DECISÃO Nº 17/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023

Aprova relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo - Escola da Terra, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

A PRESIDENTE DA CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, considerando o Processo nº 23205.015911/2023-35,

DECIDE:

Art. 1º Aprovar o Relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo - Escola da Terra, da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O curso, com carga horária de 400 (quatrocentas) horas, foi ofertado pelo Campus Laranjeiras do Sul-PR, no período de maio de 2022 a março de 2023.

Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 6ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 12 de julho de 2023.


PATRICIA ROMAGNOLLI
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
 
EVERTON MIGUEL DA SILVA LORETO
Presidente em exercício do Conselho Universitário
 
 
ANEXO I
DECISÃO17/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2023, DE 20 DE julho DE 2023

 

RELATÓRIO FINAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ESCOLA DA TERRA OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL-PR

 

1. Dados de identificação do curso

Nome do curso: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ESCOLA DA TERRA

Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): Educação CÓDIGO DO CNPq 7.08.00.00-6

Forma de oferta: PRESENCIAL - ALTERNÂNCIA

Proponente:

( )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação

Especificar: Pós Graduação em Realidade Brasileira - Turma 2; Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas.

( X ) Grupo de Pesquisa

Especificar: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia

( ) Pró-Reitoria(as)

Especificar: Pesquisa e Pós-graduação

Campus de oferta: Laranjeiras do Sul, PR

Documento de aprovação da oferta do curso: DECISÃO Nº 27/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2021

 

 

2. Dados do coordenador do curso

Nome completo: Ana Cristina Hammel

Titulação acadêmica: Doutora

Portaria de designação: PORTARIA DE PESSOAL Nº 120/GR/UFFS/2022

 

E-mail: ana.hammel@uffs.edu.br

Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902013686022606

 

3. Caracterização do curso

Data de início: 02/2022

Data de término: 03/2023

Carga horária total: 400 horas

 

Alteração no cronograma: Houve um atraso no início das aulas devido ao período da matrícula que foi prorrogado e as aulas iniciaram apenas em maio de 2022, isso ocasionou etapa mais próximas e o tempo comunidade com menos intervalo, porém não teve alteração no prazo final o curso que foi previsto para março de 2023.

 

 

4. Das vagas, Matrículas e Concluintes

Vagas ofertadas: 50

Inscritos: 50

Selecionados: 50

Matriculados: 49

Desistentes:

Evasão:

Concluintes: 33

 

5. Público Alcançado

O público alvo foi composto por educadores/as que atuam nas escolas de educação básica das redes estadual e municipal de ensino; Educadores/as e gestores/as que atuam em escolas do campo, organizadas em multisseries, multianos e ciclos de formação humana; Egressos/as do Programa de formação Continuada Escola da Terra. A formação buscou contribuir com a formação continuada dos professores em diálogo com a comunidade e com as necessidades que demandam da realidade.Foram quatro guias que agora retornam para a escola e para a comunidade.

 

 

6. Matriz Curricular e Docentes

Disciplina

Carga horária

Período de Oferta

Professor Responsável

(nome completo)

Titulação

O impacto das políticas neoliberais na educação

20

05/05/2022 a 30/08/2022

Régis Clemente da Costa

Doutor

Fundamentos da Educação rural e Educação do Campo

20

07/07/2022 a 30/09/2022

Maria Antônia de Souza

Doutora

A periodização do desenvolvimento humano

20

05/05/2022 a 30/08/2022

Natacha Eugênia Janata

Doutora

Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares

40

08/07/2022 a 30/09/2022

Ana Cristina Hammel

 

Maria Eloá Gehlen

Doutora

 

Doutora

A cooperação na escola e na comunidade

40

27/09/2022

a 30/10/2022

Fábio Luiz Zeneratti

 

Anelize Campos

Doutor

 

Doutora

Princípios e práticas agroecológicas na Educação do Campo

40

27/09/2022

a 30/10/2022

Roberto Antônio Finatto

Anelize Campos

Doutor

 

Doutora

Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida

30

05/05/2022 a

30/07/2022

Marcos Gehrke

 

Doutor

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

40

09/09/2022

a

20/02/2023

Ana Cristina Hammel

Doutora

Metodologia da Pesquisa

30

09/09/2022

a

20/02/2023

Roberto Antônio Finatto

Doutor

Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas

40

29/09/2023 a 12/12/2023

Fábio Luiz Zeneratti

 

Fabio Pontarolo


Maria Isabel Farias

Doutor

 

Doutor

 

 

Doutora

Práticas pedagógicas na área das linguagens

40

29/09/2023 a 12/12/2023

Christiane Maria Nunes de Souza

Alonso Nilson de Souza

Doutora

 

 

Doutor

Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática

40

29/09/2023 a 12/12/2023

Josimeire Apª Leandrini

 

Vitor de Moraes

Doutora

 

Doutor

Obs: Houve duas alterações de professores: o professor Régis Clemente da Costa assumiu uma a disciplina O Impacto das políticas neoliberais na educação, sendo a sua área de atuação; e o professor Afonso Nilson de Souza assumiu junto com a professora Christiane a disciplina de Práticas pedagógicas na área das linguagens, pois a professora Suzamara não pode assumir a disciplina.

 

6.1 Dados do Corpo docente substituto:

Nome completo: Régis Clemente da Costa

Titulação: Doutor

Forma de contratação: Efetivo

Experiência acadêmica e profissional: Professor da educação básica; professor do Ensino Superior

 

Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2354609009403083

 

 

Nome completo: Afonso Nilson de Souza

Titulação: Doutor

Forma de contratação: Colaborador

Experiência acadêmica e profissional: Artista popular, especialista em teatro.

Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1362414736513347

 

 

7. Desempenho Acadêmico

 

Acadêmicos(as)

(nome completo, sem abreviaturas, conforme deve constar no certificado)

Componente Curricular - Conceito

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

 

ALESSANDRA LOPES RIBEIRO

A

A

B

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

ALICE SAVI WUST

A

A

B

C

A

A

B

B

A

B

A

A

 

CAMILA JESSICA ROTERMEL

B

A

B

C

A

A

B

A

A

B

A

B

 

CERIZE MARIA DE CASTILHO

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

CILIANA FEDERICI

B

A

A

C

A

A

B

A

A

A

A

B

 

CLAUDIA ELENA DOS SANTOS

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

DANIELI CONRADO

C

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

DIOMARA RENHRA LOURENÇO MATHIAS

C

A

B

C

A

A

B

A

A

B

A

B

 

ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

C

A

 

EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI

C

A

B

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

EVERLI THALIA BORRE

A

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

 

FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

 

FRANCIELI DE SOUZA LEITE

A

A

B

B

A

A

B

A

A

A

A

B

 

GEVERTON VIEIRA

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

 

JAQUELINE BAIM

B

A

A

C

A

A

B

A

A

A

A

A

 

JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS

A

A

A

C

A

A

B

B

A

B

A

A

 

JESSE SILVA MARQUES

B

A

C

C

A

A

B

C

A

A

A

B

 

JOCELAINE ALVES DE MIRANDA

B

A

A

C

A

A

B

C

A

B

A

B

 

JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA

B

A

A

B

A

A

B

A

A

A

A

B

 

MAICON DIEKSON COSTA LEITE

B

A

A

B

A

A

B

B

A

A

A

B

 

MARCOS BORTOLLI

B

A

A

C

A

A

B

B

A

A

A

B

22)

MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

23)

MARILDA CANDIDO DOS SANTOS ARCANJO

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

24)

MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

25)

MARLI JOSÉ DE ALMEIDA

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

26)

NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS

A

A

B

C

A

A

B

A

A

A

A

B

27)

NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE

B

A

A

C

A

A

B

B

A

A

A

B

28)

ROBERTO SOARES DE MELO SILVA

B

A

A

B

A

A

B

A

A

A

A

C

29)

SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA

B

A

C

C

A

A

B

C

A

A

A

B

30)

SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

31)

SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

A

32)

SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

33)

VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO

B

A

C

C

A

A

B

B

A

A

A

B

Legenda:

1 - O impacto das políticas neoliberais na educação

2 - Fundamentos da Educação rural e Educação do Campo

3 - A periodização do desenvolvimento humano

4 - Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares

5 - A cooperação na escola e na comunidade

6 - Princípios e práticas agroecológicas na Educação do Campo

7 - Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida

8 - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

9 - Metodologia da Pesquisa

10 - Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas

11 - Práticas pedagógicas na área das linguagens

12 - Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática

 

8. Conceituação no Trabalho de Conclusão do Curso (monografia ou artigo)

Acadêmicos(as)

Título da Monografia/TCC

Conceito

1)

ALESSANDRA LOPES RIBEIRO

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

2) 

ALICE SAVI WUST

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

3) 

CAMILA JESSICA ROTERMEL

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

4) 

CERIZE MARIA DE CASTILHO

Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita

B

5) 

CILIANA FEDERICI

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

6) 

CLAUDIA ELENA DOS SANTOS

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

7)

DANIELI CONRADO

Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita

B

8) 

DIOMARA RENHRA LOURENÇO MATHIAS

Terra Indígena Rio das Cobras: guia metodológico para as escolas indígenas da terra indígena Rio das Cobras

A

9) 

ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS

Guia metodológico do inventário da realidade para as escolas da Terra Indígena Rio das Cobras

A

10) 

EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI

Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita

B

11)

EVERLI THALIA BORRE

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

12)

FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

13)

FRANCIELI DE SOUZA LEITE

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

14)

GEVERTON VIEIRA

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

15)

JAQUELINE BAIM

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

16)

JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

17)

JESSE SILVA MARQUES

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

18)

JOCELAINE ALVES DE MIRANDA

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

19)

JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

20)

MAICON DIEKSON COSTA LEITE

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

21)

MARCOS BORTOLLI

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

22)

MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

23)

MARILDA CANDIDO DOS SANTOS ARCANJO

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

24)

MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

25)

MARLI JOSÉ DE ALMEIDA

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

26)

NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

27)

NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

28)

ROBERTO SOARES DE MELO SILVA

A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I

B

29)

SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA

Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita

B

30)

SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

31)

SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

32)

SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS

A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná

A

33)

VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO

Guia metodológico do inventário da realidade para as escolas da Terra Indígena Rio das Cobras

A

 

9. Relação dos Acadêmicos com direito a Certificado de Especialização

Nome do (a) Acadêmico (a)

1)

ALESSANDRA LOPES RIBEIRO

2)

ALICE SAVI WUST

3)

CAMILA JESSICA ROTERMEL

4)

CERIZE MARIA DE CASTILHO

 5)

CILIANA FEDERICI

 6)

CLAUDIA ELENA DOS SANTOS

 7)

DANIELI CONRADO

 8)

DIOMARA RÉNHRA LOURENÇO MATHIAS

 9)

ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS

 10)

EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI

11)

EVERLI THALIA BORRE

 12)

FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI

13)

FRANCIELI DE SOUZA LEITE

 14)

GEVERTON VIEIRA

15)

JAQUELINE BAIM

16)

JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS

17)

JESSE SILVA MARQUES

18)

JOCELAINE ALVES DE MIRANDA

19)

JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA

20)

MAICON DIEKSON COSTA LEITE

21)

MARCOS BORTOLLI

22)

MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO

23)

MARILDA CÂNDIDO DOS SANTOS ARCANJO

24)

MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA

25)

MARLI JOSÉ DE ALMEIDA

26)

NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS

27)

NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE

28)

ROBERTO SOARES DE MELO SILVA

29)

SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA

30)

SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO

31)

SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA

32)

SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS

33)

VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO

 

9. Relação dos Acadêmicos com direito a Certificado de Aperfeiçoamento

(Somente os alunos que cursaram no mínimo 180 horas e/ou não concluíram o TCC)

 

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A)

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A)

1.

PAULA MORENO BOTONI

4.

 

2.

TATIANI SILVA MARQUES

 

5.

 

 

10. Relação dos Acadêmicos com direito a Declaração de Estudos

(Alunos que cursaram carga horária inferior 180 horas)

Nome do Acadêmico

Nome do Acadêmico

 

SOLANGE FERNANDES BARROZO DEBORTOLI

 

   

 

11. Descrição dos pontos fortes do curso

Alternância - os períodos de foram organizados em "momentos" pedagógicos que interagem, chamados de "Tempo Universidade", que compreende o tempo de formação na UFFS, e o "Tempo Escola-Comunidade" que envolveu a formação em serviço, acompanhados por formadores e pelos tutores, com atividades específicas do curso de formação realizadas nas comunidades. Essa articulação foi imprescindível para o uso de ferramentas de comunicação durante os diferentes tempos e espaços de formação.

Trabalho de Conclusão de Curso - Contou com encontros sistemáticos para sua conclusão do trabalho. Foi previsto um orientador para cada trabalho elaborado. A proposta do TCC foi um estudo teórico-prático de uma questão ou dimensão específica levantada a partir dos estudos realizados ao longo dos eixos, escolhida preferencialmente nas primeiras etapas do curso, que respeite a trajetória e os interesses de aprofundamento de cada participante e que tenha a potencialidade, prática e teórica, necessária para tornar-se uma espécie de foco articulador do conjunto de conteúdos trabalhados nos eixos.

A partir dos TCCs foram disponibilizados quatro guias, para serem utilizados como materiais didáticos:

1. Guia metodológico para escola multiseriadas do Paraná;

2. Guia metodológico para escolas multianos do Paraná

3. Guia metodológico: Inventário da Realidade da Terra Indígena Rio das Cobras;

4. Guia metodológico: Plano de Estudos para os anos iniciais das escolas organizadas em Ciclos de Formação Humana com complexos de estudos.

 

12. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso

Embora tivemos um índice considerável de desistência, para além do que projetamos, em considerando as demais ofertadas pela UFFS, foi a que mais se formou no último período. Também destacamos as qualidades dos TCCs produzidos que voltaram para escola de forma a contribuir na prática pedagógica. Serão quatro guias que ganharam fôlego nesse período.

 

13. Considerações finais

O curso permitiu a formação de especialista em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo, com qualificação técnica e pedagógica para qualificar e fortalecer o trabalho nas escolas do campo. Além disso a partir do Trabalho de Conclusão de Curso foi possível produzir guias que serão utilizados nas escolas de abrangência do projeto e para além delas.

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 20 de julho de 2023.
Data de publicação: 20 de julho de 2023.

Patricia Romagnolli
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura