ATA Nº 3/CCCBLS/UFFS/2020

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2020 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos quatorze dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte, às nove horas, por meio de videoconferência, reuniram-se os integrantes para terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso de graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Ricardo Key Yamazaki, bem como o Coordenador Adjunto, Alexandre Monkolski, e Roberson Dibax, Gian Machado de Castro, Luisa Helena Cazarolli, Diogo José Siqueira, Michel Pegoraro Simão, Biani Fatima Mulinetti, Valeria Cristina Gomes Garcia, Leticia Maria Polli Kades e Claudia Giongo, a professora convidada Jeane Cristina Justi, secretariando, a secretaria executiva da Secretaria Geral de Cursos, Marize Helena da Rosa Vendler.  Justificaram a ausência os seguintes membros: Aline Pomari Fernandes se encontra em licença maternidade e do professor Alexandre Manoel do Santos, que está ministrando aula. O coordenador expôs a pauta que foi previamente aprovada pelos presentes. 1. INFORMES: não teve informes. 2. PONTOS DE PAUTA: 2.1 Aprovação da Ata 02/CCCBL-LS/UFFS/2020: A Ata foi apresentada ao Colegiado pelo Coordenador do Curso e aprovada pelos membros do Colegiado. 2.2 Laboratórios: O coordenador Ricardo comentou que a coordenação de laboratório encaminhou uma planilha com o levantamento do uso dos laboratórios e que marcará uma reunião com a coordenação dos laboratórios e alguns membros do colegiado para discutir o uso dos laboratórios. Relatou que será liberado o uso do espaço da Unicentro, o qual pode ser utilizado principalmente para sala de aula. Assim, alguns laboratórios que não precisam da infraestrutura do bloco dos laboratórios podem ser transferidos para uma sala do Bloco A. Comentou sobre a possibilidade do laboratório de física ser alocado no Bloco A. O professor Gian expôs que, para um dos laboratórios de física ser alocado no bloco A, tem algumas questões para serem discutidas e ainda precisa ser conversado com os outros professores de física (Vivian e Wanderson). Comentou que conversou com o Thiago (coordenador acadêmico) sobre a mudança do laboratório de física para o Bloco A e teria que ver o controle da entrada no laboratório, principalmente pelo valor dos equipamentos que são caros. O técnico Diogo abordou que os laboratórios da CLAB-LS ultrapassam o Bloco dos laboratórios, tendo os laboratórios de informática e desenho técnico no Bloco A. Então, já tem um protocolo para este caso, que deve ser aprimorado no caso do laboratório de física considerando o valor dos equipamentos. O coordenador Ricardo relatou que recebeu três pedidos de demanda de laboratório: da professora Claudia Giongo, laboratório de biologia evolutiva de plantas; dele e do professor Robson Dibax, laboratório de cultivo celular para células animais e vegetais e do professor Carlos José Raupp Ramos, laboratório parasitologia. O colegiado deu ciência dessa demanda. A professora Cláudia comentou que viu a planilha encaminhada pela coordenação de laboratórios e considera importante saber se uma chave de porta dá o acesso a dois espaços. O técnico Diego comentou que tem casos que uma chave dá acesso a dois espaços, como no Bloco 2, o laboratório de nutrição e o museu tem uma chave; no bloco 3 os dois laboratórios de física e os laboratórios de fisiologia vegetal e botânica são interligados, bem como tem os laboratórios fruticultura e algas que têm acessos múltiplos, os quais estão em implantação. Relatou que acontece que na maioria dos casos um aluno pega várias chaves para realizar os trabalhos de pesquisa devido os equipamentos que ele precisa estarem alocados em vários laboratórios. Assim, acontece de outros alunos utilizarem os laboratórios que já estão abertos, então não tem como saber o real usos dos alunos, por isso foi sugerido o uso do crachá, para o aluno acessar os laboratórios por meio de crachá, porém foi visto que não era viável o sistema acesso via crachá devido ao custo. 2.3 Retorno de atividades do semestre 2020/01: O coordenador Ricardo comentou sobre as possibilidades de retorno do calendário acadêmico (retorno das aulas) de acordo com a Resolução nº 35-2020. Relatou que convidou os professores da primeira e terceira fases para participarem desta reunião. Questionou se algum professor tem dúvida sobre a referida resolução, quais componentes serão ofertados e quais componentes curriculares os professores consideram que não é viável ofertar. Abordou que o retorno das atividades proposto é de um semestre “especial” no período de 21 de setembro a até 24 de dezembro, com componentes curriculares realizados de modo remoto até 100% da carga horária. Comentou o que diz a resolução sobre aula prática, tendo alternativa do professor gravar as aulas práticas, ou concentrar as aulas práticas no final do semestre. O professor Gian expôs que sua dúvida é que, se os componentes curriculares começarem de modo remoto e durante a oferta melhorar as condições de segurança estes componentes terão que ser ofertados presencial. O coordenador Ricardo abordou que acredita que, caso as condições de segurança referentes a “pandemia” melhorarem os professores terão liberdade de escolha quando a oferta de componentes curriculares com aula presencial ou continuação da oferta com aula remota, bem como considera difícil o retorno das aulas presenciais, devido a preparação da estrutura, como alimentação, ônibus e os protocolos de segurança, como a verificação de temperatura. O professor Gian comentou que considerando que as aulas remotas são diferentes da presencial, na qual teria a oferta de um CCR de física para cada curso (biologia, aquicultura e engenharia de alimentos), pensou em ofertar um CCR de física unificado, para os diferentes cursos, ofertado no curso de biologia ou aquicultura, para todos os alunos se matricularem. Questionou como será contabilizado a carga horária deste CCR de física unificado. O Coordenador Ricardo abordou que concorda com a oferta de uma turma única de física e considera que tem que ser contado a carga horária de 3 CCR’s, porque a turma foi ofertada para 3 cursos. A professora Claudia expôs que uma questão que precisa ser vista, caso seja discutido o retorno das aulas presenciais, é que os alunos são de outros lugares e retornariam provavelmente de ônibus, o que poderia dificultar o controle da proliferação do Covid. A professora Jeane relatou que já se comprometeu com a oferta do CCR de Calculo I, o qual será uma turma que contemple os cursos de agronomia, aquicultura e engenharia de alimentos. Expôs que está disponível para ofertar componente curricular no curso de biologia, que tem trabalhado com os alunos do ensino médio e tem dinâmicas para o ensino remoto, como metodologia ativas. A discente Biane, questionou se já tem professora de psicologia e se é possível trocar a oferta de componentes deste semestre que tem aulas práticas, como o de física, por componentes curriculares teóricos que seriam ofertados nos semestres seguintes. O professor Gian abordou que a proposta é que a física seja cancelada e seja ofertada a física I unificada, para os cursos, assim o aluno que não quiser cursar física agora espera a oferta no próximo semestre. A discente Valéria, questionou como será a matrícula. O coordenador Ricardo expôs que já tem professora de psicologia e que a questão da matrícula não está organizada, será organizada. Abordou que o professor Alexandre Manoel ofertará os componentes curriculares estatística básica e meio ambiente economia e sociedade, que a matrícula destes componentes por enquanto é realizada por meio do acesso de um link para assistir as aulas. A discente Leticia comentou por exemplo, se o professor de física ofertar a disciplina agora e o aluno não se matricular ele tem vaga garantida na próxima oferta de física. O coordenador comentou que prioridade da vaga é do aluno da fase que está sendo ofertado o CCR, então o que pode ser feito é aumentar o número de vagas, mas não garante que o aluno que deixou de cursar um CCR possa matricular-se. Então, o aluno pode optar por não cursar nenhum componente agora, mais não tem como garantir mais para frente vagas nas turmas. O professor Alexandre expôs que pode ofertar agora   por meio remoto na primeira fase o CCR Invertebrados I e na terceira fase o CCR Invertebrados III. O coordenador comentou conversará com os professores de cada componente curricular de 2020.1 para ver a possibilidade de oferta dos CCR’s. A discente Valéria questionou sobre a contrapartida da universidade para os alunos que não tem condição de acesso as aulas remotas. O coordenador comentou que estão vendo a possibilidade o auxílio para assinatura de internet e empréstimo de notebook. A discente Biane, relatou que os alunos estão pensando em não realizar a semana acadêmica, considerando que os colegas da biologia provavelmente não vão participar por ser online. O colegiado do curso decidiu cancelar a semana acadêmica. O coordenador solicitou para o centro acadêmico o levantamento sobre o acesso dos alunos ao computador e internet. O professor Roberson comentou que pode ministrar aula remota mais é necessário para aula os livros, questionou como está a questão de empréstimo de livros. O Coordenador Ricardo expôs que se tiver livro no PDF pode disponibilizar, mas caso não tenha vai ver com a direção de campus a questão do empréstimo. A professora Claudia comentou que tem vontade de oferta o CCR Iniciação a Prática Científica, mas a preocupação é com o tempo para preparar um CCR de qualidade, mas está a disposição para ofertar o CCR. Abordou se tem liberdade de restruturar este CCR. O coordenador Ricardo comentou que pela resolução têm que fechar 72 horas e 16 encontros. Os membros do colegiado discutiram se todos os professores e alunos terão condições de realizar todos os CCR’s previstos para 2020.1. Os membros do colegiado compreendem que deve ser ofertado menos componentes, tanto para o professor preparar a aula com qualidade, quanto para o aluno poder estudar. Encaminhou-se que a coordenação do curso conversará com os docentes para ver a disponibilidade de oferta dos componentes, considerando que eles ministram aula em outros curso, e também conversará com a coordenação acadêmica sobre os componentes que serão ofertados para todos os cursos. A discente Leticia comentou sobre o PIBID. O coordenador Ricardo expôs que as atividades do PIBID foram adiadas para outubro, devido o cancelamento da CAPs e vai organizar um grupo do PIBID, para organizar as atividades. Sendo onze horas e cinquenta minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lotada na Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Coordenador de Curso.

Marize Helena da Rosa Vendler____________________________________________________

Ricardo Key Yamazaki__________________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 14 de agosto de 2020.
Data de publicação: 08 de dezembro de 2022.

Alexandre Monkolski
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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