ATA Nº 4/CCCBLS/UFFS/2021

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos vinte e cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e um, às nove horas, por meio de videoconferência, reuniram-se os integrantes para a quarta reunião anual ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Ricardo Key Yamazaki, bem como o Coordenador Adjunto, Alexandre Monkolski, e Aline Pomari Fernandes, Carlos José Raupp,  Gian Machado de Castro, Michel Pegoraro Simão, Biani Fatima Mulinetti, Valeria Cristina Gomes Garcia, Roberson Dibax.  justificou ausência Claudia Giongo. Participaram da reunião os servidores Augusto César Prado Pomari Fernandes da Coordenação Adjunta de Laboratórios e Ronaldo José Seramim da Coordenação Administrativa, para trazerem informações a respeito do ponto de pauta “Uso de materiais de consumo dos Laboratórios para projetos futuros do Curso”. Desta forma, o Coordenador Ricardo Key Yamazaki iniciou a reunião diretamente neste ponto, visando liberar os servidores e por ordem de organização desta ata, o referido ponto de pauta foi registrado após os informes. 1. INFORMES: 1.1 O Coordenador informou que após os questionamentos da última reunião, buscou mais informações sobre os processos de redistribuição de docentes e a informação é de que, após parecer desfavorável, estes processos são arquivados no Departamento de Provimento, Acompanhamento e Movimentações (DPAM), não havendo um histórico destes processos no campus, o que foi mudado nos últimos meses, tendo em vista que está sendo organizada uma lista destes processos no campus, que estará disponível para que os Colegiados possam avaliar cada perfil, verificando a possibilidade de atuação no curso e atendendo as especificações o parecer será favorável, podendo ser revisto quando da disponibilidade de vaga. 1.2 O mandato do Colegiado foi prorrogado o ano passado por conta da pandemia, conforme a Resolução nº 07/CONSC-LS/UFFS/2020, que prorroga o mandato de coordenação, coordenação adjunta e colegiados dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul até agosto de 2022. O Coordenador orienta que as substituições  devem ser pensadas desde agora, tendo em vista a dificuldade de adesão de novos participantes.  2. Pauta: 2.1 Uso de materiais de consumo dos Laboratórios para projetos futuros do Curso: 2.1.1 Ronaldo José Seramim, informou que foi realizado um levantamento através da Coordenação de Laboratórios e Almoxarifado, quanto ao consumo pelos laboratórios dos materiais específicos estocados no campus. Para finalizar este levantamento, usou-se os dados fornecidos pela Superintendência de Gestão Patrimonial, que mostrou o quantitativo financeiro de cento e trinta e seis mil reais, referente aos itens que não estão sendo consumidos, ou seja, os que estão estocados a muito tempo no campus, não havendo demanda para o uso destes materiais. Informou também que estes materiais foram adquiridos em anos passados quando da criação da universidade, quando não se tinha histórico de consumo para previsão das compras. 2.1.2 Após conversa com Augusto César Prado Pomari Fernandes, surgiu a possibilidade de trazer estas informações para o Colegiado. Ronaldo e Augusto expuseram que estão sendo feito esforços para movimentar estes materiais e que o curso de Ciências Biológicas seria a primeira possibilidade, segundo os responsáveis pelos laboratórios, tendo em vista ser uma licenciatura e  que poderia utilizar estes materiais montando uma estrutura de ensino nas escolas estaduais, sendo estas, campo de estágio para os acadêmicos. A ideia é viabilizar esta distribuição dos materiais, pautada em informações prestadas pelos docentes do curso, pois estes mantêm contato direto com as escolas estaduais e consequentemente teriam melhor condição de verificar a necessidade de cada local, inserindo assim os materiais necessários, o que seria uma forma de contribuir com a comunidade regional. Caso esta possibilidade não seja viabilizada, o campus consultará os demais setores e consulta geral aos servidores para verificar o interesse em utilizar estes materiais e não havendo interesse, será disponibilizado para os outros campi, em seguida doados a comunidade externa e outras IES que venham a manifestar interesse nos materiais.   Dentro da possibilidade do curso utilizar estes materiais no molde proposto aqui, os participantes manifestaram preocupação, quanto ao fato dos alunos estarem impossibilitados de irem até as escolas, tendo em vista as orientações de afastamento e o modo remoto das atividades. Foi exposto também que a Resolução nº35/CONSUNI/UFFS/2020 está sendo alterada, prevendo autonomia do campus para permitir uma ou outra atividade presencial, que após aprovação do Colegiado e Conselho de Campus, poderão ocorrer estas atividades o que também depende das normas da SEED para que sejam viabilizadas. 2.1.3 O Coordenador informou que no início do curso, houve discussão sobre demandas para laboratórios e que por conta da pandemia estas discussões foram interrompidas, mas que os professores do curso gostariam de um espaço nos laboratórios para utilizar em suas práticas, tendo em vista que o curso abrange estudos que dependem de estrutura apropriada. Informou também que existem espaços nos laboratórios que não estão sendo utilizados, mas que o acesso  não é direto para o curso por conta da organização administrativa atual, expôs que existe projeto em andamento sobre cultivo celular e que no momento não tem espaço para alocar os experimentos. O Coordenador aproveitou para solicitar que consulta seja realizada junto aos docentes responsáveis pelos laboratórios, visando identificar os espaços que não estão sendo utilizados e remanejar, para atender as demandas existentes, partindo de uma discussão envolvendo a parte administrativa. 2.1.4 Após as manifestações dos participantes, Augusto César Prado Pomari Fernandes, elaborará uma planilha constando os materiais que estão direcionados aos laboratórios de química, física e biologia, posteriormente disponibilizará para consulta aos docentes conforme sugerido no ponto 2.1.2 para verificação de interesse. Quanto a solicitação dos espaços nos laboratórios para o curso de Ciências Biológicas, foi antecipada a informação de que havendo o retorno das férias do professor Thiago Bergler Bitencourt, serão promovidas discussões com a Coordenação Acadêmica, visando reestruturar os laboratórios, para adequações dentro das possibilidades existente. 2.1.5 Aproveitando a oportunidade da presença dos servidores, o Coordenador Ricardo Key Yamazaki, relatou que alunos do curso estão com um projeto de criação de um vídeo para o componente Práticas como componente curricular e solicitou a verificação da possibilidade destes alunos estarem utilizando o Laboratório de Didática e câmera filmadora do campus. Ronaldo José Seramim se prontificou em consultar os responsáveis pelos laboratórios e equipamentos e dará retorno quanto a esta solicitação, aproveitou para informar que existem outros espaços no campus adequados para filmagens, estes, no Bloco Docente e Bloco A e que servidores fazem revesamento para dar suporte aos usuários destes espaços. 2.2 Aprovação dos Planos de Ensino 2021/1: 2.2.1 O Coordenador informou que os Planos de Ensino foram encaminhados através de link próprio para acesso dos participantes, relembrou que houve discussões em reuniões anteriores sobre a forma como vem sendo realizada as aprovações pelo Colegiado e se deve-se ou não fazer esta avaliação, considerando que o plano deve ser apresentado aos discentes no primeiro dia de aula. Em suas considerações, os participantes expuseram que houve orientações da Coordenação Acadêmica aos docentes quanto a confecção dos Planos de Ensino, que os planos já foram apresentados aos discentes para discussões e que cada docente é responsável pela elaboração e informações apresentadas em seus planos. Desta forma o Colegiado entende que, não há necessidade de avaliação dos Planos de Ensino pelo Colegiado e APROVA o plano para os seguintes componentes: GEX238 Meio ambiente economia e sociedade; GCB338 Biologia Celular; GCB337 Invertebrados I; GCB339 Morfologia vegetal; GEX805 Física I; GCH290 Iniciação à prática científica; GCH1268 Práticas como componente curricular I; GCH1209 Psicologia da educação e teorias da aprendizagem; GCB426 Anatomia e fisiologia humana; GCB425 Ecologia de populações; GCB427 Genética geral; GCH1270 Prática como componente curricular III; GCH797 Educação inclusiva; GEX209 Computação básica; GEX475 Introdução à astronomia. 2.2.2 O Coordenador informou que alguns Planos de Ensino até o momento não foram encaminhados pelos docentes para aprovação, que existem docentes a serem contratados para alguns destes casos. Informou também que foi cancelado o componente GCB422 Vertebrados por haver apenas dois alunos na turma, cancelado o componente GCB448 Microbiologia Básica, do qual os alunos foram migrados para a turma do curso de Agronomia e cancelada a Turma C do componente GCB421 Algas e fungos por falta de alunos. 2.2.3 Tendo em vista o consenso dos participantes quanto a aprovação dos Planos de Ensino conforme exposto no ponto 2.2.1 desta ata, o Colegiado entende que a aprovação dos Planos de ensino, pode ser realizada ad referendum pela coordenação do curso e REFERENDA ANTECIPADAMENTE a aprovação neste formato para os próximos semestres. O Colegiado reiterou que considera cada docente responsável pelo Plano de Ensino apresentado aos alunos, que para a elaboração, os docentes receberam as orientações necessárias da Coordenação Acadêmica e que não vê a necessidade de avaliação pelo Colegiado. 2.2.4 Os participantes fizeram considerações sobre as dificuldades que os docentes encontram na elaboração dos Planos de Ensino, a limitação do sistema que engessa o plano de aulas, considerando que o cronograma faz parte do documento. O Colegiado solicitou a Coordenação do Curso que, seja encaminhada para a Coordenação Acadêmica, uma solicitação de alteração no formato dos Planos de Ensino, retirando do documento o cronograma de aulas, entendendo que o plano deve ser fixo em sua publicação, contendo apenas a organização sequencial e lógica do conteúdo programático, sugerindo que o plano puxe os dados com possibilidade de edição e como exemplo de dificuldade, foi mencionado a questão das turmas divididas, nas quais o docente deve fazer o plano para a turma A B C e assim por diante. Não havendo mais nada a tratar, as dez horas e trinta minutos, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, lotada na Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Coordenador de Curso.

Marcia Regina Maximowski

Ricardo Key Yamazaki

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 25 de junho de 2021.
Data de publicação: 08 de dezembro de 2022.

Alexandre Monkolski
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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