ATA Nº 3/CAP/UFFS/2018
ATA Nº 3/CAP/UFFS/2018
ATA DA 3ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA
Aos onze dias do mês de julho do ano de dois mil e dezoito, às treze horas e quarenta e cinco minutos, na Sala de Videoconferência no subsolo do Bloco da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). A reunião foi presidida pelo Diretor de Pesquisa em exercício, Senhor Ilson dos Santos. Estavam presentes os servidores técnico-administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Elenice Gomes e Marcus Georg; do Campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Marlei Veiga dos Santos, Tiago Vecchi Ricci, Suzymeire Baroni, Juliana Marques Schontag, Jorge Luis Palacios Felix, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Inês Matos Uhmann, Deniz Alcione Nicolay, Caroline Mallmann Schneiders, Sidinei Zwick Radons, Monize Samara Visentini, e o técnico-administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do Campus Chapecó os professores: Paulo Roger Lopes Alves, Raquel Aparecida Pegoraro, Margarete Dulce Bagatini, Jane Kelly Oliveira Friestino, Marlon Brandt, Aline Peixoto Gravina, Leandro Henrique Manfredi; do Campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Marília Teresinha Hartmann, Clarissa Dalla Rosa, Helen Treichel, Paola Mendes Milanesi, Altemir José Mossi, Angela Favaretto, Adriana Salete Loss, e a técnico-administrativo: Cleusa Fernanda Carraro Hilguera; do Campus Laranjeiras do Sul os professores: Roberto Antônio Finatto, Vânia Zanella Pinto, Lisandro Tomas da Silva Bonome, Cátia Tavares dos Passos Francisco, Maria Eloá Gehlen, e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do Campus Passo Fundo os professores: Gustavo Iszanski Acrani, Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Lissandra Glusczak, Amauri Braga Simonetti, Ivana Loraine Lindemann, e a técnico-administrativo: Ivânia dos Santos Lago; do Campus Realeza os professores: Adelita Maria Linzmeier, Elis Carolina de Souza Fatel, Dalila Moter Benvegnú, Maiara Garcia Blagitz Azevedo, Márcia Adriana Dias Kraemer, e a técnico-administrativo: Dafne de Moraes Deparis; Justificaram ausência os docentes do Campus Chapecó: Aline Massaroli, Marco Aurélio Tramontin da Silva, Patricia Gräff; do Campus Erechim: Gean Delise Leal Pasquali Vargas. O senhor Ilson iniciou a reunião saudando a todos os presentes, e passou para os itens da Pauta: 1 INFORMES: 1.1 Finep: informou que a Finep irá publicar várias chamadas a partir na data da presente reunião, pediu que os interessados em submeter alguma proposta fiquem atentos e organizem-se. Mencionou sobre a organização de um evento para receber os membros da Finep na cidade de Chapecó, com data prevista para o dia quinze de agosto do corrente ano, com a finalidade de apresentar os trabalhos realizados na UFFS com os recursos da Finep. 1.2 CNPq: disse que foram disponibilizados vinte e cinco cotas bolsas mais dez de Ensino Médio totalizando trinta e cinco cotas ofertadas via CNPq. Lembrou que no dia dezessete de julho próximo acontecerá a reunião do Comitê Externo do CNPq, que vai avaliar processo de distribuição das bolsas na UFFS. Sobre a publicação dos editais de resultado das bolsas CNPq, informou a possibilidade de ser publicado a partir de quinta-feira mais tardar sexta-feira, próximas, pediu que as Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação encaminhem seus resultados para que a Diretoria de Pesquisa possa proceder com a divulgação dos mesmos. 1.3 Política de Pesquisa: esclareceu que o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretora de Pós-Graduação estão coordenando os trabalhos, junto aos demais colaboradores, por meio de videoconferência. 1.4 Outros: O professor Eduardo, do campus Erechim, questionou com relação a disponibilização de bolsas via edital UFFS para o segundo semestre, o presidente da sessão falou que as negociações com as Fundações de Amparo a Pesquisa estão sendo feitas, com a FAPESC já está em fase final com previsão de edital eminente, já com as outras, FAPERGS e FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, caso as negociações não avancem é provável que seja disponibilizado edital de fomento e bolsas via UFFS sem o apoio das referidas fundações. Passou para o segundo item de pauta. 2 APROVAÇÃO DAS ATAS ANTERIORES: mencionou que as atas referentes as reuniões dos dias quatorze de março e nove de maio do corrente ano foram enviadas por e-mail junto da convocação da presente reunião, comentou que as solicitações de correções ortográficas recebidas por correio eletrônico foram acatadas, solicitou a manifestação dos presentes para aprovação, as atas ficaram aprovadas. 3 CRIAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: Ilson pediu a inclusão de mais dois grupos ao item de pauta, que foi aceito. O professor Sidinei solicitou que os pareceres sejam disponibilizados aos membros do CAP previamente, foi decidido que os pareceres serão encaminhados para apreciação prévia dos membros. 3.1 Grupo de Pesquisa Geografia e Saúde (GeoSaude) – Chapecó (relatora: Professora Elis Carolina de Souza Fatel – Processo: 23205.001472/2018-16) a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, os demais membros concordaram com a relatora e a criação do referido grupo foi aprovada; 3.2 Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia – GICET – Erechim (relatora: Professora Valdete Boni – Processo: 23205.001492/2018-97) o coordenador do campus Chapecó leu o parecer onde a relatora foi favorável à criação do grupo, os demais membros concordaram com a relatora e a criação do referido grupo foi aprovada; 3.3 Grupo de Estudos e Pesquisa em Infâncias, Gênero e Corpo na Educação – Chapecó (relatora: Professora Judite Scherer Wenzel – Processo: 23205.001357/2018-41) a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, os demais membros concordaram com a relatora e a criação do referido grupo foi aprovada; 3.4 Produção, transformação e armazenamento de alimentos. – Laranjeiras do Sul (relator: Professor Marco Aurélio Tramontin da Silva – Processo: 23205.004470/2017-06) o coordenador do campus Chapecó leu o parecer onde o relator foi favorável à criação do grupo, os demais membros concordaram com a relatora e a criação do referido grupo foi aprovada. 3.5 Grupo de Matemática e Ensino – Realeza (relatora: Professora Raquel Aparecida Pegoraro – Processo: 23205.001534/2018-90) a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, os demais membros solicitaram que aprovação do grupo fique para próxima reunião do CAP, visto que a aprovação do grupo foi incluída na pauta no início da presente reunião, quando o parecer deveria ter sido disponibilizado previamente aos membros do CAP; 3.6 Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria – Chapecó (relatora: Professora Dalila Moter Benvegnú – Processo: 23205.001496/2018-75). a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, os demais membros solicitaram que a proposta seja devolvida ao proponente para ajustes, tendo, em vista que vice liderança do grupo, não possui titulação de doutor, que é desejável para atuar na liderança. Após manifestação dos presentes pela não aprovação dos grupos 3.5 e 3.6, incluídos posteriormente ao item de pauta, o CAP definiu que estes deverão ser submetidos a aprovação na próxima reunião. O professor Eduardo resgatou que já havia sido definido, em sessão anterior, que o(s) parecer(es) deve ser enviado previamente para todos os convocados, não cabendo a leitura do parecer em sua íntegra na reunião. 4 EDITAIS - ELEMENTOS DESCLASSIFICATÓRIOS: o presidente da sessão elencou elementos a serem debatidos. Abriu para inclusão de outros elementos desclassificatórios. A professora Margarete trouxe a questão da autenticidade de um mesmo projeto submetido a dois editais (PIBIC e PIBIT). Também, sobre a clareza, nos editais, do pré-requisito do proponente possuir a titulação de doutor. 4.1 Edital único para IC/IT: foi construído o entendimento pela manutenção de editais distintos, um PIBIC e outro PIBIT; 4.2 Documentos em PDF: foi debatido sobre o tema, os campi de Laranjeiras do Sul e Erechim votaram pela não desclassificação das propostas onde os documentos submetidos não estejam em formato de arquivo PDF, já os campi de Cerro Largo, Chapecó, Passo Fundo e Realeza votaram pela desclassificação. Ficou definido que os arquivos submetidos devem estar em formato PDF, não estando no formato a proposta deve ser desclassificada; 4.3 Colaboradores no subprojeto: chegou-se ao entendimento de que não devem ser desclassificadas as propostas que tem colaborador, foi solicitado que a opção de inserir colaborador esteja desativada no sistema PRISMA; O professor Eduardo manifestou sua posição com relação aos elementos desclassificatórios, principalmente sobre o formato do arquivo, disse que era preciso qualificar a pesquisa, não deixar aprovar projetos bons qualificados por detalhes não significantes para o tema. 4.4 Plano de Trabalho: ficou entendido que as propostas que apresentarem plano de trabalho maior ou menor do que o período disponibilizado em edital serão desclassificadas; 4.5 Período de vigência: na opnião da maioria dos presentes chegou-se ao entendimento que o período de vigência da proposta deve ser igual ao período disponibilizado no objeto do edital, porém, todos concordaram que o sistema deve trazer as datas conforme a chamada, não disponibilizando ao proponente a alteração; 4.6 Título do subprojeto: os membros do CAP concordaram que o título do subprojeto deve ser obrigatoriamente diferente do título do projeto “guarda-chuva”, cabendo desclassificação no caso de título igual. 4.7 Documentos em arquivo único: pelo entendimento da maioria ficou definido que os documentos devem submetidos em arquivos separados. 4.8 Identificação do projeto enviado para avaliação: todos campi, exceto Erechim, entendem que a proposta deve ser encaminhada para avaliação sem identificação do proponente, mantendo a forma de “avaliação as cegas”. O professor Paulo falou sobre as dificuldades na conferência da planilha de produção docente confrontada o lattes do proponente, mencionou o uso de um sistema chamado Sapi, já utilizado em outras instituições para avaliação da produção docente, que sanaria os problemas e erros encontrados nos processos anteriores. Sugeriu aos Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação e membros do CAP que solicitem junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a aquisição do mesmo e, como medida paliativa, seja exigido uma versão PDF do lattes do docente. Ilson retomou a palavra, disse que a aquisição do software será analisada pela Pró-Reitoria. Sendo dezesseis horas e quarenta e seis minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcus Georg, SIAPE 1877359, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.
Data do ato: Chapecó-SC, 11 de julho de 2018.
Data de publicação: 08 de abril de 2019.
Paulo Roger Lopes Alves
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa