ATA Nº 4/CCCBLS/UFFS/2023

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Aos vinte e oito dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e três, às oito horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco Docente, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, reuniram-se para a quarta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, presidida pelo Coordenador do curso, Ricardo Key Yamazaki. Fizeram-se presentes: Aline Pomari Fernandes, André Martins, Carlos José Raupp Ramos, Claudia Giongo (participou por videoconferência), Diogo José Siqueira (saiu às 10h02), Gian Machado de Castro e Silvia Romão. Justificou a ausência o docente Roberson Dibax. Iniciada a reunião, passou-se, de imediato, aos informes. 1 Informes 1.1 Avaliação pelo MEC: o coordenador comentou que o curso de Ciências Biológicas recebeu nota 5, que é a nota máxima, na avaliação de Reconhecimento realizada pelo MEC. Informou que irá compartilhar o relatório da avaliação, que contém as justificativas para a nota recebida. O documento poderá ser analisado pelo NDE. Ricardo comentou que considera importante utilizar o documento para pensar no planejamento do curso. 1.2 Reformulação do PPC: o coordenador comentou que o prazo para envio da reformulação do PPC era 19 de julho, contudo, o prazo foi postergado. Ele informou que o documento final está entre 85% e 90% finalizado. O GT terá reunião amanhã (29 de setembro) para trabalhar no documento. Consideram que dentro de um mês será finalizada a construção do novo PPC. Depois, farão os encaminhamentos para NDE e Colegiado aprovarem a proposta. Antes das reuniões, o documento será compartilhado aos membros para verificação. O coordenador informou que o documento está em processo de revisão e solicitou que os membros do GT leiam o texto para verificar erros. A professora Claudia aproveitou para justificar sua ausência na reunião do GT. Também informou que ainda não finalizou a atualização da análise de optativas, pois está aguardando o arquivo do curso de Agronomia, bem como as ementas dos componentes curriculares desse e outros cursos. O coordenador sugeriu que seja feita verificação depois que todos os cursos compartilharem suas propostas de reformulação para que fique em consonância, principalmente das disciplinas do domínio conexo. Comentou que talvez seja atribuição da Coordenação Acadêmica fazer essa análise. Encerrados os informes, o coordenador compartilhou a pauta da reunião. A professora Aline sugeriu juntar os pontos 2.4 Homologação o resultado das eleições e 2.7 Atualização dos representantes discentes no colegiado, assim como acrescentar a indicação da Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura e Coordenação de Estágio. As sugestões foram aprovadas pelo colegiado. Na sequência, passou-se à Ordem do Dia. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação da Ata 03/2023: em apreciação, a Ata nº 03/CCCBL-LS/UFFS/2023, da 3ª Reunião Ordinária de 2023 foi aprovada pelos membros do colegiado. 2.2 Orçamento do Curso: o coordenador compartilhou as planilhas com os valores para auxílio financeiro para estudantes em viagens de estudo e com orçamento específico disponibilizado ao curso e relatou que existem duas questões a serem tratadas a respeito do ponto. a) a primeira refere-se ao orçamento para Auxílio Financeiro aos estudantes para participação em viagens de estudo, conforme Edital nº 10/PROGRAD/UFFS/2023. O curso tem disponível o valor de R$ 2.166,67 para esse auxílio. Tal recurso é separado do orçamento específico, mas destina-se a despesas com diárias e alimentação para alunos em viagens de estudo. Para utilizar esse recurso, é necessário que os docentes organizem viagem e encaminhem solicitação. Se o curso verificar que o recurso não será gasto, é preciso comunicar a Assessoria de Planejamento. O coordenador comentou que os docentes Rubens, Karine e Ceyça manifestaram, anteriormente, interesse em realizar viagens de estudo para alunos do curso. Assim, será necessário verificar se serão realizadas essas atividades e se tal recurso será utilizado; b) a segunda questão refere-se ao orçamento específico do curso. O coordenador explicou que o orçamento é dividido entre CLS 01 - Viagens de Estudo, CLS 02 - Eventos Acadêmicos, CLS 07 - Apoio aos Docentes para Participação em Eventos Científicos e CLS 08 - Apoio aos Discentes para participação em eventos científicos. O valor total do orçamento para 2023 é de R$ 8.936,01, sendo que R$ 2.352,72 já foi executado, sobrando saldo total disponível de R$ 6.583,29. Ricardo comentou que a Semana Acadêmica já aconteceu e não teve despesas, portanto sugeriu que o valor de R$1.982,17 da ação CLS 02 - Eventos Acadêmicos seja realocado para as categorias CLS 01 - Viagens de Estudo, CLS 07 - Apoio aos Docentes para Participação em Eventos Científicos e/ou CLS 08 - Apoio aos Discentes para participação em eventos científicos. O colegiado concordou com a sugestão de realocar o valor de Eventos Acadêmicos para outras ações. O coordenador comentou que a professora Ceyça colocou a possibilidade de levar os estudantes para visitar a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR. Para realizar uma viagem como essa é necessário transporte terceirizado, que utilizaria os recursos destinados a Viagens de Estudo. Ainda, comentou que as docentes Aline, Claudia e Leidiani apresentarão trabalhos em eventos e, com isso, solicitaram à coordenação a possibilidade de receberem ajuda de custo, principalmente para diárias. O coordenador comentou que o valor da diária é cerca de R$300,00 a R$350,00. Considerando as possibilidades expostas, o coordenador solicitou que o colegiado defina os valores a serem realocados e as categorias a serem contempladas. A professora Aline sugeriu que não sejam alocados valores para a ação CLS 08 - Apoio aos Discentes para participação em eventos científicos, uma vez que os estudantes têm subsídio pelo outro orçamento. O coordenador sugeriu destinar um valor de diária aproximada para cada docente por uma quantidade de dias, e o restante alocar para viagens de estudo. A docente Aline comentou que poderia ser verificado o valor do transporte para viagens e o que sobra destinar para Apoio aos Docentes. O coordenador comentou que os estudantes questionaram a possibilidade de realizar viagem para Bombinhas-SC, como os alunos de Engenharia de Aquicultura realizaram no ano passado com o professor Alexandre. O técnico Diogo, que participou da viagem, comentou que para esse ano não é mais possível agendar para o roteiro que foi realizado. Então, o coordenador sugeriu aproveitar a viagem para Foz do Iguaçu, indicação da professora Ceyça, para visitar outros locais, levando todos os alunos do curso, não somente os da turma da docente. Os membros comentaram sobre a possibilidade e sugeriram locais interessantes para os estudantes visitarem na cidade. A professora Aline contatou Ceyça sobre a viagem. A docente respondeu que não seria possível visitar a Itaipu por conta do agendamento, mas poderiam visitar o Parque das Aves. Após discussões, o colegiado sugeriu que seja tentado organizar viagem para Foz do Iguaçu, para todos os alunos do curso, mesmo que não seja possível visitar a Itaipu, pois existem vários locais interessantes para os estudantes visitarem. Após discussões, o colegiado determinou que seja ajustado o valor de duas e/ou três diárias, para cada uma das docentes que manifestou que irá solicitar apoio para participação de eventos. Foi definido que os valores de R$1331,53 de diárias para Eventos Científicos e R$739,91 de diárias de Viagens de Estudo passará para diárias de Apoio aos Docentes para Participação em Eventos Científicos, assim como o valor de R$650,94 de passagens de Eventos Científicos passará para Transporte de Viagens de Estudo. A professora Silvia comentou que se posteriormente precisar, poderão alocar os valores novamente. Diogo sugeriu deixar esses valores pré-aprovados e, se necessário, a coordenação realoca e aprova ad referendum. A planilha com a previsão atualizada do orçamento do curso está anexa a esta Ata. O Coordenador comentou que a Assessoria de Planejamento solicitou a distribuição de valores do orçamento do curso para o próximo ano. Foi informado que a distribuição poderá manter-se como a deste ano, os valores poderão ser realocados conforme as necessidades que surgirem. 2.3 Alteração do Regimento do Colegiado: Composição: o coordenador comentou sobre a possibilidade de realizar a alteração do Regimento do Colegiado, em relação a composição dos membros, considerando a Resolução nº 40/CONSUNI-CGAE/UFFS/2022, que trata no novo Regulamento da Graduação da UFFS. O Art. 6º, inciso VII, da resolução diz: ?é facultada a inclusão de um representante docente e respectivo suplente, do Domínio Comum e/ou do Domínio Conexo?. Ainda, o Art 6º, inciso IV acrescenta como membro o Coordenador Adjunto de Extensão e Cultura do Curso. Considerando isso, a professora Aline sugeriu retirar da composição do Colegiado os representantes do domínio comum e conexo, e adicionar o Coordenador de Extensão e Cultura. Em análise, o colegiado aprovou a proposição. Dessa forma, foi retirado do Art 3º do Regimento do Colegiado o texto constante nos incisos ?V. 1 (um) representante docente e respectivo suplente, indicados pelo Fórum do Domínio Comum do Campus.? e ?VI 1 (um) representante docente e respectivo suplente, indicados pelo Fórum do Domínio Conexo do Campus?, bem como alterados os demais incisos do Art. 3º que retomam o texto retirado. Também, foi acrescentado na composição do Colegiado o(a) Coordenador(a) de Extensão e Cultura. Ainda, o Art. 6º, § 1º, da resolução fala: ?O mandato dos representantes docentes eleitos, dos TAE e discentes será de 2 (dois) anos?. Assim, também foi alterado o § 4º, o Art. 3º do documento. O Regimento do Colegiado do Curso de Graduação Ciências Biológicas - Licenciatura alterado está anexo a esta Ata. 2.4 Homologação do resultado das eleições, atualização dos representantes discentes no colegiado e indicação da Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura e Coordenação de Estágios: a) Homologação do resultado das eleições: o coordenador comentou que no dia 25 de setembro ocorreu a eleição dos representantes do colegiado, referente ao Edital nº 42/ACAD-LS/UFFS/2023. A eleição ocorreu por aclamação, para escolha dos representantes docentes, técnicos administrativos e coordenação de curso. O coordenador apresentou as chapas eleitas: Coordenação do Curso: Coordenadora: Aline Pomari Fernandes; Coordenadora Adjunta: Silvia Romão; Representantes Docentes: Carlos José Raupp Ramos como titular e Ceyça Lia Palerosi Borges como suplente; Yasmine Miguel Serafini Micheletto como titular e Claudia Giongo como suplente; Gian Machado de Castro como titular e Roberson Dibax como suplente; Representantes Técnicos Administrativos: André Martins como titular e Daniele Guerra da Silva como suplente. Não houve recurso contra os resultados. Na sequência, o colegiado homologou, sem objeções e por unanimidade, o resultado final das eleições do colegiado do curso. b) Atualização dos representantes discentes: foram indicados, pelos alunos do curso, como representantes discentes no colegiado as acadêmicas Isabelle Pilar Turco como titular e Vanessa Sgarbi como suplente, bem como Alcione Cordeiro de Andrade como titular e Emilly Trento como suplente. Os membros do colegiado aprovaram as indicações. c) Indicação da Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura e Coordenação de Estágios: a professora Vivian Machado de Menezes foi indicada como Coordenadora Adjunta de Extensão e Cultura. O colegiado aprovou a indicação. Foi definido que o professor Ricardo Key Yamazaki permanecerá como Coordenador de Estágios, sem adjunto. 2.5 Aprovações ad referendum: a) Quebras de pré-requisito: o coordenador do curso informou as solicitações de quebra de pré-requisitos, conforme segue: Emilly Trento e Maiara Kruger para o CCR Prática como componente curricular IV, Luter dos Santos Reinehr para o CCR Epidemiologia e Stefany Gomes da Silva para os CCRs Bioquímica e Química orgânica. A Coordenação do Curso deferiu ad referendum as solicitações, após análise das justificativas e consulta aos docentes responsáveis pelos componentes curriculares. Ricardo comentou as justificativas para as aprovações e, na sequência, o ponto de pauta foi aberto para discussões. Foi comentado sobre as regras do Regulamento da Graduação a respeito das quebras de pré-requisitos. O professor Gian comentou que se preocupa com a jurisprudência que as quebras podem gerar e relatou que considera importante sempre consultar os docentes. O professor Carlos sugeriu que sejam seguidas as regras do regulamento. A professora Silvia comentou que se as regras do regulamento são atendidas, o aluno consegue matrícula via sistema. Porém existe a outra possibilidade que é de discutir caso a caso em colegiado. Ela afirmou ser importante essa discussão, pois existem questões específicas dos alunos, principalmente quando se trata de prováveis formandos. Silvia sugeriu discutir o ponto, em outro momento, com mais detalhes para definir como o colegiado vai agir nas situações de quebra. Gian comentou que acha importante criar regras para orientar o colegiado. Ricardo comentou que acredita que muitas solicitações ainda são reflexo da pandemia. Aline propôs discutir na próxima reunião uma padronização para orientar a coordenação, uma vez que as solicitações chegam em momento que nem sempre é possível realizar reunião para discutir. Encaminhamento: a decisão ad referendum foi aceita pelos membros do colegiado, que não consideram a decisão jurisprudência e, além disso, consideram que ainda existem reflexos da pandemia no curso, porém entendem que o teto desses reflexos finaliza esse ano, em que a universidade, dentre outros fatores, ajustou seu calendário acadêmico. Ademais, os docentes foram consultados e concordaram com as quebras. Depois, a professora Claudia sugeriu que seja criado documento para guiar o coordenador nessas decisões. A professora Aline comentou que pode ser criada Resolução, mas deve ser discutida em NDE e depois aprovada em Colegiado. Claudia sugeriu que sejam compiladas as informações sobre as discussões do tema, para depois formular uma resolução que embase as decisões da coordenação. Silvia comentou que se for em forma de Resolução será algo publicado, então os alunos terão acesso quanto às orientações que o curso seguirá no momento de analisar os requerimentos. Por fim, o coordenador enfatizou que tem duas tarefas para encaminhar ao NDE: criar resolução sobre as quebras de pré-requisitos, assim como elaborar documento relacionado às orientações dos estágios e Residência Pedagógica, conforme discutido em reunião anterior. b) Cancelamento de CCRs (Trancamento de Matrícula em CCR): a acadêmica Emilly Trento solicitou trancamento de matrícula no CCR Fisiologia animal comparada. Em análise da justificativa, a Coordenação do Curso deferiu ad referendum a solicitação. O colegiado aprovou a decisão da coordenação. 2.6 Aprovação dos Plano de Ensino Ad referendum: o coordenador comentou que foi solicitado que os docentes encaminhassem ao e-mail da coordenação os Planos de Curso dos componentes ofertados no semestre 2023.2. Praticamente todos os professores já enviaram e a Coordenação realizou a análise dos documentos. Os membros do colegiado comentaram sobre os planos de curso e, também, discutiram sobre as funcionalidades do Sistema SIGAA, principalmente considerando que os planos, mesmo que aprovados, podem ser alterados pelos docentes. O coordenador comentou sobre as análises realizadas em relação aos arquivos recebidos. Ele enfatizou que a maioria dos planos está preenchido corretamente. Entretanto, alguns estão sem inserir o conteúdo. O colegiado orientou que a coordenação solicite a correção de tais planos, para que os docentes adicionem a descrição dos conteúdos das aulas. Após, o coordenador comentou sobre as avaliações. Ricardo relatou que cada docente colocou da forma que entendeu, pois não há mais padronização, porém o conteúdo precisa estar no plano. O colegiado discutiu sobre as avaliações, os Planos de Ensino e os Diários de Classe, considerando que no sistema antigo eram duas coisas separadas. Porém agora existe apenas o Plano de Curso, ou seja, as informações de Plano de ensino e diário estão no mesmo documento, que será alterado no decorrer do semestre. Também foi discutido sobre a forma de aprovação dos planos, uma vez que, mesmo que sejam aprovados, o professor possui autonomia de alterar. Assim, foi ressaltada a importância da Coordenação do Curso arquivar os documentos recebidos no e-mail, que referem-se aos planos aprovados, para que no futuro, se necessário, o documento aprovado esteja disponível para consulta. O coordenador apresentou planilha com os planos aprovados pela Coordenação e os que necessitam correções ou envio. A professora Silvia frisou a importância da coordenação olhar detalhadamente os Planos de Curso, pois existem situações em que os docentes não cumprem o regimento e situações em que inserem aulas em dias não letivos, como o SEPE e o JUFFS. Assim, é necessário ter cuidado na análise e aprovação dos planos. O coordenador irá verificar com a Coordenação Acadêmica a definição dos eventos que não podem ter aula e confirmar que nos planos aprovados não constem essas datas como dias letivos. Caso não constem, serão retomados para alteração e aprovação. De todo modo, os Planos de Curso para os seguintes componentes foram aprovados: GCB232 Bioquímica, GCS239 Direitos e cidadania, GCH1210 Fundamentos da educação, GCB420 Invertebrados II, GLA104 Produção textual acadêmica, GEX047 Química orgânica I, GEX210 Estatística básica, GCB423 Histologia e embriologia, GCH1013 História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola, GLA210 Língua brasileira de sinais (Libras), GCH1269 Práticas como componente curricular II, GCB449 Sistemática vegetal, GCB424 Biologia molecular, GCH797 Educação inclusiva, GEX946 Estatística experimental, GCB431 Fisiologia animal comparada, GCB430 Fisiologia vegetal, GCB429 Genética de populações, GCB428 Imunologia, GCH1271 Práticas como componente curricular IV, GCH1278 Educação ambiental, GCB434 Epidemiologia, GCH1276 Estágio curricular III, GCB435 Paleontologia, GCH1277 Práticas como componente curricular VI, GCH1275 Trabalho de conclusão de curso II, GCA038 Entomologia agrícola, GCA568 Fundamentos de agroecologia, GCA134 Plantas medicinais, GCS085 Responsabilidade socioambiental, GCA635 Produção de mudas, GEN058 Recursos naturais e energias renováveis, GCA616 Propagação de Plantas, GCH794 Didática Geral, GEX204 Química Geral e GCH1211 Política educacional e legislação do ensino no Brasil. Os Planos dos seguintes componentes retornarão para inclusão do conteúdo: GCH1214 Estágio curricular I e GEX947 Geologia. Os seguintes componentes aguardam envio do Plano de Ensino: GCH290 Iniciação à prática científica e GCH1209 Psicologia da educação e teorias da aprendizagem. Tais planos, após serem recebidos, serão avaliados pela Coordenação do Curso e aprovados posteriormente. Assuntos gerais: a) Agendamento de reuniões: ficou definido que a nova coordenação fará a verificação do melhor dia para agendamento das próximas reuniões, considerando a alteração da composição do colegiado. Não havendo mais nada a tratar, às onze horas e dois minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Diana Baldin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pelo Coordenador de Curso, Ricardo Key Yamazaki, na condição de presidente.

Diana Baldin

Ricardo Key Yamazaki



Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 28 de setembro de 2023.
Data de publicação: 16 de janeiro de 2024.

Aline Pomari Fernandes
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul