ATA Nº 5/CCCBLS/UFFS/2022

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos sete dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e dois, às nove horas, foi realizada, via Cisco Webex Meetings, a quarta reunião ordinária do Colegiado do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador do curso, professor Alexandre Monkolski. Participaram da reunião os docentes Aline Pomari Fernandes, Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes, Luiz Carlos de Freitas, Claudia Giongo e Nadia Terezinha da Mota Franco. Também participaram o técnico-administrativo Diogo José Martins e a discente Tainara da Silva Costa. Iniciada a reunião, o presidente passou, de imediato, ao expediente. 1. Informes: 1.1 Justificativas de ausências: justificaram ausência os docentes Roberson Dibax, Gian Machado de Castro, Alexandre Manoel dos Santos e Carlos Jose Raupp Ramos. 1.2 Inclusão de informes: não houve inclusão de informes. 1.3 Substituição da Coordenação do Curso: o coordenador informou que se candidatou ao afastamento para capacitação docente para doutorado, o qual foi aprovado para março de 2023. Também, informou que gostaria de continuar na coordenação do curso até novembro e depois passar a função para outro professor, pois no período de janeiro participará do processo seletivo e, por conta disso, precisará de tempo para sua preparação. Alexandre frisou que o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso devem estar informados sobre este afastamento, pois será necessário realizar processo seletivo para contratação de professor substituto. Ainda, frisou que o colegiado e o NDE precisarão definir os parâmetros e trabalhar o perfil do professor que atenda todas as áreas em que ele trabalha. O coordenador comentou que provavelmente o professor Ricardo assumirá a coordenação do curso, porém ainda há necessidade dessa definição. 1.4 Andamento do PIBID e PRP: o coordenador informou que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) foram aprovados para o curso de Ciências Biológicas, que possui um subprojeto multidisciplinar que envolve a Biologia, a Física e a Química dos campus Laranjeiras do Sul, Realeza e Cerro Largo. A primeira etapa, de seleção de bolsistas, já foi cumprida. Provavelmente serão 15 (quinze) cotas para PRP, com 3 (três) grupos de trabalho e 16 (dezesseis) cotas para o PIBID, com 2 (dois) grupos de trabalho. Alexandre relatou que foi conseguido concluir a seleção e, até o momento, vai ser possível executar os dois programas. A próxima etapa a ser realizada consiste na seleção de supervisores, sendo necessário 2 (dois) para o PIBID e 3 (três) para o PRP. Por fim, o coordenador destacou que os dois programas vêm para acrescentar e agregar valor ao curso, que está em processo de reconhecimento. 1.5 Etapa do Ato Saneador: o coordenador lembrou que o curso está passando pelo reconhecimento. A primeira etapa teve início após o contato da Procuradoria da UFFS, que solicitou o preenchimento de planilhas, com os tópicos relativos às informações do curso, realizado pela coordenação, com auxílio da SEGEC. Depois, as informações foram repassadas à procuradoria, que submeteu o processo ao Ministério da Educação (MEC). Agora, o processo está com analista do MEC, que vai definir a segunda etapa do Ato Saneador. Alexandre ressaltou que não se sabe quando será a segunda etapa, porém quando ela for solicitada, o prazo para encaminhamento das informações necessárias será de apenas 15 (quinze) dias. Encerrado o expediente, passou-se à Ordem do Dia. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação da ATA Nº 4 CCCBL-LS/UFFS/2022 e ANEXO DA ATA Nº 4 (Questionário Domínio Comum discutido na última reunião)-em anexo: a ata e seu anexo foram encaminhados com a convocação da reunião. Em apreciação, o colegiado aprovou, sem alterações, a Ata da 3ª Reunião Ordinária de 2022 (ATA Nº 4 CCCBL-LS/UFFS/2022) e seu anexo. 2.2 Aprovação dos Planos de Ensino: o presidente apontou que ficou definido que a incumbência de análise e aprovação dos planos de ensino ficaria para um professor ou comissão, que não foi formada. Por isso, ele assumiu a função de avaliar os planos. Alexandre enfatizou que são observados, no momento da análise dos planos, se o professor colocou horário de atendimento aos alunos, se estão incluídos os eventos previstos para o semestre, sendo eles Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (JUFFS), dentre outras questões como o sistema de avaliação e procedimentos de recuperação. O coordenador informou que a maioria dos planos já contempla as informações que estão previstas nos regulamentos da graduação e do curso e destacou que foram identificados problemas bem pontuais, como esquecimento de informar o local de atendimento do estudante, para os quais ele relatou aos professores. No geral, o coordenador destacou que os planos estão de acordo. Na sequência, ele relatou que quanto ao JUFFS, inicialmente foi orientado que as datas do evento deveriam ficar sem aulas, depois foi repassado que poderia ter aulas, pois o número de alunos a participar do evento será de apenas 10% (dez por cento). Dessa forma, Alexandre complementou que tomou como procedimento na análise não solicitar correção e deixar os planos conforme o professor do componente havia preenchido em relação ao JUFFS, respeitando a autonomia do docente, considerando que as informações repassadas foram contraditórias. Em seguida, o coordenador listou os componentes em que os planos de ensino foram reabertos para reajuste, sendo eles: CCR Bioquímica (inserir local de atendimento), CCR Fundamentos de educação (inserir a data do SEPE), CCR Estatística básica (inserir local de atendimento), CCR Imunologia (inserir local de atendimento), CCR Educação ambiental (inserir local de atendimento e data da avaliação substitutiva), CCR Geologia (inserir local de atendimento e data da avaliação substitutiva) e CCR Estatística experimental (inserir local de atendimento). Depois, listou os componentes cujos planos de ensino já foram considerados adequados pela Coordenação: CCR Direitos e cidadania, CCR Invertebrados II, CCR Produção textual acadêmica, CCR Didática geral, CCR Psicologia da educação e teorias da aprendizagem, CCR Política educacional e legislação do ensino no Brasil, CCR História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola, CCR Histologia e embriologia, CCR Práticas como componente curricular II, CCR Sistemática vegetal, CCR Estágio curricular I, CCR Fisiologia animal comparada, CCR Fisiologia vegetal, CCR Genética de populações, CCR Paleontologia, CCR Práticas como componente curricular VI, CCR Trabalho de conclusão de curso II e CCR Tópicos especiais V. Por último, listou os componentes em que os planos de ensino ainda não foram enviados: CCR Biologia molecular (inserir da data do SEPE), CCR Epidemiologia (inserir da data do SEPE), CCR Estágio curricular III (está de acordo, mas ainda não foi enviado), CCR Tópicos II (inserir o local de atendimento), CCR Práticas como componente curricular IV (inserir o local de atendimento). Por fim, mediante as informações e variáveis apresentadas pela coordenação do curso, o colegiado aprovou, sem objeções, os Planos de Ensino do semestre 2022.2. 2.3 Aprovação de situação incompleta (Ad Referendum): a) a discente Vanessa Sgarbi requereu Situação Incompleta (INC) para todos os componentes cursados no semestre 2022.1, com justificativa. A coordenação do curso aprovou ad referendum a situação incompleta da aluna para os CCRs Didática geral e Algas e fungos. Os demais componentes não foram aprovados, pois a aluna concluiu as disciplinas no prazo do semestre. Em apreciação, os membros do colegiado aprovaram a situação incompleta da discente para os CCRs Didática geral e Algas e fungos. b) A discente Michele Emanoela Sousa Albanez requereu Situação Incompleta (INC) para os CCRs Química geral e Química experimental, com justificativa. A coordenação do curso aprovou ad referendum a situação incompleta da aluna para os componentes e o colegiado, em apreciação, também aprovou. 2.4 Quebras de Pré-requisitos e Matrículas com extrapolação da carga horária máxima (Ad Referendum): a) o coordenador relatou que alguns alunos solicitaram a extrapolação da carga horária para cursar mais do que os 40 créditos permitidos, utilizando como justificativa os prejuízos da pandemia e a previsão de formatura nos semestres 2022.2 e 2023.1. Dessa forma, a coordenação fez a análise considerando principalmente a perspectiva de formatura, visto que sem o aumento do limite de créditos, os alunos teriam que ficar um semestre a mais na universidade. Alexandre apontou que, entendendo que isso seria prejudicial ao curso, a coordenação aprovou ad referendum a extrapolação da carga horária máxima a cursar para os seguintes discentes: Charles Henrique dos Santos (45 créditos em curso), Luiz Eduardo Benvenutti Babaresco (47 créditos em curso), Maycon Rodrigo Petrechen (41 créditos em curso), Suelen Regina Cristofel (40 créditos em curso), Elaine Cristina Savoldi (43 créditos em curso), Josiane Viana Josefe (43 créditos em curso), Biani Fátima Mulinetti (43 créditos em curso) e Tainara da Silva Costa (43 créditos em curso). Na sequência, o colegiado aprovou a decisão ad referendum e a extrapolação dos créditos dos discentes. b) O discente Evency Richard solicitou a quebra de pré-requisitos para os CCRs Genética de populações, sendo indeferido porque o pedido foi equivocado e CCR Evolução, para o qual foram feitas consultas as professoras Silvia e Aline e, por fim, concluiu--se por indeferir. c) Foram recebidos requerimentos de quebra de pré-requisitos para cursar o CCR Prática como componente curricular IV dos discentes Alcione Cordeiro de Andrade, Neri Bittencourt Junior, Elen Cristiane Josefi Kovalski e Letícia Maria Polli Kades. Avaliadas as justificativas e em consulta ao professor Ricardo, a coordenação aprovou ad referendum as solicitações. Aberto para debates, a professora Aline destacou que é preciso ter cuidado com as justificativas de quebra, que são cada vez mais frequentes. Também, apontou que foram cautelosos para reduzir ao mínimo o número de pré-requisitos e que é necessário avaliar o todo. Ainda, sugeriu que o NDE faça ato deliberativo que auxilie o coordenador nas decisões ad referendum sobre o tema. A professora Claudia concordou com a professora Aline, porém destacou que as turmas enfrentaram dificuldades em função da pandemia, e que a quebra seria por conta de um momento especial. O coordenador destacou que o curso está enfrentando uma fase com resíduos da pandemia, que foi um dos motivadores da decisão, pois alguns componentes não foram ofertados no período. Por fim, após ampla discussão sobre os requerimentos, os membros do colegiado definiram pelo seguinte encaminhamento: aprovar a decisão ad referendum e as quebras de pré-requisito, ressaltando que tais quebras foram possíveis neste momento por conta do atraso de oferta de componentes curriculares, em função da pandemia Covid-19. 2.5 Horas de Pesquisa para acadêmicos (sugestão Prof. Aline Pomari Fernandes): o presidente informou que o ponto foi colocado por equívoco na pauta, pois o tema já foi discutido na 3ª Reunião Ordinária de 2022 (ATA Nº 4 CCCBL-LS/UFFS/2022). 2.6 Avaliação dos Formulários de Avaliação de TCC (pedido Prof. Aline Pomari Fernandes): o coordenador relatou que foram encaminhados por e-mail, junto com a pauta da reunião, dois modelos de Formulário de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo um deles o que é utilizado pelo curso de Agronomia, como sugestão da professora Aline, e outro utilizado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo, sugerido por ele, com intuito de comparação e formulação de modelo para o curso. Alexandre salientou que o colegiado deve definir os critérios de avaliação do TCC. Aberto para discussão, a professora Aline destacou que fica a cargo do colegiado aceitar uma das propostas ou modificar. O coordenador frisou que o ponto principal é a padronização, que cria diretrizes de avaliação e facilita o processo e sugeriu aprovar o modelo utilizado pelo curso de Agronomia, que parece mais completo. O técnico Diogo apontou que comparando os dois modelos, o utilizado na Agronomia parece melhor. A professora Aline concordou, enfatizando que podem ser realizados vários tipos de trabalho de TCC, sendo que o modelo de avaliação sugerido é mais abrangente. Na sequência, com base na comparação com o outro modelo enviado, os participantes discutiram e fizeram sugestões de alterações no modelo sugerido. Após as alterações, os membros do colegiado aprovaram o modelo de Formulário de Avaliação de TCC para o curso. O modelo aprovado está anexo a esta Ata. Os membros do colegiado também discutiram sobre o plágio em trabalhos acadêmicos e os problemas que já tiveram com essa questão, destacando a necessidade de trabalhar para que o plágio não aconteça. 2.7 Possibilidade de composição de grupo de rede social de mensagens para o curso para melhor fluxo de comunicação na Biologia: o coordenador informou que está planejando criar um grupo da Coordenação do Curso para colocar os membros do Colegiado e do NDE, com intuito de facilitar o fluxo de informações. O professor Ricardo sugeriu incluir no grupo todos os professores que dão aulas no curso. Os membros do colegiado aprovaram a proposição. 2.8 Cancelamento de CCR Michel: o coordenador informou que o discente Michel Pegoraro Simão solicitou o cancelamento da matrícula no CCR Política Educacional e legislação do ensino no Brasil. Em apreciação, o cancelamento foi aprovado pelos membros do colegiado. 2.9 Assuntos gerais: a professora Claudia aproveitou o momento para convidar os que trabalham e os que têm interesse em trabalhar na Estação Ecológica para reunião e discussão sobre a situação de trabalho no local. Ela informou que vem conversando com várias pessoas e os que desenvolvem projetos na estação não estão satisfeitos com as condições de trabalho, principalmente relacionadas às questões de transporte e segurança. Por isso, ela considera importante que sejam estudados os documentos firmados no convênio com a Prefeitura do Município de Porto Barreiro para entender a situação e avaliar se foram colocadas no papel quais as contrapartidas da prefeitura para que a universidade execute projetos no ambiente. Claudia sugeriu que a partir da avaliação seja construído documento para encaminhar a prefeitura, pois nas condições atuais não se sentem a vontade de levar os alunos para a estação e, ao que parece, não há documento que garanta a segurança mínima de trabalho no local. O professor Alexandre relatou que o transporte a prefeitura está disponibilizando, mas o problema está na falta de equipamentos de segurança. Ainda, ressaltou que no momento da formulação do convênio, a prefeitura se disponibilizou com contribuições, porém em documento há apenas o convênio e projeto. Também relatou que além da prefeitura, a estação conta com o envolvimento do Instituto Água e terra (IAT). Claudia frisou a importância de reunião para estudar esses documentos e para viabilizar que os próximos projetos tenham condições melhores. Alexandre apontou que a prefeitura tem muito interesse no trabalho e precisam resolver os problemas da melhor forma possível, pois é uma oportunidade boa tanto para a prefeitura quanto para a universidade. Claudia concordou, mas ressaltou que é necessário alinhar o discurso e que a universidade não pode só fornecer dados, mas precisa de contrapartida, pois possui responsabilidade com os alunos e se as pessoas não quiserem trabalhar mais no local, todos irão perder de qualquer forma. Por último, o coordenador concordou que precisa ser realizada reunião específica com os interessados e formular documento baseado nas discussões que sairão desse encontro. Não havendo mais nada a tratar, às onze horas e quarenta e dois minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Diana Baldin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pelo Coordenador de Curso, Alexandre Monkolski, na condição de presidente.

Diana Baldin

Alexandre Monkolski

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 07 de outubro de 2022.
Data de publicação: 01 de março de 2023.

Ricardo Key Yamazaki
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 5/CCCBLS/UFFS/2022