ATA Nº 1/CCCBLS/UFFS/2022

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos dezoito dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas e trinta minutos, por meio de videoconferência no sistema Webex, reuniram-se para a primeira reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, presidida pelo Coordenador do curso Alexandre Monkolski. Fizeram-se presentes os docentes Aline Pomari Fernandes, Ricardo Key Yamazaki, Roberson Dibax, Gian Machado de Castro, Claudia Giongo e Luiz Carlos de Freitas na qualidade de titular, o representante dos TAES Diogo José Siqueira e a representante discente Tainara da Silva Costa.  O Coordenador iniciou a reunião com os informes. 1. Informes: 1.1 Justificativas de ausências: A discente Maria Eduarda Almeida Liandro está em trabalho acadêmico, o docente Carlos José Raupp Ramos está em consulta médica e o docente Alexandre Manoel dos Santos está em aula de Estatística experimental. 1.2 Aprovação do projeto de cooperação para pesquisa com Estação Ecológica: Foi aprovada a proposta enviada no dia dezessete de dezembro uma proposta de pesquisa para a Estação Ecológica Paulo Pinto de Oliveira, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, recebendo a resposta no dia vinte e três do mesmo mês, contemplando o curso de Biologia da UFFS. O projeto engloba a questão de qualidade da água de riachos e nascentes dentro da estação, levantamento de florístico e fitosociológico sob a responsabilidade da professora Claudia Giongo, levantamento de entomofauna inicialmente sob a responsabilidade do professor Carlos José Raupp Ramos e possivelmente a professora Aline Pomari Fernandes, levantamento de ave e fauna e algas e fungos, visando com todo esses processos levantar material para a educação ambiental que será levado para as escolas para divulgação. Foram feitas marcações de pontos na estação e na próxima semana iniciará os trabalhos do projeto. O Coordenador deixou aberto para todos que quiserem contribuir com o projeto. 1.3 Possibilidade de retorno das aulas presenciais: No fórum de coordenadores foi solicitado para a coordenação a realização de uma consulta com os docentes do curso, visando verificar a intenção de retorno presencial a partir do dia sete de março, este levantamento será analisado em reunião agendada para o dia vinte e dois de fevereiro, a qual definirá se haverá retorno das aulas presenciais. Dentro do informe o professor Luiz Carlos de Freitas informou que o curso de Pedagogia do qual ele faz parte do Colegiado também, deliberou encaminhar um documento ao Conselho de Campus solicitando a avaliação da atual situação dos dados da pandemia, entendendo o Colegiado que é possível o retorno das aulas presenciais, tendo em vista a alteração dos índices utilizados para definição do NSO que constam na resolução setenta e sete. Explicitou que o Colegiado vem sendo pressionado pelos acadêmicos quanto ao retorno presencial, sendo este também o posicionamento do Colegiado do curso de Pedagogia, que visa através do encaminhamento deste documento, pressionar quanto a avaliação que considera equivocada para o NSO alto que está sendo utilizando, tendo em vista que não estão considerando o índice de vacinação. 1.4 Aquisição de veículo para o curso: Diogo José Siqueira informou que tendo em vista a previsão do aumento das demandas de utilização de veículos para o curso, está sendo elaborado um ofício a ser encaminhado para a CAPES, visando pleitear a aquisição de veículo no modelo cabine dupla 4x4 a diesel com câmbio manual, sendo estas características necessárias para utilização nos trabalhos do projeto na estação ecológica, considerando que o local tem áreas de difícil acesso e pontos de pesquisas distantes uns dos outros. Tendo em vista as demandas futuras e considerando o número de técnicos e docentes envolvidos no projeto que foi aprovado para a estação ecológica, o curso vê a necessidade de um veículo próprio e abre a possibilidade de utilização por outros docentes em momentos em que não houver demandas próprias. 2. Expediente: Aprovação de Ata: O Coordenador informou que equivocadamente as atas encaminhadas não seria a correta para a aprovação e que a ata nove referente a última reunião de dois mil e vinte e um será encaminhada para aprovação na próxima reunião. 3. Ordem do dia: 3.1 Distribuição de CCRs e Carga horária docente: O Coordenador apresentou a proposta de oferta de turmas para apreciação do Colegiado. Após deliberação e ajuste de créditos, a oferta de turmas para o primeiro semestre de dois mil e vinte e dois, será: 3.1.1 Componentes da primeira fase: GCB338 Biologia celular, docente responsável Ricardo Key Yamazaki, divisão de turma A e B; GCB337 Invertebrados I, docente responsável Alexandre Monkolski, divisão de turma A e B; GEX212 Matemática B, docente responsável Ronaldo Rodrigues de Menezes; GCB339 Morfologia vegetal, docente responsável Roberson Dibax, divisão de turma A e B; GEX600 Química experimental, docente responsável Gisele Louro Peres; GEX204 Química geral, docente responsável Gisele Louro Peres, divisão de turma A e B. 3.1.2 Componente da segunda fase: GCB232 Bioquímica, docente responsável Luisa Helena Casaroli, fusão com Engenharia de Alimentos. 3.1.3 Componentes da terceira fase: CB421 Algas e fungos, docente responsável Josimeire Aparecida Leadrini, divisão de turma A e B; GEX805 Física I, docente responsável Gian Machado Castro, fusão com IEDOC: Ciências da Natureza; GCH290 Iniciação à prática científica, docente responsável Gilmar Franzner; GCB448 Microbiologia básica, docente responsável Carlos José Raupp Ramos, fusão com Agronomia e Engenharia de Alimentos; GCH1268 Práticas como componente curricular I, docente responsável Vivian Machado de Menezes e Yasmine Micheletto; GCH1010 Seminário: direitos humanos, docente responsável Nádia Teresinha da Mota Franco; GCB422 Vertebrados, docente responsável Alexandre Monkolski. 3.1.4 Componentes da quarta fase: GEX944 Biofísica, docente responsável Luisa Helena Casaroli; GEX210 Estatística básica, docente responsável Alexandre Manoel dos Santos, fusão com Engenharia de Alimentos. 3.1.5 Componentes da quinta fase: GCB426 Anatomia e fisiologia humana, docente responsável Ricardo Key Yamazaki, divisão de turma A e B; GCH794 Didática geral, docente responsável Ana Hammel, fusão com IEDOC: Ciências da Natureza; GCB425 Ecologia de populações, docente responsável Cláudia Giongo; GCB427 Genética geral, docente responsável Silvia Romão, divisão de turma A e B; GCH1211 Política educacional e legislação do ensino no Brasil, docente responsável Joaquim Gonçalves da Costa, fusão com IEDOC: Ciências da Natureza; GCH1270 Práticas como componente curricular III, docente responsável Ricardo Key Yamazaki. 3.1.6 Componente da sexta fase: GCB432 Parasitologia, docente responsável Carlos José Raupp Ramos, divisão de turma A e B. 3.1.7 Componentes da sétima fase: GCB450 Ecologia de comunidades e ecossistemas, docente responsável Cláudia Giongo; GCH1273 Estágio curricular II, docente responsável Alexandre Monkolski, Aline Pomari Fernandes e Cláudia Giongo;  GCB433 Evolução, docente responsável Aline Pomari Fernandes; GCH291 Introdução ao pensamento social, docente responsável  Siomara Aparecida Marques, fusão com IEDOC: Ciências da Natureza; GCS238 Meio ambiente, economia e sociedade, docente responsável Alexandre Manoel do Santos; GCH1274 Práticas como componente curricular V, docente responsável Alexandre Monkolski, Aline Pomari Fernandes e Cláudia Giongo; GCH1272 Trabalho de conclusão de curso I, docente responsável Aline Pomari Fernandes. 3.2 Indicação de membro Comissão pró-Haiti (atribuições): 3.3 Indicação de comissão aferição de renda: 3.4 Possibilidade de participação de professores para auxiliar na tarefa de matrículas: O Coordenador solicitou aos participantes a possibilidade de voluntariado para fazerem parte das comissões, bem como auxiliar no processo de matrículas, sendo que a manifestação favorável poderá ser encaminhada por e-mail em momento posterior, e a coordenação do curso levará estes nomes para a Coordenação Acadêmica proceder com a inclusão nas comissões. O Coordenador informou que se prontifica a atuar nas comissões, tendo em vista já estar escalado acompanhado do professor Roberson Dibax para as tarefas do processo de matrículas, ambos na condição de coordenação de curso. 3.5 Resumo do processo de construção da autoavaliação do curso (proposta de uso de questionários semiestruturado, variáveis, dimensões e indicadores): O Coordenador informou que foi o responsável por desenvolver a metodologia da avaliação do curso, processo este que ficou interrompido por conta da pandemia, não sendo aplicado os questionários da avaliação. Compartilhou a apresentação da organização da avaliação e a metodologia utilizada, visando contribuições dos participantes. O Colegiado aprovou a proposta apresentada para a avaliação do curso, que será aplicada para a sétima fase, tendo em vista que os alunos desta fase, são os únicos que já tiveram contato com a estrutura da UFFS, sendo a avaliação da infla estrutura parte integrante do questionário de avaliação. Não havendo mais nada a tratar, às dezessete horas e quarenta minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Marcia Regina Maximowski, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pelo Coordenador de Curso, Alexandre Monkolski, na condição de presidente.

Marcia Regina Maximowski

Alexandre Monkolski

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 18 de fevereiro de 2022.
Data de publicação: 23 de dezembro de 2022.

Alexandre Monkolski
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 1/CCCBLS/UFFS/2022