publicação e atualização do PPC no site institucional, bem como em relação a construção de planos de ensino, de atividades curriculares, processos de autoavaliação e demais demandas inerentes à gestão pedagógica dos cursos, em respeito aos fluxos já estabelecidos institucionalmente.

Acompanha ainda os processos de avaliação do INEP/MEC para o reconhecimento dos cursos da Universidade e assessora ações de formação continuada em colaboração com os Núcleos de Apoio Pedagógico (NAPs), além de assessorar espaços de diálogo e discussão entre os colegiados de curso através de diferentes fóruns, tais como o das Licenciaturas e dos Domínios Comum e Conexo.